Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Centro Universitário FECAP
FECAP
Fundação 2 de junho de 1902
Tipo de instituição Privada
Mantenedora Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Localização São Paulo
Reitor(a) Edison Simoni
Página oficial www.fecap.br

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado[1] (FECAP) é uma instituição brasileira de ensino superior, sem fins lucrativos, cujo campo de estudo é gestão de negócios. Fundada em 02 de junho de 1902, a FECAP detém a mais antiga certificação de utilidade pública do Brasil, desde 1915. A instituição também foi a primeira a abrir os cursos de Economia (1934) e Contabilidade (1939) no país.

Com 115 anos de atuação na área de ensino, a FECAP, atualmente, oferece os cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais, Publicidade, Relações Públicas e Secretariado Executivo Trilíngue. Além disso, a FECAP atua em outras esferas da educação, como colégio, especialização, mestrados em Ciências Contábeis e Administração e Centro de Educação Continuada.

Em 2017, ano em que completa 115 anos, com o resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo e, âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.

No ano de 2008 a FECAP ficou na quinta posição entre as universidades brasileiras, segundo o Ranking das Universidades do Guia do Estudante da Editora Abril [2]. Nos anos de 2008, 2009 e 2010, segundo o IGC (Índice Geral de Cursos) do Ministério da Educação do Brasil (MEC), a instituição ficou classificada na trigésima sexta posição entre as Universidades, Institutos e Faculdades de todo Brasil[3][4]. Com isso, a FECAP coloca-se na primeira posição na categoria Centro Universitário no Brasil.

O IGC também considerou a FECAP o melhor Centro Universitário privado do Brasil em 2008/2009[5]. Mais ainda, no último ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) a FECAP atingiu a nota máxima[6], duplo 5, o que foi conquistado por apenas duas instituições na capital paulista.

Campi FECAP[editar | editar código-fonte]

Liberdade[editar | editar código-fonte]

O Campus da Liberdade tem mais de 35 mil metros quadrados e atende os alunos dos cursos de graduação da instituição, além de dividir seu espaço com o Colégio FECAP.

Largo São Francisco[editar | editar código-fonte]

O prédio do Largo São Francisco da FECAP, que, hoje, abriga os curso de especialização, teve sua construção iniciada em 1908 e adotou o art nouveau como estética arquitetônica. Foi lá que se instalou a primeira escola de contabilidade do Brasil, e onde, mais tarde, se abrigaram os insurgentes da Revolução Constitucionalista de 1932.[carece de fontes?]

Em 1992, o prédio, conhecido como Palácio do Comércio e projetado pelo arquiteto sueco Carlos Ekman, foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade de São Paulo.[7]

Pinheiros[editar | editar código-fonte]

O campus conta com um café e salas de aula especiais para atender os alunos da pós-graduação.

Centro de Memória[editar | editar código-fonte]

Também localizado no Palácio do Comércio, o museu é mantido pela FECAP. Com fotos, objetos e documentos diversos, o museu retrata os primórdios da instituição, no início do século XX, naquele mesmo edifício.

Unidades de Ensino[editar | editar código-fonte]

A FECAP oferece cursos para todas as fases, desde ensino médio até pós-graduação, passando por cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Colégio[editar | editar código-fonte]

O Colégio FECAP tem cursos de Ensino Médio Pleno e de Ensino Médio e Técnico Simultâneos. O Ensino Médio Pleno é o Ensino Médio tradicional,com as matérias da Base Comum do MEC. O Ensino Médio Pleno e Técnico Simultâneo mescla as matérias da Base Comum com as matérias técnicas de acordo com o curso escolhido. O Colégio FECAP oferece os cursos técnicos de Administração, Gestão Ambiental, Hospedagem e Turismo, Design de Jogos Digitais, Informática, Comércio Exterior, Publicidade e Multimídia.

Graduação[editar | editar código-fonte]

Considerada um dos melhores centros universitários do Brasil com notas máximas no Enade, a instituição oferece cursos de graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Contabilidade para Graduados, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Jogos Digitais e Produção Multimídia. Todos são ministrados no Campus Liberdade, reconhecidos pelo MEC e possuem estrelas no Guia do Estudante.

Pós Graduação[editar | editar código-fonte]

A Pós-Graduação atualmente conta com 22 cursos de Pós-Graduação divididos em três atuações: Finanças e Contabilidade, Gestão e Marketing e MBA. Todas as aulas são ministradas no Campus Liberdade. Hoje, existem cinco MBAs na FECAP: Executivo em Gestão de Energia, Accounting, Executivo em Finanças, Gestão de Negócios e Gestão de Riscos e Compliance.

O projeto pedagógico de Pós da instituição é atualizado anualmente e conta com um diferencial competitivo: um programa de soft skills com disciplinas como oratória e serviços de coaching. Com eles, o aluno desenvolve a comunicação e o uso da linguagem no meio empresarial, além de contar com aconselhamento de carreira.

Mestrado[editar | editar código-fonte]

O mestrado da FECAP oferece o Programa de Mestrado em Ciências Contábeis que possui duas linhas de pesquisa, Controladoria Aplicada e Contabilidade Financeira e Mestrado Profissional em Administração.  

Especialização[editar | editar código-fonte]

A especialização na FECAP atua na área de gestão de negócios. Além dos cursos de especialização, a FECAP também tem cursos de MBA.

Corporate[editar | editar código-fonte]

Lançada em 2016, atua em empresas sob diferentes frentes. Com uma didática diferente de um curso tradicional e aulas moldadas de acordo com as temáticas mais importantes e interessantes para a empresa, a FECAP Corporate dispõe de Capacitação In Company, Aperfeiçoamento, Parcerias Corporativas e Projetos Especiais.

CEC – Centro de Educação Continuada[editar | editar código-fonte]

O CEC (Centro de Educação Continuada) é uma área destinada à atualização e reciclagem de conhecimentos. O CEC atua por meio de quatro núcleos de ensino: Cursos Livres, Educação a Distância, Cursos "In Company" e Cursos de Gestão Escolar e de Práticas de Ensino.

Extensão[editar | editar código-fonte]

Com uma variada grade, os cursos de extensão da FECAP propiciam o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais alinhadas às exigências e mudanças do mundo corporativo. Estão disponíveis cursos, programas extracurriculares, parcerias e vivência internacional, o que atende os mais diversos públicos. 

COT (Centro de Oportunidades e Talentos)[editar | editar código-fonte]

O COT (Centro de Oportunidades e Talentos) é a agência de estágios e empregos, que foi desenvolvida exclusivamente para elaborar planos de carreira com alunos e ex-alunos da FECAP.

O direcionamento consiste desde a elaboração do curriculum vitae, até o momento da entrevista. O COT oferece também auxílio aos empreendedores que desejam abrir o seu próprio negócio, e dá dicas àqueles que pretendem prestar concursos públicos.

Parcerias Internacionais[editar | editar código-fonte]

A FECAP parcerias internacionais aos alunos, que consistem em acordos estabelecidos entre a FECAP e universidades estrangeiras como: University of Alabama, University of California at Irvine, Universidad Argentina de la Empresa e University of La Verne

Teatro FECAP[editar | editar código-fonte]

O Teatro FECAP é um espaço de apresentação de música popular brasileira, mantido pela FECAP onde se apresentam famosos intérpretes, instrumentistas e autores da música popular brasileira. O Teatro FECAP é um teatro-estúdio que é também utilizado para gravações ao vivo.

Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Memórias da FECAP - site oficial da FECAP
  2. Unifesp, UFScar, Unisinos e PUC-Rio foram as grandes campeãs do prêmio do Guia do Estudante
  3. Consulte o ranking das instituições de ensino superior de 2010 IG. 18 de novembro de 2011. Acessado em 4 de dezembro de 2012.
  4. Classificação das IES em nível estado FUCAPE.
  5. FECAP é o melhor centro universitário privado do Brasil Site oficial da FECAP
  6. Fórmulas do sucesso Cassiano, Carolina. Revista Ensino Superior.
  7. FECAP restaura patrimônio histórico do Largo São Francisco Site oficial da FECAP.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]