Wikipédia:Pedidos a verificadores/Érico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Resultado da avaliação
 
m
Linha 49: Linha 49:
;Nota 5: Assinam o texto acima, atestando integralmente a veracidade das informações veiculadas, os verificadores da Wikipédia em português:
;Nota 5: Assinam o texto acima, atestando integralmente a veracidade das informações veiculadas, os verificadores da Wikipédia em português:


#[[User:EVinente|EVinente]]: [[Usuário:EVinente|<span style="font-size:small;color:blue;font-family:Tahoma;">Edilson Vinente</span>]]<sup>[[Usuário Discussão:EVinente|fale comigo]]</sup> 12h07min de 7 de março de 2017 (UTC)
#[[User:EVinente|EVinente]]:
#[[User:Marcelo Victor|Marcelo Victor]]:
#[[User:Marcelo Victor|Marcelo Victor]]:
#[[User:RadiX|RadiX]]: <span style="font-family:Arial; font-weight:bold;">[[User:RadiX|<span style="color:black;">R<span style="font-size:0.8em; font-variant:small-caps; text-decoration:overline;">adi</span>X</span>]][[User talk:RadiX|<span style="color:grey;">∞</span>]]</span> 12h06min de 7 de março de 2017 (UTC)
#[[User:RadiX|RadiX]]: <span style="font-family:Arial; font-weight:bold;">[[User:RadiX|<span style="color:black;">R<span style="font-size:0.8em; font-variant:small-caps; text-decoration:overline;">adi</span>X</span>]][[User talk:RadiX|<span style="color:grey;">∞</span>]]</span> 12h06min de 7 de março de 2017 (UTC)

Revisão das 12h07min de 7 de março de 2017

Verificamos o material encaminhado por e-mail aos verificadores, na sequência da denúncia realizada nesta página, e concluímos que os registros do diálogo (screenshots) do qual o usuário Érico participou são verídicos, não havendo indícios de montagem ou adulteração do conteúdo.

Pela conversação, o próprio Érico afirmou:

  • Ter acesso à conta de um outro administrador da ptwiki - o que representaria uma violação dos Termos de Uso da WMF. (Érico escreveu que este usuário lhe "deu" a conta em 2013).
  • Ter solicitado a ajuda do usuário Antero de Quintal para convocar vários usuários offwiki (ao menos 10 foram citados nominalmente) para votarem no seu pedido para verificador de contas, em fevereiro de 2016. Vários desses usuários votaram a favor, após terem sido contatados. Érico escreveu que Antero de Quintal lhe devia um "favor" e, portanto, pediria a sua ajuda.
  • Ter feito um grande volume de solicitações, com o objetivo de virar o resultado da votação a seu favor.
  • Ter consciência de estar fazendo algo errado e estar a par das consequências, caso fosse denunciado.

Após uma extensa discussão local, os verificadores encaminharam o material também para a análise dos stewards. Teve sequência, então, outra discussão considerável, na qual os stewards que avaliaram o caso sugeriram que:

  • O usuário Érico deveria ser submetido a um pedido de remoção ("a vote of [no] confidence"), pois, embora não tenha abusado da ferramenta de checkuser, traiu a confiança da comunidade que o elegeu.
  • A comunidade deveria ter conhecimento completo do caso. Isto, no entanto, deveria ser realizado sem a divulgação dos registros privados de comunicação, de modo a não ferir a política de privacidade.
  • O ocorrido é "lamentável".

Alguns stewards, por sua vez, sugeriram que a Wikimedia Foundation fosse comunicada sobre o fato.

Após tomar ciência da denúncia e ter acesso ao material, a WMF realizou uma verificação nas contas dos usuários Érico e Belanidia. Pelo resultado, constatou-se que o Érico sempre editou com IPs do Brasil, em conformidade com a localização geográfica divulgada em sua página de usuário. A usuária Belanidia, no entanto, tem utilizado apenas um endereço IP, que indica a localização de Portugal mas é também um proxy-HTTP com várias portas abertas.

Tendo-se vista em tudo o que foi constatado até o momento, consideramos que a comunidade deverá pronunciar-se a respeito, seja através de pedidos de remoção das ferramentas do usuário Érico, e/ou por meio de uma discussão de bloqueio para os usuários Érico e Antero de Quintal, por subversão do sistema e abuso da Wikipédia para provar um ponto de vista.

Nota 1
A WMF concordou com a publicação deste parecer e seu respectivo conteúdo.
Nota 2
O material da denúncia será disponibilizado na checkwiki, a fim de que o usuário Érico tenha plena ciência do que nos foi apresentado (embora possa ter acesso a ele por meio dos registros do chat que utilizou para travar os diálogos), e seja capaz de apresentar o seu lado da história.
Nota 3
A checkwiki é um meio de comunicação privada, e a inserção dos dados no site também foi feita mediante ciência prévia da WMF, e com a concordância do denunciante (via e-mail)
Nota 4
A demora na apresentação de um parecer foi motivada pela tramitação do caso em várias instâncias, pela complexidade da avaliação, e também em razão dos diferentes fusos horários em que os agentes mobilizados se encontravam.
Nota 5
Assinam o texto acima, atestando integralmente a veracidade das informações veiculadas, os verificadores da Wikipédia em português:
  1. EVinente: Edilson Vinentefale comigo 12h07min de 7 de março de 2017 (UTC)[responder]
  2. Marcelo Victor:
  3. RadiX: RadiX 12h06min de 7 de março de 2017 (UTC)[responder]
  4. Teles:

RadiX, em nome dos verificadores, às 12h06min de 7 de março de 2017 (UTC)[responder]