Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fundada em 1946, a Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - ESEF é a primeira faculdade direcionada à educação física no Nordeste e a segunda do País, sendo reconhecida nacionalmente como Centro de Excelência. [1]

A ESEF é ainda a única do Norte/Nordeste a contar com laboratório do Centro Nacional de Excelência Esportiva (CENESP), que possui os mais modernos equipamentos em nível mundial para avaliação física. Atualmente, seu curso de Educação Física é considerado um dos melhores do Brasil pelo Guia do Estudante, obtendo 4 estrelas, [2] e pelo MEC, obtendo conceito máximo no ENADE. [3]

Cursos[editar | editar código-fonte]

Graduação
Oferece o curso de graduação em Educação Física nas modalidades bacharelado e licenciatura.
Pós-Graduação
  • Especialização
Avaliação da Performance Humana
Educação Física Adaptada à Portadores de Deficiência Crônico-degenerativas e Idosos
Educação Física Escolar
Treinamento Esportivo

Extensão[editar | editar código-fonte]

O Programa de Extensão da ESEF conta com os projetos: Exercício e Saúde do Escolar, Cardioativo, Atletismo, Master Vida, Exercício e Saúde e Atendimento a Portadores de Deficiências. [5]

Esse último - PAPD - tem apresentado excelentes resultados. De fevereiro a dezembro de 2000 foram atendidos 112 estudantes, dos quais 57 são deficientes mentais, 40 físicos, 3 visuais e 12 apresentam limitações variadas.
Ao longo dos seus sete anos de existência o Programa vem se desenvolvendo e tornando-se referência no Estado.
Tem como objetivo oportunizar à pessoa portadora de deficiência física, visual, auditiva e mental o acesso à prática esportiva e de lazer na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.
Todos participam de atividades esportivas como natação, judô, futebol de salão, ginástica olímpica e psicomotricidades. O atendimento não é exclusivo ao aluno portador de deficiência física. Os pais também são orientados para aprenderem a conviver melhor com a deficiência dos seus filhos.

Além desses, há o Projeto Santo Amaro - PSA, tendo como justificativa a contribuição que oferece para o desenvolvimento pleno da criança, do jovem, do adulto e do idoso, portador de deficiência ou não, que não tem acesso a atividades sistemáticas de qualidade, que democratizem a prática desportiva e do lazer e contribuam para a formação do cidadão crítico, voltado para uma organização social mais justa e humana, uma sociedade onde o homem seja sujeito de sua própria história.
Tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da população e, este Projeto, inclui-se neste leque, vislumbrando a prática de atividades esportivas e de lazer, associadas a atividades de reforço escolar, arte, educação, atendimento a saúde, etc.

Revista Corporis[editar | editar código-fonte]

Primeira revista on-line, em português, de Educação Física, ela nasceu no mesmo ano em que foi estruturado o Centro de Estudos em Educação Física e Esportes, loco de produção científica que já vinha sendo garantido pelo Laboratório de Estudos em Educação Física e Esportes e que agora abrange o Laboratório de Ciências Humanas e Sociais - LACIHS e o Laboratório de Performance Humana - LAPH. Este é um indicativo claro de como a Educação Física vem procurando entender o HOMEM na sua totalidade.
Corporis

Referências

  1. «História da ESEF - UPE». Universidade de Pernambuco. 2014. Consultado em 09 de abril de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Melhores Cursos de Educação Física do Brasil - Guia do Estudante». Guia do Estudante. 2015. Consultado em 09 de abril de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «ESEF recebe nota 5 no ENADE». ESEF - UPE. 2015. Consultado em 09 de abril de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Pós-graduação em Educação Física - ESEF-UPE/DEF-UFPB». PAPGEF UPE/UFPB. 2016. Consultado em 01 de março de 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Extensão ESEF». Escola Superior de Educação Física de Pernambuco. 2015. Consultado em 09 de abril de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

e-mail: esef@esef.upe.br
Página Oficial


Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.