Escola Técnica Estadual Ferreira Viana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escola Técnica Estadual Ferreira Viana
Dados e estatísticas da escola
Data de abertura Janeiro de 1888
Website http://www.faetec.rj.gov.br

A Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, é uma instituição de ensino público da rede Faetec, que oferece, além do ensino médio, cursos técnicos profissionalizantes voltados para a área de engenharia. A escola está localizada no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, e funciona nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda à sábado.

História[editar | editar código-fonte]

Ao longo de mais de cem anos a escola sofreu várias transformações até alcançar seu estado atual.

Inicialmente chamada de Casa de São José[1] e fundada em janeiro de 1888[2] pelo intendente-mor da Câmara municipal do Rio de Janeiro, Ferreira Viana, a escola era na verdade um abrigo para crianças abandonadas, que lá recebiam educação e assistência médica. Sua primeira sede foi no Rio Comprido e seus recursos vieram de doações de personalidades da época como o Conde de Bonfim, o Barão de Mesquita e a Princesa Isabel, até que o imperador Dom Pedro II mandou fazer uma emenda no orçamento para doar recursos para a escola.[3]

Em 1896 sua sede foi transferida para o atual local devido as más condições do antigo asilo, a partir de 1912 a instituição passa a se chamar Escola de Artes Industriais, quando o ensino profissionalizante passa a fazer parte da escola. Em 1916 recebeu o nome de Instituto Ferreira Viana e um ano depois é fundada a Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Brás[4] .

Em 1966 vira o Colégio Estadual Ferreira Viana Em 1975 era chamada Centro Interescolar Ferreira Viana...depois que o Ensino Médio profissionalizante é iniciado e em 1988 é que a escola finalmente recebeu seu nome atual. A partir daí em 1997 a unidade passou a fazer parte da rede Faetec, que gerencia o ensino tecnológico da rede estadual do Rio de Janeiro[4] .

Em 2013 completou 125 anos de fundação.

Cursos técnicos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Salles, Stéfano (10 de Dezembro de 2015). «Faetec inaugura laboratório para recuperação de documentos». O Globo. Consultado em 28 de Abril de 2016. 
  2. Oliveira, Mariza da Gama Leite de. «CONTANDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FERREIRA VIANNA (1931 – 1933): O DIRETOR JOSÉ PIRAGIBE E A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA CIDADE» (PDF). Unicamp. Consultado em 28 de Abril de 2016. 
  3. «FAETEC Ferreira Viana comemora 127 anos de história». FAETEC. Consultado em 28 de Abril de 2016. 
  4. a b Quadros, Raymundo (2004). «A FAETEC por dentro e por fora» (PDF). Universidade Cândido Mendes. Consultado em 28 de Abril de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]