Escola de Enfermagem Wenceslau Braz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB) é um estabelecimento de ensino superior, instalado no município de Itajubá, Minas Gerais.

Foi fundada no dia 9 de janeiro de 1954 pela Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, teve sua aula inaugural no dia 6 de março de 1955 e iniciou suas atividades escolares no dia seguinte, 7 de março.

A idéia da criação de uma Escola de Enfermagem, em Itajubá, surgiu de uma conversa informal entre as Irmãs: Zenaide Nogueira Leite, Stella Carvalhal e Celeste Silveira, que haviam concluído o Curso de Enfermagem no Rio de Janeiro, no início da década de 1950 e trabalhavam na Santa Casa. As três irmãs levaram ao conhecimento da Superiora da Congregação, Madre Maria Rosa de Lima, que a principio não aprovou a idéia. As irmãs falaram com o Dr. Venceslau Brás, então provedor da Santa Casa de Itajubá, que lhes ofereceu todo apoio e incentivo para a execução do projeto. Tendo a Provedoria e o Corpo Clínico da Santa Casa tomado conhecimento do desejo das Irmãs, a idéia foi aprovada.

No ano de 1954, aprovada a idéia da criação de uma Escola de Enfermagem e sendo aceito o compromisso pela Congregação das Irmãs da Providência de Gap, foi designada uma religiosa educadora, Madre Marie Ange, para encabeçar a criação de uma Escola de Enfermagem em Itajubá.

O vice-provedor, Jayme Wood, propôs que se desse à Escola o nome de "Wenceslau Braz" (grafia arcaica), como homenagem ao provedor da Santa Casa, Dr. Venceslau Brás Pereira Gomes, que fora também um dos fundadores da Santa Casa. Aceita a feliz sugestão, a Escola foi denominada Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. Em 1º de maio de 1957, houve o lançamento da pedra fundamental do prédio próprio.

Atualmente oferece o curso de graduação em Enfermagem, e pós graduações em: Enfermagem em Saúde Pública; Enfermagem e Medicina do Trabalho; Enfermagem Hospitalar (Enfermagem Médico-Cirúrgica, Emergência, Enfermagem em Nefrologia); Enfermagem em Saúde da Família e Enfermagem Obstétrica.