Esmaga-Átomo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esmaga-Átomo
Outro(s) nome(s) Albert Julian Rothstein
Ocupação Design de automóveis, ex-mecânico
Poder(es) Crescimento, aumento da força, resistência, velocidade e durabilidade. Anteriormente controle de densidade. Imunidade à manipulação temporal.
Afiliações Corporação Infinito
Liga da Justiça

Sociedade da Justiça
Esquadrão Suicida

Família Philip Rothstein (pai)
Terri Kurtzberger Rothstein (mãe)
Terrence "Terry Curtis" Kurtzberger (avô);
Al Pratt (padrinho)
Criado por Roy Thomas
Jerry Ordway
Mike Machlan
Primeira aparição Como Nuklon:
All-Star Squadron #25 (Septembro de 1983)
Como Esmaga-Átomo:
JSA Secret Files and Origins #1 (Augosto de 1999)
Afiliações Corporação Infinito
Liga da Justiça

Sociedade da Justiça
Esquadrão Suicida

Ocupação Design de automóveis, ex-mecânico
Parentesco Philip Rothstein (pai)
Terri Kurtzberger Rothstein (mãe)
Terrence "Terry Curtis" Kurtzberger (avô);
Al Pratt (padrinho)
Codinomes conhecidos Nuklon
Habilidades Crescimento, aumento da força, resistência, velocidade e durabilidade. Anteriormente controle de densidade. Imunidade à manipulação temporal.

Esmaga-Átomo (Atom Smasher em inglês) é um super-herói dos quadrinhos da DC Comics. Ele é bem conhecido como um membro da Sociedade da Justiça e por ter sido o Nuklon da Corporação Infinito.

História[editar | editar código-fonte]

Al Rothstein é um legado vivo. Na adolescência começou a manifestar força e uma estatura sobre-humana. As mutações em seu organismo foram herdadas de sua mãe, Terri, que foi exposta inadvertidamente à radiação do mineral tório devido às experiências de seu pai, Terry Curtis, o avô de Albert. Pra salvar a vida de sua filha, Terry foi forçado pelo vilão Ultra-Humanóide a assumir a identidade de Cyclotron e ser seu lacaio, até que morreu tentando acabar com o próprio Ultra-Humanóide. Al Pratt, o Átomo original, passou a tutelar o garoto, tornando-se seu padrinho. Tendo herdado força sobre-humana como resultado da fisiologia nuclear de seu avô, Rothstein adotou o codinome de Nuklon e foi um dos fundadores da Corporação Infinito e lutando ao lado da equipe até a sua dissolução, e após a aparente morte de Hector Hall, Nuklon demonstrou seu amor por Lyta, oferecendo-se como pai para a criança não nascida de Hector. Posteriormente lutou ao lado de seu parceiro Manto Negro em uma das encarnações da Liga da Justiça.

Uma subsequente exposição à radiação de tório, concedeu a Rothstein controle limitado sobre sua estrutura molecular. Isto se manifestou na habilidade alterar o tamanho e densidade de seu corpo. Recentemente, no entanto, a densidade de seu corpo parece ter-se estabilizado. Porém, até hoje, os cientistas não puderam determinar a fonte do crescimento de peso e massa de Al.

Tendo abandonado sua identidade de Nuklon e utilizando um traje expansivo que foi desenvolvido pelos laboratórios S.T.A.R. , Rothstein adotou o codinome Esmaga-Átomo, em homenagem ao seu padrinho e seu avô e ingressou na nova formação da Sociedade da Justiça. Recentemente apareceu em alguns episódios da Liga da Justiça Sem Limites, sua maior participação é quando um novo Esquadrão Suicida é recrutador por Amanda com o objetivo de invadir a Torre de Vigilância, com o propósito de roubar o Aniquilador.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Crescimento (aumento de tamanho). Geralmente pode atingir o dobro de seu tamanho; entretanto, em história recente, ele forçou seu poder em batalha contra o vilão conhecido como Kobra, e ficou gigantesco de modo a poder agarrar o avião do vilão em uma das mãos. O Kobra foi responsável pela morte da mãe de Al. Força sobre-humana, semi-Invulnerabilidade. Controle de densidade (pode aumenta-la, tornando-se rígido e pesado, ou díminui-la, tornando-se intangível. Parece ter perdido este poder). Ele possui também uma certa Imunidade à Manipulação Temporal, visto que ele conseguiu se movimentar normalmente após o Senhor do Tempo ter parado o tempo e não se prejudicou de forma alguma quando o mesmo manipulou o tempo do seu corpo, retrocedendo afim de fazer com que ele não tivesse existido e avançado afim de envelhece-lo à ponto de convertê-lo à pó.


Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.