Manguebeat: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Colocando o nome completo de uma das bandas.
m Mangue Bit Gospel existe e se chama Zé do Mangue.
Etiquetas: Possível conteúdo ofensivo Editor Visual
Linha 53: Linha 53:
== Ligações externas ==
== Ligações externas ==
{{wikisource|Caranguejos com cérebro|Caranguejos com cérebro}}
{{wikisource|Caranguejos com cérebro|Caranguejos com cérebro}}
* {{Link||2=http://www.trama.com.br/mundos/brasileiro/atitude/mangue/ |3=}}Banda de Manguebeat Gospel existe! No ano de 1995 a Banda Tempero lançou um CD intitulado "Mangue". esta mesma banda passou a ser chamada pelo nome do vocalista Zé do Mangue a partir do ano 2000. Zé do Mangue também gravou um CD em 2008 intitulado "Outros Vales" o que chamou muito a atenção do público gospel para um movimento que já acontecia desde 1994 com a Banda Nova que toca até hoje ritmos de Pernambuco: coco de roda, ciranda, frevo e outros mais.Pode ser encontrado o material de Zé do Mangue nos endereços de fonte: Bandas de Garagem, Palco MP3 e Homepage Musicas de Pernambuco.
* {{Link||2=http://www.trama.com.br/mundos/brasileiro/atitude/mangue/ |3=}}
* {{Link||2=http://www.manguebeat.com.br/ |3=}}
* {{Link||2=http://www.manguebeat.com.br/ |3=}}Zé do Mangue é um conservador do mangue bit dos anos 90 cantados por Chico Science e Nação Zumbi, não sendo cover mas aderindo as características da descrição de um mangue boy.


{{Gêneros de música popular do Brasil}}
{{Gêneros de música popular do Brasil}}

Revisão das 04h07min de 11 de janeiro de 2017

Mangue Beat
Manguebeat
Caranguejo da Rua da Aurora, no Recife. O caranguejo é tido como símbolo do Manguebeat.
Origens estilísticas Rock
(rock psicodélico, funk rock, grunge, rap rock, rock alternativo, por vezes hardcore punk/punk rock),
Rap, Hip hop,
Música regional pernambucana
(Maracatu, Frevo, coco, cavalo marinho),
MPB (Samba, Tropicália),
Música Eletrônica
Contexto cultural Início da década de 1990 em Recife (Brasil)
Instrumentos típicos Guitarra, Baixo, Bateria, instrumentos de percussão (Alfaia, caixa, etc.), Sampler, Scratching
Formas regionais
Pernambuco, Brasil

Predefinição:Portal-rock

Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat)[1] é um movimento contracultura surgido no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop[2], funk rock e música eletrônica[3]. O movimento tem como principais críticas o abandono econômico-social do mangue, da desigualdade de Recife (não apenas desta, sendo apenas um reflexo do descaso do Estado fora do eixo Rio-São Paulo).

Apesar de ter bases já na década de 1970 com o guitarrista Robertinho de Recife com os álbuns "Jardim da Infância" (1977), "Robertinho no Passo" (1978) e "E Agora pra Vocês... Suingues Tropicais" (1979), o Manguebeat tem como ícone o músico Chico Science, falecido vocalista da banda Nação Zumbi, que junto com Fred 04, Renato L e Helder Aragão, idealizaram o rótulo "mangue", divulgando ideias, ritmos e contestações do Manguebeat. Fred, vocalista da banda Mundo Livre S/A, foi autor do primeiro manifesto do Mangue de 1992, intitulado "Caranguejos com cérebro".

O objetivo do movimento surgiu de uma metáfora idealizada por Zero Quatro, ao trabalhar em vídeos ecológicos. Como o ecossistema mangue é chave na biodiversidade global,[4] o Manguebeat precisava formar uma cena musical tão rica e diversificada como os manguezais. Devido a principal bandeira do mangue ser a diversidade, a agitação na música contaminou outras formas de expressão culturais como o cinema, a moda e as artes plásticas. O Manguebeat influenciou muitas bandas de Pernambuco e do Brasil, sendo o principal motor para Recife voltar a ser um centro musical, e permanecer com esse título até hoje.

Com o surgimento de várias bandas no cenário recifense, gravadoras como Sony, Virgin e outras famosas, deram início a uma contratação de bandas que se incluíam nesse cenário Mangue.

Notáveis bandas do gênero Manguebeat incluem Mundo Livre S/A, Chico Science & Nação Zumbi, Sheik Tosado, Mestre Ambrósio, DJ Dolores, Comadre Fulozinha, Jorge Cabeleira e o Dia em que Seremos Todos Inúteis, Eddie, Via Sat e Querosene Jacaré.

Referências

Notas


  1. Do Mangue ao Manguebeat
  2. Silvio Essinger. «Mangue Beat». CliqueMusic 
  3. Reinado Caruso. «Recife - O 'mangue beat'». Folha de S.Paulo 
  4. Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura. «Estudio temático de FRA 2005 sobre manglares» 
Bibliografia
  • João Freire Filho, Paulo Vaz (2006). Construções do tempo e do outro: representações e discursos midiáticos sobre a alteridade. [S.l.]: Mauad Editora Ltda. 117 páginas. 9788574782058 

Ligações externas

Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Caranguejos com cérebro
  • http://www.trama.com.br/mundos/brasileiro/atitude/mangue/  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Banda de Manguebeat Gospel existe! No ano de 1995 a Banda Tempero lançou um CD intitulado "Mangue". esta mesma banda passou a ser chamada pelo nome do vocalista Zé do Mangue a partir do ano 2000. Zé do Mangue também gravou um CD em 2008 intitulado "Outros Vales" o que chamou muito a atenção do público gospel para um movimento que já acontecia desde 1994 com a Banda Nova que toca até hoje ritmos de Pernambuco: coco de roda, ciranda, frevo e outros mais.Pode ser encontrado o material de Zé do Mangue nos endereços de fonte: Bandas de Garagem, Palco MP3 e Homepage Musicas de Pernambuco.
  • http://www.manguebeat.com.br/  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Zé do Mangue é um conservador do mangue bit dos anos 90 cantados por Chico Science e Nação Zumbi, não sendo cover mas aderindo as características da descrição de um mangue boy.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.