Escola de Arte de Glasgow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Escola de glasgow)
Ir para: navegação, pesquisa
Escola de artes de Glasgow.

A Escola de Glasgow, ou, na sua forma portuguesa, de Glásgua, foi um importante centro de divulgação da arquitectura moderna no final do século XIX e início do século XX.

A rejeição das artes do passado também afectou a arquitectura. Em Glasgow desenvolvou-se um novo tipo de planeamento dos edifícios, que ao contrário da Arte Nova, rejeitava a ornamentação as volumetrias não racionais. A estrutura ortogonal de ferro dava uma maior resistência, mas também permitia uma maior organização das plantas. A paredes são lisas, em pedra, e existem grandes superfícies de vidro.

Desta escola destaca-se Mackintosh devido ao seu racionalismo geométrico e grande percepção das volumetrias. Mackintosh como grande representante do Art Nouveau inglês e seu gruppo, conhecidos como" Os quatro de Glasgow". Por volta de 1905, acabaram ficando conhecidos e expuseram seus primeiros trabalhos na mostra da London Arts and Crafts Exhibition Society. O impacto provocado por sua obra nessa ocasião foi tão grande que, apesarr da desaprovação oficial de Walter Craine, eles foram entusiasticamente aclamados como "A Escola do Assombro" por Gleeson Whine, redator- chefe do jornal The Studio.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.