Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Centro Universitário FECAP
FECAP
Fundação 2 de junho de 1902
Tipo de instituição Privada
Mantenedora Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Localização São Paulo
Reitor(a) Edison Simoni
Página oficial www.fecap.br

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado[1] (FECAP) é uma instituição brasileira de ensino superior, sem fins lucrativos, cujo campo de estudo é gestão de negócios. Fundada em 02 de junho de 1902, a FECAP detém a mais antiga certificação de utilidade pública do Brasil, desde 1915. A instituição também foi a primeira a abrir os cursos de Economia (1934) e Contabilidade (1939) no país.

Com mais de 100 anos de atuação na área de ensino, a FECAP, atualmente, oferece os cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais, Publicidade, Relações Públicas e Secretariado Executivo Trilíngue. Além disso, a FECAP atua em outras esferas da educação, como colégio, especialização, mestrados em Ciências Contábeis e Administração e Centro de Educação Continuada.

No ano de 2008 a FECAP ficou na quinta posição entre as universidades brasileiras, segundo o Ranking das Universidades do Guia do Estudante da Editora Abril [2]. Nos anos de 2008, 2009 e 2010, segundo o IGC (Índice Geral de Cursos) do Ministério da Educação do Brasil (MEC), a instituição ficou classificada na trigésima sexta posição entre as Universidades, Institutos e Faculdades de todo Brasil[3][4]. Com isso, a FECAP coloca-se na primeira posição na categoria Centro Universitário no Brasil.

O IGC também considerou a FECAP o melhor Centro Universitário privado do Brasil em 2008/2009[5]. Mais ainda, no último ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) a FECAP atingiu a nota máxima[6], duplo 5, o que foi conquistado por apenas duas instituições na capital paulista.

Campi FECAP[editar | editar código-fonte]

Liberdade[editar | editar código-fonte]

O Campus da Liberdade tem mais de 35 mil metros quadrados.

Largo São Francisco[editar | editar código-fonte]

O prédio do Largo São Francisco da FECAP, que, hoje, abriga os curso de especialização, teve sua construção iniciada em 1908 e adotou o art nouveau como estética arquitetônica. Foi lá que se instalou a primeira escola de contabilidade do Brasil, e onde, mais tarde, se abrigaram os insurgentes da Revolução Constitucionalista de 1932.[carece de fontes?]

Em 1992, o prédio, conhecido como Palácio do Comércio e projetado pelo arquiteto sueco Carlos Ekman, foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade de São Paulo.[7]

Centro de Memória[editar | editar código-fonte]

Também localizado no Palácio do Comércio, o museu é mantido pela FECAP. Com fotos, objetos e documentos diversos, o museu retrata os primórdios da instituição, no início do século XX, naquele mesmo edifício.

Unidades de Ensino[editar | editar código-fonte]

A FECAP oferece cursos para todas as fases, desde ensino médio até pós-graduação, passando por cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Mestrado[editar | editar código-fonte]

O mestrado da FECAP oferece o Programa de Mestrado em Ciências Contábeis que possui duas linhas de pesquisa, Controladoria Aplicada e Contabilidade Financeira.

Especialização[editar | editar código-fonte]

A especialização na FECAP atua na área de gestão de negócios. Além dos cursos de especialização, a FECAP também tem cursos de MBA.

CEC – Centro de Educação Continuada[editar | editar código-fonte]

O CEC (Centro de Educação Continuada) é uma área destinada à atualização e reciclagem de conhecimentos. O CEC atua por meio de quatro núcleos de ensino: Cursos Livres, Educação a Distância, Cursos "In Company" e Cursos de Gestão Escolar e de Práticas de Ensino.

Colégio[editar | editar código-fonte]

O Colégio FECAP tem cursos de Ensino Médio Pleno e de Ensino Médio e Técnico Simultâneos. O Ensino Médio Pleno é o Ensino Médio tradicional,com as matérias da Base Comum do MEC. O Ensino Médio Pleno e Técnico Simultâneo mescla as matérias da Base Comum com as matérias técnicas de acordo com o curso escolhido. O Colégio FECAP oferece os cursos técnicos de Administração, Gestão Ambiental, Hospedagem e Turismo, Design de Jogos Digitais, Informática, Comércio Exterior, Publicidade e Multimídia.

COT (Centro de Oportunidades e Talentos)[editar | editar código-fonte]

O COT (Centro de Oportunidades e Talentos) é a agência de estágios e empregos, que foi desenvolvida exclusivamente para elaborar planos de carreira com alunos e ex-alunos da FECAP.

O direcionamento consiste desde a elaboração do curriculum vitae, até o momento da entrevista. O COT oferece também auxílio aos empreendedores que desejam abrir o seu próprio negócio, e dá dicas àqueles que pretendem prestar concursos públicos.

Parcerias Internacionais[editar | editar código-fonte]

A FECAP parcerias internacionais aos alunos, que consistem em acordos estabelecidos entre a FECAP e universidades estrangeiras como: University of Alabama, University of California at Irvine, Universidad Argentina de la Empresa e University of La Verne

Teatro FECAP[editar | editar código-fonte]

O Teatro FECAP é um espaço de apresentação de música popular brasileira, mantido pela FECAP onde se apresentam famosos intérpretes, instrumentistas e autores da música popular brasileira. O Teatro FECAP é um teatro-estúdio que é também utilizado para gravações ao vivo.

Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]