Escópelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Escópelos
GR Skopelos.PNG
Geografia física
País  Grécia
Localização Mar Egeu
Arquipélago Espórades
Ponto culminante Mt. Delphi, 681 m
Área 96  km²
Geografia humana
População 4960 (2011)
Densidade 51 hab./km²
Community of skopelos.JPG
Vista da cidade de Escópelos, a maior da ilha

Escópelos (em grego: Σκόπελος; transl.: Skopelos) é a maior ilha do arquipélago das Espórades, na Grécia. A sua cidade principal é Escópelos. Outros nomes desta ilha foram Pepareto ( Peparethos; Peparethus em latim) e Estáfilos (Staphylos).

Mitologia[editar | editar código-fonte]

Estáfilo era um general de Radamanto, e recebeu de Radamanto o comando a ilha de Pepareto.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Antigamente chamava-se Pepareto. Segundo Plínio, antes era designada Estáfilo, o nome de um rei mítico. Contava com três cidades, uma delas com o mesmo nome que a ilha, e sofreu um sismo em 426 a.C. Foi atacada por Alexandre de Feras. Em meados do século IV a.C. apoderou-se da ilha de Halonnesos e em represália foi devastada por Filipe II da Macedónia. Em 207 a.C., Filipe V da Macedónia guarneceu a cidade para a defender contra os romanos. Sete anos depois foi destruída para evitar a conquista por parte destes. Finalmente passou para mãos romanas (146 a.C.), bizantinas (330 d.C.), venezianas (1204) e otomanas (1538), até que em 1830 passou a fazer parte do novo estado grego. Entre 1941 e 1944 foi ocupada pelas potências do Eixo.

Mais recentemente ficou famosa por ser o local de filmagens do filme musical Mamma Mia!, baseado em canções do grupo sueco ABBA: no filme surge com o nome Kalokairi, literalmente ‘tempo precioso’.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Uma das curiosidades da ilha é a profusão de igrejas bizantinas e mosteiros (mais de 300) disseminados um pouco em todos os locais. Só a cidade de Escópelos conta com 123 destes espaços.

A ilha tem uma costa muito acidentada, e numerosas praias, muitas das quais de difícil acesso: Estáfilos, Velânio (praia de naturismo), Agnondas, Limnonari, Panormos, Adrines, Mília, Kastani, Elios, Hovolo, Armenopetra, Kalives, Glyfoneri, Glysteri, Perivoliou, Keramoto, Chondrogiorgos.

Além disso na ilha de skopelos foi um dos locais onde foi gravado o filme musical sucesso de bilheteria com musicas do grupo sueco ABBA, Mamma Mia!o filme

Fauna e flora[editar | editar código-fonte]

A ilha é conhecida como um santuário de fauna e flora mediterrânica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Imagem de satélite de Escópelos

Notas

  1. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro V, 79.2
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.