Escaravelho Dourado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escaravelho Dourado


O Escaravelho Dourado surgiu em março de 1977, na edição 41 da revista Powerman (Poderoso), que trazia as histórias do herói de aluguel Luke Cage. O personagem foi criado por Marv Wolfman e Lee Elias.

O vilão é um ladrão profissional que usa uma armadura tecnologicamente avançada para cometer seus crimes. Quando surgiu, o personagem, usando Jack Smith como identidade falsa, contratou Luke Cage (Que na época usava o codinome Poderoso) para impedir o roubo de um carregamento de ouro. A intenção do vilão era roubar o ouro e incriminar o herói, e isso até acontece, mas, posteriormente, Cage recupera o ouro e consegue limpar seu nome. Dourado, porém, consegue fugir.


Tempos depois, ele se aliou a outros vilões para tentar encontrar a cidade lendária de El Dourado, porém eles acabam enfrentando o Hulk, e ao fim da história o Golias Esmeralda e o vilão são teleportados para Nova York, onde o Escaravelho acabou preso por Luke Cage e Punho de Ferro.

Depois, o vilão tentou roubar o ouro que estava sendo utilizado em experimentos radioativos no laboratórios da Universidade Empire State e acabou sendo envenenado pela radiação. Nesta história, ele enfrentou o Homem-Aranha, e durante a batalha o vilão caiu em um rio e desapareceu. Ele só daria as caras novamente durante as Guerras Secretas II, quanto ele procurava no fundo do mar os restos de um prédio que havia sido transformado em ouro maciço por Beyonder, porém seus planos foram frustrado por Namor. Após a batalha, ele consegue escapar da prisão, e entra para o limbo dos quadrinhos por alguns anos.

Somente durante a Guerra Secreta organizada por Nick Fury contra a Lavtéria e os vilões de armaduras tecnológicas é que o Escaravelho Dourado reapareceu mais uma vez, onde ele enfrentou os heróis reunidos por Fury e acabou sendo preso juntamente com Von Bardos (Que fornecia a tecnologia necessária para as armaduras dos vilões).

Durante a Guerra Civil o Escaravelho Dourado tentava fugir do país com uma nova identidade falsa, mas teve seu caminho cruzado pelo Justiceiro e acabou sendo morto com um tiro.

O Escaravelho Dourado é um estrategista com grande intelecto usando uma armadura tecnológica que amplifica sua folha, além de poder disparar ouro em pó que endurece em contato com seus inimigos. Ele também lança um líquido capaz de dissolver metais, além de possuir jato de propulsão e armas dos mais diversos tipos.

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Power Man #41 (março de 1977)
Criado por Marv Wolfman e
Lee Elias
Características do personagem
Alter ego Matthew
Nome completo Matthew Gilden, nome falso "Jack Smith"
Espécie humano vilão
Terra natal estados unidos da america
Ocupação ladão
Inimigos o justiceiro
Codinomes conhecidos Jack Smith
Habilidades Empunha arma de ouro
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Escaravelho Dourado (Goldbug, no original) é um supervilão do Universo Marvel.

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.