Gormiti, che miti: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aleth Bot (discussão | contribs)
m Bot: Eliminação automática de afluentes - solicitado em Usuária:Aleth Bot/Unlink
Linha 120: Linha 120:
*Nick: [[Fabricio Vila Verde]] (1ª temporada), [[Francisco Freitas]] (2ª temporada)
*Nick: [[Fabricio Vila Verde]] (1ª temporada), [[Francisco Freitas]] (2ª temporada)


*Jéssica: [[Bruna Laynes]] (1ª temporada), [[Thayná Almeida]] (2ª temporada)
*Jéssica: Bruna Laynes (1ª temporada), [[Thayná Almeida]] (2ª temporada)


*Lucas: [[Thiago Farias]] (1ª temporada), [[Lucas Gama]] (2ª temporada)
*Lucas: [[Thiago Farias]] (1ª temporada), [[Lucas Gama]] (2ª temporada)

Revisão das 21h14min de 7 de maio de 2016

Gormiti
Gormiti, che miti
Gormiti - O Retorno dos Senhores da Natureza (PT)
Gormiti: Os Senhores da Natureza (BR)
Gormiti, che miti
Os protagonistas Lucas, Toby e Nick transformados durante a segunda temporada
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 22 minutos
Criador(es) Leandro Consumi
Gianfranco Enrietto
País de origem  França
 Itália
Idioma original italiano
francês
Temporadas 3
Episódios 65 (lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Pascal Jardim
Tema de abertura Instrumental
Exibição
Emissora original França Canal J
Transmissão original 27 de outubro de 2008-16 de dezembro de 2011
Cronologia
Gormiti Nature Unleashed

Gormiti: Os Senhores da Natureza (Gormiti, che miti, no original), ou somente Gormiti é uma série de desenho animado italiana-francesa baseada numa franquia de brinquedos colecionáveis de mesmo nome criada por Leandro Consumi e Gianfranco Enrietto. A série fora produzida de 2008 a 2011 pelos estúdios Zodiak Entertainment’s, Giochi Preziosi e Marathon, a mesma de Três Espiãs Demais e Martin Mystery, rendendo 3 temporadas cada qual baseada numa coleção da franquia.

No Brasil a série foi primeiramente exibida na Rede Globo (através da TV Globinho)[1] em 3 de janeiro de 2011, tendo somente sua 1ª temporada exibida. Mais tarde a série passou a ser exibida pela Rede TV! (através do TV Kids) em sua 2ª temporada.[2] Em Portugal, a série foi primeiramente exibida na SIC, depois na SIC K e agora no Canal Panda.

Sinopse

Toby, Nick, Lucas e Jéssica são quatro amigos que moram na cidade de Ventury Falls. Aparentemente sendo crianças normais eles escondem um segredo, o de poderem se teletransportarem para Ilha Gorm, um lugar povoado por criaturas elementares chamadas Gormitis. Lá eles são capazes de se transformarem nos Senhores da Natureza, uma equipe de líderes Gormitis capazes de lutarem contra o mal de Magmion e seu exército da Lava a fim de restaurarem o equilíbrio ambiental tanto em Gorm com o na Terra.

Personagens

Senhores da Natureza

  • Tobias "Toby" Tripp: um garoto loiro e de olhos azuis Senhor do Mar. É irmão de Nick sendo praticamente o oposto dele, sendo completamente irresponsável e preguiçoso. Prefere ir a Gorm a ficar como o guardião do painel primal. Possui uma rivalidade com a Jéssica embora, no fundo, tenha uma queda por ela. Na sua forma Gormiti ele é azul, com longos cabelos loiros que, na verdade, são tentáculos, além de possuir uma máscara e armadura. Seus poderes incluem controlar a água, transformar seu punho numa garra e utilizar seus cabelos como tentáculos. Seu maior defeito é o seu medo de aranhas. Seu ancião é Tentaclion.

Frases: Poderes do mar! (se transformando), Eterno como as marés! (invocando seu poder dourado).

  • Nicholas "Nick" Tripp: um garoto de cabelos castanhos e óculos Senhor da Terra. É o irmão menor de Toby e o nerd da equipe, sendo bastante estudioso e cuidadoso. Uma de suas maiores ambições é a de querer ser o guardião, embora saiba lutar muito bem. Frequentemente briga com Toby, devido seus modos diferentes de pensar, mas no fundo são bons irmãos. Na sua forma Gormiti ele é marrom e amarelo com vários espinhos de pedra como cabelo, além de uma grande massa muscular bruta. Seus poderes incluem controlar a terra, transformar seu punho numa broca e super-força. Seu ancião é Roscalion.

Frases: Força da pedra! (se transformando), Indestrutível como uma montanha! (invocando seu poder dourado)

  • Jéssica Herleins: uma garota loira e de olhos azuis claros Senhora do Ar e a única garota da equipe. É corajosa, mas prefere mais ficar cuidado de sua beleza do que ficar lutando em Gorm. Possui também uma rivalidade com Toby embora que, no fundo, tenha uma queda por ele. Na sua forma Gormiti ela é coberta de penas brancas, com longos cabelos loiros, além de possuir as asas e o rosto rosado, com pequenas armaduras roxas. Seus poderes incluem voar, atirar penas e soltar furacões de suas mãos. Sua melhor amiga é a Gina. Seu ancião é Fenision.

Frases: Domínio dos ventos! (se transformando), Poderosa como os ventos selvagens! (invocando seu poder dourado).

  • Lucas Wanson: é um menino negro de cabelos pretos e olhos verdes Senhor da Floresta. É totalmente obcecado pela natureza, frequentemente protegendo as plantas ao seu redor. Sua maior admiradora é a Gina. Na sua forma Gormiti ele é verde, com uma armadura feita de madeira cobrindo partes de seu corpo, além de possuir cabelos longos feitos de cipó e um cavanhaque. Seus poderes incluem criar cipós, controlar as plantas e ainda conversar com elas. Seu ancião é Troncalion.

Frases: Energia da floresta! (se transformando), Puro como recém nascido! (invocando seu poder dourado).

Vilões

  • Magmion - Líder dos Gormitis de Lava, e o mais poderoso dos Gormitis de fogo. É o principal antagonista da 1ª temporada, sempre liderando seu exército contra os demais povos de Gorm com a determinação de destruir os outros povos e também dominar a Terra. Ele tem como principais servos Lavor e Aranha, além de ser o dono do Guardião Ancião Drakkon. Perde sua importância a partir da 2ª temporada com a chegada de seu mestre Obscurio, líder dos gormitis das trevas. Ele se assemelha com um lagarto antropomórfico, com uma cabeça redonda, um rabo enorme, imensas placas em suas costas, além de um gancho no lugar de uma das mãos.
  • Obscurio - Senhor da escuridão e mestre de Magmion. Ele aparece na 2 temporada como o principal antagonista. Nos primeiros episódios era mostrado como um ser fraco obrigando Magmion e seus servos a buscarem artefatos que lhe dessem cada vez mais poder. No final da temporada após a morte do Supremo Luminoso foi selado dentro de um buraco negro onde a fuga é impossível.
  • Armageddon - Aparece a partir da 2ª temporada como servo de Obscurio juntamente com Magmion liderando grande parte das missões mandadas por seu mestre.
  • Lavion - Servo de Magmion. É um dos principais antagonista na 1ª temporada. Um Gormiti de lava muito esnobe, arrogante e orgulhoso que se acha o maior e mais poderoso Gormiti de todos. Apesar da sua aparência bruta Lavion faz do tipo de um vilão incompetente que vive a fracassar ao lado de seu ajudante Bombos. Na segunda temporada ele aparece somente em 1 episódio aparentando estar mais sério. Ele possui uma garra poderosa muito similar a uma lula além de uma mandíbula com dentes afiados.
  • Bombos - O ajudante de Lavion. É um Gormiti de lava forte, mas de pouca inteligência e raciocínio. Frequentemente é comandado pelo seu "chefe" Lavion para lutar contra os Senhores da Natureza e os demais povos de Gorm. Ele possui três bocas, sendo que duas delas estão na área de seu peitoral, além de possuir um canhão no lugar de um dos braços. Ele só aparece na primeira temporada.
  • Lavor - Um dos principais servos de Magmion. Frequentemente fica patrulhando Gorm e fazendo ataques aos outros povos com seu exército de soldados de lava. Seu corpo é composto em maior parte de lava, tendo a cabeça e os ombros do formato de vulcões, além de possuir um canhão bem grosso no lugar de um dos braços.
  • Orrore - Servo de Magmion e o terceiro Gormiti de lava mais poderoso, depois de Magmion e Armageddon. Ele possui uma grande força muscular, com uma cabeça similar a de um caranguejo, com dois chifres, espinhos nas costas e um canhão substituindo um dos braços.
  • Cospe Fogo - Outro servo de Magmion. É ciclope e possui o poder de hipnotizar outros Gormitis através de seu olho. Assim como Lavion é muito arrogante e se acha o maioral frequentemente falando bem de seu olho. Ele possui uma cabeça enorme com duas presas entre sua boca, além de possuir fendas em seus dedos capazes de jorrarem fogo.
  • Aranha, o Cruel - Braço direito de Magmion em seu castelo. É considerado como um dos mais perversos Gormitis do reino, segundo Razzle. Ocupou o lugar de Martelo Flamejante como parceiro de Magmion, após este ser banido por uma tentativa de traição.
  • Martelo Flamejante Ex-parceiro de Magmion que foi banido do reino da lava. Em um dos episódios ele tenta se aliar a Toby, porém acaba traindo ele para tentar manipular Magmion e tomar seu lugar como líder, o que acaba dando em falha.

Aliados

  • Razzle: é um pequeno dinossauro amigável que sempre diz às crianças quando há problemas em Gorm. Tem a forma de um lagarto para evitar chamar muita atenção. Sempre que há um problema, aparece na hora certa. É o mascote da equipe que foi escolhido pelo próprio sábio, na era dos dinossauros. Sempre assusta os quatro amigos aparecendo de repente. Às vezes vai junto com os outros á ilha de Gorm.

Frases: E o guardião é... (durante o sorteio do guardião), É com você garoto! (logo após alguém ser sorteado pra ser o guardião).

  • Supremo Luminoso - Senhor da luz e o aliado principal dos senhores na natureza na segunda temporada. É ele quem dá ao grupo seus novos poderes assim como suas armaduras douradas. Possui uma eterna rivalidade com Obscurio, o procurando deter a qualquer custo.

Frases: Testemunhem o poder da luz! (passando seus poderes pros senhores da natureza)

Secundários

  • Sr. e Sra. Tripp - Pais de Toby e Nick. Não aparecem com tanta frequência e nem desconfiam que seus filhos sejam Gormitis ou arrisquem suas vidas em Gorm.
  • Ike Pickney - Um colega de classe de Toby, Nick, Lucas e Jéssica. Detesta Toby e seus amigos. Só aparece na 1ª temporada.
  • Paula Pickney - Irmã caçula de Ike. Vive tentando desmascarar Toby, Nick, Lucas e Jéssica, sem sucesso. Assim como Ike só aparece na 1ª temporada.
  • Gina Louren - Melhor amiga de Jessica. É bastante ligada em moda e é apaixonada por Lucas. Assim como Ike e Paula ela só aparece na 1ª temporada.

Povos de Gorm

Lado do Bem
  • Povo do Mar: - São liderados por Toby e vivem nas profundezas do mar de Gorm. Possuem a pele num tom azul e amarelo e são capazes de controlarem a água em seu ambiente.
  • Povo da Terra: - São liderados por Nick e vivem em lugares desertos e secos em Gorm. Possuem a pele num tom amarelo e marrom e são capazes de levantar grandes pesos assim como controlar a terra.
  • Povo da Floresta: - São liderados por Lucas e moram nas florestas de Gorm. Possuem a pele num tom verde e marrom e são capazes de controlar plantas.
  • Povo do Ar: - São liderados por Jéssica e moram em cidades nos céus de Gorm. Possuem a pele num tom lilás e branco e são capazes de controlar furacões como também voar.
  • Povo da Luz: - São liderados pelo Supremo Luminoso e moram num lugar escondido nos céus de Gorm. Possuem a pele branca e dourada e são capazes de controlar a luz. Só aparece na 2ª temporada.
Lado do Mal
  • Povo do Lava: - São liderados por Magmion e moram no interior do um vulcão de Gorm. Possuem a pele num tom vermelho e marrom e são capazes de fazer ataques de fogo. São os principais antagonistas da 1ª temporada.
  • Povo da Escuridão: - São liderados por Obscurio e vem de um lugar desconhecido em Gorm. Possuem a pele negra e avermelhada e são capazes de controlar a escuridão. Só aparece na 2ª temporada.

Dublagem

No Brasil a primeira temporada da série foi dublada no Rio de Janeiro pelo estúdio Sérgio Moreno Filmes sendo exibida pela TV Globinho na Rede Globo em 3 de janeiro de 2011, permanecendo com o contrato dela até hoje. Já a segunda foi dublada em São Paulo pelo estúdio Luminus sendo exibida pelo TV Kids na Rede TV desde 6 de agosto de 2012. Já a terceira temporada nunca foi transmitida no Brasil permanecendo inédita até hoje.

  • Toby: Yan Gesteira (1ª temporada), Alex Minei (2ª temporada)
  • Senhor do Mar: Fernando Lopes (1ª temporada), Alex Minei (2ª temporada)
  • Magmion: Luiz Carlos Persy (1ª temporada), Sidney César (2ª temporada)

Temporadas

  • 1ª Temporada: O Retorno dos Senhores da Natureza - Mostram as aventuras de Toby, Nick, Jéssica e Lucas em Gorm lutando contra o Povo da Lava liderados por Magmion e salvando os demais povos de sua ira ao mesmo tempo que aprendem os segredos de Gorm.
  • 2º Temporada: A Era do Eclipse Supremo - Depois de várias batalhas entre os Senhores da Natureza e o Povo da Lava, Magmion liberta seu mestre Obscurio das trevas para ajudá-lo a dominar Gorm. Nisso aparece o Supremo Luminoso que dá novos poderes para os Senhores da Natureza além de armaduras douradas.
  • 3ª Temporada: Evolução Neogânica - Se passa um ano sem problemas em Gorm e um dia acontecem coisas estranhas. Então eles vão ao painel primal mas, quando chegam, está tudo destruído. Acabam ganhando novos poderes e podem se transformar na terra ou em Gorm.

Jogo

A Konami lançou ano passado o game Gormiti: Lords of Nature. O jogo esta previsto para lançar no brasil em 2012.

Curiosidades

  • No Brasil a série foi apresentada somente até a segunda temporada, enquanto que a terceira nunca foi transmitida.
  • Gormiti foi o primeiro desenho animado da Marathon a ser transmitido em outro canal aberto após sua exibição na Rede Globo, no caso a RedeTV!, além de ser um dos poucos a não serem transmitidos em canais fechados juntamente de Os Incríveis Espiões.
  • No episódio Lucas Continua Verde Ike faz uma menção ao Hulk quando se depara com Lucas transformado em Gormiti.
  • É desconhecida as origens dos heróis de como eles ganharam seus poderes e conheceram Razzle e o Painel Primal, pois isto nunca foi mostrado em nenhum episódio da série.
  • Há um erro na tradução dos nomes de alguns personagens na dublagem brasileira, que não se coincide com a versão lançada dos brinquedos como "Lança Fogo" que é chamado de "Cospe Fogo", "Aracnus" que é chamado de "Aranha" ou "Morterror" que é chamado de "Orrore".
  • Na primeira temporada ocorrem alguns erros de animação principalmente em Razzle, tendo episódios em que ele aparece com linhas pretas na barriga por alguns instantes, ou cenas onde suas narinas desaparecem.
  • A série possui uma certa semelhança ao anime Digimon Frontier e ao desenho Chaotic, pois ambos são baseados em franquias infantis de brinquedos baseados em monstros, suas histórias narram viagens por dimensões mágicas e os protagonistas se transformam nas criaturas referentes a série.

Referências

Ligações externas

Predefinição:Gormiti