Escrita caiti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Escrita Kaithi)
Caiti
Falado(a) em: Índia
Região: Awadh, Biar
Total de falantes: extinta meados século XX
Família: Indo-europeia
 Caiti
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

Caiti (कैथी, Kaithi),[1] também chamada "Kayathi" ou "Kayasthi", é uma histórica escrita abugida que foi muito usada no noroeste da Índia, em Oude e em Biar, para escrever as línguas angika, awhadi, boiapuri, magaí, maitili e urdu. Seu uso ocorreu entre os séculos XVI e XX com objetivos legislativos, administrativo e de registros pessoais[2].

Caiti manuscrita
Forma impressa da escrita caiti de meados do século XIX

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome da escrita caiti se originou de Caiasta, um grupo social da Índia tradicionalmente constituído por escribas [3]. Essa comunidade tinha uma relação muito próxima com as cortes dos principles e como governo colonial britânico do norte da Índia. Seu trabalho era de escrever e guardar registros de transações diversas,, títulos, documentos legais, correspondência em geral, procedimentos nas cortes reais, etc. A escrita recebeu tal nome por ser usada por esses escribas, pois assim como a escrita brami fora desenvolvida pelos brâmanes, a caiti foi criada pelos caiastas.

História[editar | editar código-fonte]

Documentos escritos em caiti datam desde o século XVI. Foi usada durante o período do Império Mogol. Nos anos 1880, a Índia Britânica oficializou a escrita para cortes de justiça em Biar. Mesmo sendo então, a escrita caiti muito mais usada em algumas áreas do que a Nagari, ela foi perdendo prestígio para essa última como escrita oficialmente escrita.

Unicode[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2009, a escrita caiti foi incluída no Padrão Unicode - release of version 5.2. Seu Bloco Unicode é U+11080–U+110CF.

Referências

  1. Sampaio 2009, p. 110.
  2. King, Christopher R. 1995. One Language, Two Scripts: The Hindi Movement in Nineteenth Century North India. New York: Oxford University Press.
  3. Grierson, George A. 1899. A Handbook to the Kaithi Character. Calcutta: Thacker, Spink & Co.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Sampaio, Adovaldo Fernandes (2009). Letras e Memória – Uma Breve História da Escrita. São Paulo: Ateliê Editorial 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]