Escola Nacional de Belas Artes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Escola Nacional de Belas Artes é o antigo nome (1890-1965) da Escola de Belas Artes — EBA, unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi primeiramente chamada Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, nome que vigeu desde a fundação da escola, em 12 de agosto de 1816, até o fim do período colonial brasileiro, com a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. Durante o período imperial, a escola passou a ser conhecida como Academia Imperial das Belas Artes e, depois, Academia Imperial de Belas Artes e foi considerada definitivamente instalada em 7 de novembro de 1826. Foi com a chegada do período republicano, em 15 de novembro de 1889, que passou a ser chamada de Escola Nacional de Belas Artes (ou Escola Nacional de Bellas Artes, na ortografia da época).

Em 1931, a escola passou a integrar a Universidade do Rio de Janeiro e, em 1937, a Universidade do Brasil. Em 1965, teve outra vez o nome alterado e passou a se chamar apenas Escola de Belas Artes, fazendo parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]