Escrófula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escrófula
Escrófula do pescoço
Classificação e recursos externos
CID-10 A18.4
CID-9 017.2
DiseasesDB 31259
MedlinePlus 001354
eMedicine ent/524
MeSH D014388
Star of life caution.svg Aviso médico

Escrófula, é o termo vulgar da patologia Linfadenite cervical micobactérias , refere-se a uma linfadenite cervical dos linfonodos associados à tuberculose, assim como as não tuberculosas (em casos atípico) micobactérianas [1] .

Doença[editar | editar código-fonte]

Escrófula é o termo utilizado para a linfadenopatia do pescoço, como resultado da infecção nos gânglio linfático ou linfonodo submandibular e cervical, conhecidos como linfadenite. Ela pode ser causada por micobactérias tuberculosas, ou não. Cerca de 95% dos casos em adultos, a escrófula são causadas por ‘’’Mycobacterium tuberculosis’’’, na maioria das vezes em pacientes imunodeficientes (cerca de 50% de linfadenopatia tuberculosa cervical). Em crianças imunodeficientes, escrófula é adquirida por micobactéria atípica (Mycobacterium scrofulaceum ) e outras micobactérias não tuberculosas (MNT). Ao contrário dos casos em adultos, apenas 8% dos casos em crianças é tuberculosa. Com a forte diminuição da tuberculose na segunda metade do século 20, escrófula Tornou-se uma doença menos comum em adultos, mas manteve-se comum em crianças. Com o surgimento da AIDS, no entanto, ele mostrou um ressurgimento, e atualmente afeta cerca de 5% dos pacientes com imunodeficiencia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Pinheiro, Bruno Ricardo Gomes; Cantharino, Bruno; Reis, Sílvia de Almeida; Martins, Gabriela Botelho; Setúbal, Miguel Gustavo.. (Setembro de 2007). "Escrófula: relato de caso".</ref>
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

É uma afecção mórbida geral do organismo, dando lugar a várias moléstias, quase todas de natureza tuberculosa, sobretudo dos gânglios linfáticos (adenites tuberculosas), principalmente do pescoço, da pele e das mucosas, com tendência à cronicidade, à supuração e à ulceração. (Dr. Nilo Cairo — Guia de Medicina)

  1. Dicionário de Termos Médicos. . "Escrófula".