Escola Naval (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escola Naval
País Portugal Portugal
Corporação Marinha Portuguesa
Subordinação Chefe do Estado-Maior da Armada
Missão Ensino superior público universitário militar
Sigla EN
Criação Escola da Marinha - 1845 (179 anos)
História
Condecorações DmTE
MHA
MHSE
GCIH
MHC
Sede
Sede Perímetro Militar do Alfeite
Página oficial www.escolanaval.pt

A Escola Naval DmTEMHAMHSEGCIHMHC é um estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar destinado a formar os Oficiais dos quadros permanentes da Marinha Portuguesa. A escola está instalada no Perímetro Militar do Alfeite, em conjunto com o Arsenal e a Base Naval de Lisboa. A Escola Naval tem cerca de 300 alunos, ensinados por cerca de 70 professores universitários militares e civis.

História[editar | editar código-fonte]

A origem da Escola Naval remonta à mítica Escola de Sagres, criada pelo Infante D. Henrique e à Aula do Cosmógrafo-Mor fundada em 1559 sob orientação do matemático Pedro Nunes.

A actual Escola Naval foi fundada em 1782 com a denominação de Academia Real dos Guardas Marinhas, instalando-se no Terreiro do Paço, em Lisboa. Esta academia tinha como função, formar os oficiais da Armada Real.

Com a invasão napoleónica de 1807, a Academia Real dos Guardas Marinhas desloca-se para o Rio de Janeiro, juntamente com a família real portuguesa. Em 1822, com a independência do Brasil, a academia divide-se em duas, uma portuguesa e outra brasileira. A academia portuguesa volta a instalar-se em Lisboa em 1825. A academia brasileira dá origem à Escola Naval do Brasil.

Em 1845, a Academia Real dos Guardas Marinhas de Portugal, passa a denominar-se Escola Naval. A escola continuou instalada no Terreiro do Paço em Lisboa até ser transferida em 1936 para o Alfeite, processo que foi conduzido por Joaquim de Almeida Henriques, o primeiro comandante nestas novas instalações.

Condecorações[1][editar | editar código-fonte]

Divisa[editar | editar código-fonte]

A Escola Naval tem como divisa a expressão “TALANT DE BIEN FAIRE”, reproduzindo o que já fora o lema do Infante D. Henrique, que quer dizer talento, desejo ou vontade de bem fazer, e exorta a um esforço para a perfeição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Escola Naval". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 13 de novembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]