Ernst Friedrich Schumacher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ernst Friedrich "Fritz" Schumacher, também conhecido pelas iniciais E. F. Schumacher (16 de agosto de 19114 de setembro de 1977), foi um influente pensador econômico, estatístico e economista no Reino Unido, servindo como conselheiro-chefe de economia ao National Coal Board britânico por duas décadas.[1]

É considerado um dos distributistas mais famosos da segunda metade do século XX[2].

Suas ideias tornaram-se populares em boa parte do mundo anglófono durante a década de 1970. Ele é mais conhecido por sua crítica às economias ocidentais e suas propostas de tecnologias adequadas e descentralizadas. De acordo com o suplemento literário do jornal The Times, seu livro Small Is Beautiful, de 1973, é um dos 100 livros mais influentes publicados desde a Segunda Guerra Mundial,[3] que, após a tradução para vários idiomas, tornou-o conhecido internacionalmente.

As teorias básicas de desenvolvimento de Schumacher ficaram conhecidas pelos termos "escala intermediária" e "tecnologia intermediária". Em 1977, publicou A Guide for the Perplexed, uma crítica ao cientificismo materialista e uma exploração da natureza e da organização do conhecimento. Junto com amigos de longa data e sócios como Mansur Hoda, Schumacher fundou o Intermediate Technology Development Group, agora conhecido como Practical Action, em 1966.

Referências

  1. Informação extraída da biografia do autor na orelha do livro Small Is Beautiful
  2. «Tres acres y una vaca» El distribuismo o la radical opción moral de la economía contemporánea, Sergio Fernández Riquelme, Veritas nº. 26, Valparaíso, mar. 2012, ISSN 0718-9273
  3. «The hundred most influential books since the war» (em inglês). The Times Literary Supplement. 6 de outubro de 1995. Consultado em 18 de maio de 2013.  Conteúdo pago. Originalmente publicado na pág. 6 da publicação.
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.