Espaço Cultural Renato Russo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Espaço Cultural Renato Russo é um centro cultural público e órgão pertencente à estrutura da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Está localizado em Brasília/DF, Brasil.

Compreende o Teatro Galpão, uma sala multiuso, uma sala de vídeo, uma sala de cinema, um galpão para oficinas, uma biblioteca, um mezanino, um espaço para laboratório e os escritórios da administração.

Possui vários prédios interligados. O mais antigo remonta à década de 1970, quando fora a sede da Fundação Cultural do Distrito Federal. Outras estruturas foram gradativamente incorporadas com o tempo, incluindo o Centro de Criatividade. Nos anos de 1980, o Espaço enfrentou período de declínio, mas a comunidade local se mobilizou para reativá-lo. O prédio foi reformado com base em um projeto de Antonio Eustáquio, subvencionado pela Fundação Mokiti Okada, e reinaugurado em 13 de setembro de 1993. Nessa mesma data, passou a contar com o nome atual, uma homenagem ao cantor Renato Russo (1960-1996), ex-integrante do grupo musical Legião Urbana.

Desde 20 de dezembro de 2013, o Espaço Cultural permanece interditado em virtude de suas condições físicas precárias. Os problemas incluem rachaduras, fiações expostas, portas danificadas, pichações e falta de acessibilidade, além de graves inadequações nas partes hidráulica, elétrica e estrutural do prédio[1]. Apesar de notificado pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (AGEFIS) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, o Governo do Distrito Federal ainda não concluiu as obras anunciadas para 2015[2], tampouco reabriu o estabelecimento.

Um grupo de fãs do cantor Renato Russo deseja transformar o Espaço Cultural Renato Russo em um memorial em homenagem ao músico[3].

Segundo informações da Agência Brasília, órgão oficial de imprensa do Governo do Distrito Federal, o Espaço possivelmente será reaberto ainda em 2017[4].

Referências

  1. «Sem previsão de reabertura, Espaço Cultural Renato Russo pede socorro». Correio Braziliense. Consultado em 8 de maio de 2016 
  2. «Reforma do Espaço Cultural Renato Russo deverá ser iniciada este ano». IESB Portal de Jornalismo. 31 de agosto de 2015. Consultado em 8 de maio de 2016 
  3. «Grupo do DF quer transformar espaço Renato Russo em memorial do cantor». Distrito Federal. 16 de junho de 2015. Consultado em 8 de maio de 2016 
  4. Brasília, Agência. «Espaço Cultural Renato Russo recebe telhas». Agência Brasília. Consultado em 7 de abril de 2017