Escrita protocanaanita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Protocanaanita é a escrita proto-sinaítica em incrições encontradas na região de Canaã;[1] ou pode ser considerada como diversas formas do alfabeto fenício usadas até uma certa data de transição, tal como 1050 a.C., pelo Fenício, pelo Hebraico e por outras línguas canaanitas.[2] Há ainda a hipótese de ser uma escrita que antecedeu o alfabeto fenício com uma afinidade não definida com as canaanitas.[3] Nessa última concepção, a similaridade tem como base um suposto caráter pictográfico, mas não há registro de tal escrita e ilustrações apresentadas são invenções dos tempos modernos.[4]

História[editar | editar código-fonte]

A escrita Proto-Canaanita é na realidade um nome dado a uma versão da escrita proto-sinaítica usada em Canaã, area que hoje cobriria os atuais Líbano, Israel (Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia), e áreas do oeste da Síria. A denominação é também usada para referir uma antiga versão do alfabeto fenício usada antes do século XI a.C.

Uma pequena quantidade de inscrições Proto-Canaanitas datadas do século XVII a.C. foram encontradas em Canaã, sendo que a maioria é de textos curtos e seriam provavelmente de viagens falantes de línguas semíticas ou de soldados egípcios.

Escrita[editar | editar código-fonte]

A escrita era do tipo abjad (só com consoantes), a direção de escrita era variável, era de natureza cuneiforme. A ordem das letras nesse alfabeto é desconhecida. Como o relacionado alfabeto ugarítico, a escrita Proto-Canaanita apresentava possivelmente duas sequências alternativas para a listagem alfabética:

Os antigos nomes das letras Cannanitas seriam bem similares aos correspondentes das escritas Grega, Árabe e Hebraica. Essas denominações possivelmente se baseavam no princípio da acrofonia, presumivelmente de traduções Semíticas oriundas dos nomes de hieróglifos egípcios. Como exemplo, o egípcio nt (água) se tornou o semítico mem (também água) e depois evoluiu para a letra latina M; o egípcio drt (mão) se transformou no semita kapp (mão) e finalmente a letra latina K.

A direção da escrita era variável, tendo sido encontrados textos que indicavam Esquerda para Direita, outros da Direita para Esquerda, quando em linhas horizontais, outros eram Bustrofédon e ainda em Espral. Uma possível decifração hipotética já teria identificado 23 símbolos (letras) para: vogais de sons a, e, i, o, u; Sílabas com consoantes ga/ka até U u; ba/pa até U; da/ta até U; as, sé, ne, ri, ro, lu + 12 símbolos ainda não definidos.

Alfabeto[editar | editar código-fonte]

A seguir se apresenta a reconstrução de 22 letras com indicação dos equivalentes do alfabeto fenício que evoluiu do Cannanita e que gerou as escrita Hebraica, a Grega e a Latina.

Proto-Canaanita Fenício Valor e nome Descendentes
ʼ ʾalp "boi" Aleph א Alfa Α A ا
b bet "casa" Bet ב Beta Β]] B ب
g gaml "boomerang" Gimel ג Gamma Γ C-G ج
d digg "peixe" Dalet ד Delta Δ D ذ-د
h haw / hll "hurra" He ה Epsilon Ε E ه Є
w waw "gancho" Waw ו
Ϝ-Upsilon Υ
F-U-V-W-Y
و
z zen /ziqq "algema" Zayin ז Zeta Ζ Z ز З
ḥet "quintal" Heth ח Eta Η H خ-ح
; ṭēt "roda" Teth ט Theta Θ ظ-ط Ѳ
y yad "braço" Yodh י Iota Ι I-J ي
k kap "mão" Kaph כ Kappa Κ K ك
l lamd "espeto" Lamedh ל Lambda Λ L ل
m mem "água" Mem מ Um Μ M م
n naḥš "serpente" Nun Nun Nu Ν N ن
s samek "peixe" Samekh ס Xi Ξ]] X Ѯ
ʻ ʿen "eva" Ayin ע Omicron Ο O غ-ع
p piʾt "curvatura" Pe פ Pi Π P ف
ṣad "planta" Tsade צ San ϻ ص-ض ц
q qup "macaco" Qoph ק Qoppa Ϙ Q ق Ҁ
r raʾs "cabeça" Resh ר Rho Ρ R ر
š/ś šimš "sol, o Uraeus" Shin (letra) ש Sigma Σ S ش-س Ш
t taw "assinatura" Taw ת Tau Τ T ث-ت

Referências

  1. Em Inglês - Roger Woodard, 2008. The Ancient Languages of Syria-Palestine and Arabia
  2. Em Inglês - Joseph Naveh, 1987. "Proto-Canaanite, Archaic Greek, and the Script of the Aramaic Text on the Tell Fakhariyah Statue". In Miller et al. ed., Ancient Israelite Religion.
  3. Em Inglês - Coulmas, Florian (1996). The Blackwell Encyclopedia of Writing Systems. Oxford: Blackwell Publishers Ltd. ISBN 0-631-21481-X 
  4. Em Inglês - "How the Alphabet Was Born from Hieroglyphs". Biblical Archaeology Review, Mar/Apr 2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]