Espaço Cultural Renato Russo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Espaço Cultural Renato Russo é um centro cultural público e órgão pertencente à estrutura da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Está localizado em Brasília/DF, Brasil.

Compreende o Teatro Galpão, uma sala multiuso, uma sala de vídeo, uma sala de cinema, um galpão para oficinas, uma biblioteca, um mezanino, um espaço para laboratório e os escritórios da administração.

Possui vários prédios interligados. O mais antigo remonta à década de 1970, quando fora a sede da Fundação Cultural do Distrito Federal. Outras estruturas foram gradativamente incorporadas com o tempo, incluindo o Centro de Criatividade. Nos anos de 1980, o Espaço enfrentou período de declínio, mas a comunidade local se mobilizou para reativá-lo. O prédio foi reformado com base em um projeto de Antonio Eustáquio, subvencionado pela Fundação Mokiti Okada, e reinaugurado em 13 de setembro de 1993. Nessa mesma data, passou a contar com o nome atual, uma homenagem ao cantor Renato Russo (1960-1996), ex-integrante do grupo musical Legião Urbana.

Desde 20 de dezembro de 2013, o Espaço Cultural permanece interditado em virtude de suas condições físicas precárias. Os problemas incluem rachaduras, fiações expostas, portas danificadas, pichações e falta de acessibilidade, além de graves inadequações nas partes hidráulica, elétrica e estrutural do prédio[1]. Apesar de notificado pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (AGEFIS) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, o Governo do Distrito Federal ainda não concluiu as obras anunciadas para 2015[2], tampouco reabriu o estabelecimento.

Um grupo de fãs do cantor Renato Russo deseja transformar o Espaço Cultural Renato Russo em um memorial em homenagem ao músico[3].

Segundo informações da Agência Brasília, órgão oficial de imprensa do Governo do Distrito Federal, o Espaço possivelmente seria reaberto em 2017[4]. No entanto, tal promessa foi descumprida e sucessivos atrasos nas obras ocorreram, razão pela qual o prédio só seria reinaugurado em 30 junho de 2018[5][6].

Referências

  1. «Sem previsão de reabertura, Espaço Cultural Renato Russo pede socorro». Correio Braziliense. Consultado em 8 de maio de 2016. 
  2. «Reforma do Espaço Cultural Renato Russo deverá ser iniciada este ano». IESB Portal de Jornalismo. 31 de agosto de 2015. Consultado em 8 de maio de 2016. 
  3. «Grupo do DF quer transformar espaço Renato Russo em memorial do cantor». Distrito Federal. 16 de junho de 2015. Consultado em 8 de maio de 2016. 
  4. Brasília, Agência. «Espaço Cultural Renato Russo recebe telhas». Agência Brasília. Consultado em 7 de abril de 2017. 
  5. «Espaços culturais do DF fechados há anos deixam comunidade órfã». Metrópoles. Consultado em 29 de dezembro de 2017. 
  6. «Espaço Cultural Renato Russo reabre depois de cinco anos fechado». Agência Brasil. 30 de junho de 2018