Escola Normal Primária de Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Escola Normal de Lisboa)

A Escola Normal Primária de Lisboa (18621930) foi o estabelecimento de referência em Portugal para a formação de professores do então denominado ensino primário durante a última metade do século XIX e o primeiro quartel do século XX. Fundada por decreto do rei D. Luís I de Portugal no ano de 1862, manteve-se em funcionamento até ser extinta em 1930 no decurso da reforma educativa conduzida pelo governo da Ditadura Nacional.[1]

Inicialmente destinada apenas a professores do sexo masculino, a Escola Normal Primária de Lisboa, instalada no Palácio dos Marqueses de Abrantes, em Marvila, foi complementada, em 1866, por uma Escola Normal Feminina, localizada no Calvário. As duas escolas fundiram-se em 1919 e passaram a funcionar em regime de co-educação, em edifício próprio, localizado na Quinta de Marrocos, em Benfica[2].

O edifício da Escola Normal na Quinta de Marrocos foi construído entre 1916 e 1918, propositadamente para albergar a instituição, segundo projecto do arquitecto Adães Bermudes. Foi um dos mais marcantes investimentos do regime da Primeira República Portuguesa em infra-estruturas escolares, tendo sido inaugurado por Bernardino Machado, então Presidente da República.

A Escola Normal Primária de Lisboa permaneceu naquele edifício até 1930, ano em que as escolas normais portuguesas foram extintas e substituídas pelas Escolas do Magistério Primário.

A Escola do Magistério Primário de Lisboa, entidade que a substituiu, funcionou no edifício até à sua extinção, quando da criação da Escola Superior de Educação de Lisboa.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • PINHEIRO, José Eduardo Moreirinhas. Notas sobre a Escola Normal Primária de Lisboa e alguns dos seus mestres. Lisboa, [s.n.], 1976.
  • PINHEIRO, José Eduardo Moreirinhas. "Sinopse cronológica de alguns acontecimentos relacionados com a Escola Normal Primária de Lisboa" in Escola Democrática, Direcção-Geral do Ensino Básico, Ano VIII, n.º 4 (Dez. 1986), pp. 42–59. Lisboa.
  • PINHEIRO, José Eduardo Moreirinhas. "Notas sobre a Escola Normal Primária de Lisboa : ano de 1864" in Revista Municipal de Lisboa, série 2, n.º 23 (1.º trim. 1988), pp. 31–42. Lisboa.
  • PINHEIRO, José Eduardo Moreirinhas. Do ensino normal na cidade de Lisboa 1860-1960. Porto, Porto Editora, 1990.
  • PINHEIRO, José Eduardo Moreirinhas. "Notas sobre a vida quotidiana na escola anexa à Escola Normal Primária de Lisboa no ano de 1864" in Escola Democrática, n.º 10 (4) Abril de 1990, pp. 27–29.

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]