Erosão glacial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Geografia.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Este artigo está para revisão desde setembro de 2008.

Erosão glacial é a erosão causada pelo gelo.

A erosão ocorre quando os blocos de gelo ou as geleiras derretem a ponto de poderem deslizar na terra .O atrito causado entre a geleira e o solo forma um tipo de erosão que tem um formato em" V ", depois de um tempo pode, a erosão glacial que deu origem a um formato de um "V" pode virar um "U". As geleiras ou glaciares são grandes que se formam nas porções mais elevadas do relevo e descem lentamente em direção ao mar ou as áreas de gelo, quando ocorrem nas encostas das altas montanhas.

À medida que esses rios de gelo escorrem encostas abaixo, a pressão exercida por seu grande peso causa desgaste na rocha por onde passa, formando vales e fiordes.

Ocorre por conta da presença da neve e do gelo. A erosão glacial forma os famosos fiordes – vales em forma de “U” formados pela presença de antigas geleiras.  Nas áreas de acumulação formam-se as morainas, também chamadas morenas.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.