Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Entrada da Escola de Arquitetura, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte.
A escola vista da rua Paraíba.

A Escola de Arquitetura da UFMG - localizada na região central de Belo Horizonte - fundada em 5 de agosto de 1930, foi a primeira escola da América do Sul a nascer desvinculada das Escolas Politécnicas de Belas Artes e Filosofia. Ela tem como objetivos gerar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais por meio do ensino de graduação e pós-graduação, da pesquisa e da extensão em Arquitetura e Urbanismo e Design, o que a destaca como uma Instituição de referência nacional na formação de indivíduos críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com intervenções transformadoras na sociedade e com o desenvolvimento sustentável.

Federalizada no final dos anos 40, a Escola de Arquitetura se juntou à Universidade Federal de Minas Gerais, uma das principais instituições do Brasil, passando a constituir uma das mais importantes referências na formação em arquitetura. Dela saíram todos os arquitetos mineiros até o início dos anos 80, bem como também a iniciativa de formação da maioria dos cursos de Arquitetura existentes em Minas Gerais.

Durante sua história, a EAUFMG tem participado de todos os avanços do ensino de Arquitetura no Brasil e continua a formar profissionais comprometidos não apenas com a excelência técnica, mas também com os destinos da nação brasileira.

O edifício foi projetado pelo arquiteto Shakespeare Gomes[1], sendo uma das mais representativas obras do modernismo em Belo Horizonte. Em 23 de junho de 2009 o prédio da Escola de arquitetura, localizado na esquina das ruas Paraíba e Gonçalves Dias, no bairro Funcionários, foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.[2][3]

Cursos de Graduação Oferecidos[editar | editar código-fonte]

Arquitetura e Urbanismo - Diurno e Noturno[editar | editar código-fonte]

"O curso forma arquitetos-urbanistas, profissionais capazes de atender à demanda da sociedade por projetos de agenciamento do espaço em geral; capazes de ensinar seu ofício, reproduzindo e difundindo seu conhecimento; capazes de refletir criticamente sobre si e sobre o mundo que os cerca; e capazes de atuar modificando e aperfeiçoando esta realidade.".

"O objetivo do curso é preparar profissionais aptos a entender a Arquitetura como espaço construído, em sua dimensão urbana e ambiental. É função do arquiteto atuar no sentido de utilizar os avanços da técnica e da arte como promotores da qualidade de vida, do equilíbrio ecológico e do bem-estar geral. Dessa maneira, cabe ao profissional o desenvolvimento de projetos, construção e manutenção de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e regional, e demais serviços correlatos.".

Design - Noturno[editar | editar código-fonte]

"O Curso de Design da Universidade Federal de Minas Gerais é oferecido em nove semestres e apresenta um currículo com 2700 horas, [...] este curso oferece aos discentes três percursos a serem trilhados, sendo: Design Gráfico, Design de Produto e Design para Construção."

"O objetivo do curso promover a concepção e o desenvolvimento de artefatos centrados na composição da cultura material e visual contemporânea, associados as inovações tecnológicas; permitir uma visão global e crítica sobre o produto (objeto ou sistemas visuais-gráficos), bem como sobre as implicações da atividade projetual; propiciar do designer com outros profissionais ligados ao desenvolvimento de projetos; desenvolver idéias centrado no usuário em todo o ciclo de vida do produto; criar predisposições para uma atuação profissional capaz de promover mudanças que não negligenciem as referências de desenvolvimento sustentável."

Ex-alunos destaque[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «ESCOLA DE ARQUITETURA UFMG». www.arqbh.com.br. Consultado em 7 de dezembro de 2016 
  2. «Prédio da Escola de Arquitetura é tombado - Notícias da UFMG». UFMG 
  3. «portalpbh.pbh.gov.br/pbh/contents.do?evento=conteudo&idConteudo=30331&chPlc=30331». portalpbh.pbh.gov.br. Consultado em 7 de dezembro de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.