Espada japonesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O desenho mostra as partes de uma lâmina de nihontō.

A espada japonesa (日本刀, nihontō?) descreve um conjunto de armas brancas produzidas utilizando uma técnica japonesa especial. Existem vários tipos de espadas japonesas que diferem de tamanho, forma, modelo, aplicação e método de fabrico. Alguns tipos mais comummente conhecidos de espadas japonesas são o tachi , katana, wakizashi, tantō, ōdachi, nagamaki e a naginata. A mais famosa espada é a katana, que, como a similar arma tachi, consiste num único gume sendo geralmente uma espada longa, tradicionalmente empregue por samurais do século XV.[1][2][3] Espadas foram confeccionadas desde o período Kofun, sendo que as armas feitas após o período Heian são geralmente curvas, havendo uma diversa gama de espadas, que diferem em tamanho, tipo de manufatura, molde e campo de aplicação. Algumas das mais conhecidas espadas japonesas são a katana, wakizashi, e a tachi. [4]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Uma espada japonesa e sua bainha.

Nos tempos modernos, o tipo mais conhecido das espadas japonesas é a Katana Shinogi-Zukuri, que consiste num único gume e apresenta uma ligeira curvatura naquilo que é uma espada longa, tradicionalmente usadas pelos samurais a partir do século XV.[1][2][3] Outros tipos de espadas japonesas foram também frequentemente empregues como as Tsurugi que eram espadas de de dois gumes;[5] ōdachi, nodachi, tachi, que são estilos mais antigos de uma longas espadas com um único gume; wakizashi, uma espada de tamanho médio; e a tantō que consistia numa espada de pequeno porte. Apesar de serem parte integrante de uma vara, a naginata e a yari são consideradas armas pertencentes à família nihonto devido aos métodos pelos quais foram forjadas.[6]

As espadas japonesas ainda são comummente vistas hoje em dia; espadas antigas reparadas pode ser facilmente encontradas à venda e em museus. Muitos desses exemplos podem ser vistos em exposições anuais organizadas pela All Japan Swordsmith Association, sob os auspícios do Nihontō Bunka Shinkō Kyōkai (Sociedade para a promoção da cultura da espada japonesa).[7] under the auspices of the Nihontō Bunka Shinkō Kyōkai (Society for the promotion of Japanese Sword Culture).[8]

Tipos[editar | editar código-fonte]

Os tipos de classificação dos sabres japoneses indicam a combinação da lâmina e sua montagem, determinando o estilo de uso da mesma. Uma lâmina mais curta e destinada a ser usada como tachi pode ser montada alternativamente como uma tachi koshirae e katana koshirae. Uma lâmina longa pode ser classificada como um wakizashi devido ao seu comprimento ser superior a 30 cm. No entanto, pode ter sido inicialmente montado e utilizado como um tantō o que deixa a distinção pelo comprimento um pouco arbitrária, mas necessária quando se refere a lâminas mais curtas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Katana». Webster's Third New International Dictionary, Unabridged. Merriam-Webster. 2002. Consultado em 17 de dezembro de 2007. a single-edged sword that is the longer of a pair worn by the Japanese samurai. 
  2. a b Daniel Coit Gilman, Harry Thurston Peck, Frank Moore Colby, ed. (1906). «Sword». The New International Encyclopaedia. Dodd, Mead and company. p. 765. Consultado em 19 de dezembro de 2007. ...one edged sword in general called a katana. 
  3. a b (em japonês) «Katana (かたな(刀)[[Ajuda:Japonês|?]])». Yahoo!Japan Dictionary/Daijisen. Shogakukan. Consultado em 19 de dezembro de 2007  Ligação wiki dentro do título da URL (ajuda)
  4. Nagayama, Kokan (1997). The Connoisseur's Book of Japanese Swords. Kodansha International. p. 49. ISBN 4-7700-2071-6 
  5. The arts of the Japanese sword, Basil William Robinson, Faber and Faber, 1961 p.28
  6. (em japonês) «Nihontō (にほんとう(日本刀)[[Ajuda:Japonês|?]])». Yahoo!Japan Dictionary/Daijisen. Shogakukan. Consultado em 19 de dezembro de 2007  Ligação wiki dentro do título da URL (ajuda)
  7. «All Japan Swordsmith Association». Consultado em 16 de fevereiro de 2010 
  8. Nihonto Bunka Shinko Kyokai Public Foundation: NBSK newsletter (September 2009) Retrieved 2010-02-16.


Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.