Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai
Informação
Localização Porto Alegre, RS
Endereço Parque Moinhos de Vento, nº 200,
CEP 90.430-110
Bairro Moinhos de Vento
Tipo de instituição Pública e Estadual
Abertura 20 de outubro de 1939
Número de estudantes 470 alunos (em 2008)
Página oficial www.uruguai.pae.relrs.g12.br

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai é uma escola pública localizada na cidade de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Está situada dentro do Parque Moinhos de Vento, no bairro homônimo, próxima à Avenida Goethe. A instituição oferece dois níveis de ensino: infantil e fundamental.

História[editar | editar código-fonte]

A Escola nasceu em outubro de 1939, da união do Grupo Escolar da Rua Mariante e das Aulas Reunidas da Rua Ramiro Barcelos, as quais funcionavam então em estabelecimentos de precárias condições físicas. Assim foi criado o Grupo Escolar Uruguai (GEU), inaugurado em 9 de dezembro daquele ano, com cerca de 260 alunos matriculados e 12 professores. O nome foi escolhido para homenagear a República Oriental do Uruguai.

Como nova sede do GEU, alugou-se um prédio na Rua Esperença, mas esse logo se tornou inadequado para o funcionamento da escola. No dia 8 de outubro de 1952, o GEU foi transferido para um estabelecimento de madeira, numa área onde antes estava o Estádio da Baixada e hoje está a Avenida Goethe. Em 1972, com a inauguração do Parque Moinhos de Vento, a escola foi instalada em um prédio de alvenaria integrado a essa grande área verde da cidade. O prédio dispõe de catorze salas de aula, biblioteca, salas de vídeo e informática, além de pátio e ginásio esportivo.

O decreto n.° 27.918 de 6 de novembro de 1978 modificou o nome do GEU para "Escola Estadual de 1.° Grau Uruguai". Mais tarde, através da resolução n.° 253 do Conselho Estadual de Educação e da portaria n.° 318 de 15 de dezembro de 2000, adotou-se a denominação de Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai, mantida até hoje.

No ano de 2008, a Escola Uruguai tinha 470 alunos matriculados. Na faixa etária de 5 a 14 anos, eles provêm do bairro local, das redondezas e da Grande Porto Alegre.[1]

Intercâmbio[editar | editar código-fonte]

A E.E.E.F. Uruguai mantém intercâmbio com a Escuela Brasil situada em Montevidéu, no Uruguai.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. SCHUCK, Eduardo (2008). «A Qualidade de Vida no Trabalho dos Professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai» (PDF). Escola de Administração da UFRGS. Consultado em 15 de outubro de 2018 
  2. «Uruguaios invadem o Parcão». ZH Moinhos. 22 de outubro de 2010. Consultado em 15 de outubro de 2018