Erisum I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Navegação no histórico de edições: ← ver edição anterior (dif) ver edição seguinte → (dif) ver última edição → (dif)


Erisum I
Nascimento século XX a.C.
Morte século XIX a.C.
Cidadania Assíria
Progenitores
  • Ilu-shuma
Ocupação soberano

Erisum I ou Erishum I (inscrito m e-ri-šu , ou m APIN- ì; lit. "Ele desejou"[1]) foi rei da Assíria, reinando de 1 974 a.C. até 1 935 a.C., e também foi filho de Ilussuma e sucedido por seu irmão Icunum. Foi contemporâneo de Samuabum, o primeiro rei da Babilônia.

Biografia

Seguindo o exemplo de seu pai, Erisum I proclamou isenções fiscais ou, como Michael Hudson interpretou:

"Erisum I proclamou uma 'remissão de dívidas' pagáveis ​​em prata, ouro, cobre, estanho, cevada, lã, penugem chaff".

Isso aparece em uma inscrição em um lado de um grande bloco quebrado de alabastro,[i 1]  aparentemente descrito como um ṭupu. A depressão superficial no topo levou alguns a identificá-lo como uma tomada de porta.[2]

Suas numerosas inscrições contemporâneas comemoram a construção do templo de Assur, chamado “Touro Selvagem”, com seu pátio e dois barris de cerveja e as maldições que os acompanham àqueles que os usariam para os propósitos pretendidos. Outras construções cívicas de Erisum I incluíam o templo de Istar e o de Adade. Ele havia exercido domínio eminente para limpar uma área do Portão das Ovelhas até o Portão do Povo para abrir caminho para a ampliação da muralha da cidade, para que ele pudesse se gabar de que "fiz uma muralha mais alta que a muralha que meu pai havia construído".[3]  Seus esforços foram lembrados pelos reis posteriores Samsiadade I, em sua dedicação de reconstrução, e Salmanaser I, que observou que se passaram 159 anos entre o trabalho de Erisum e o de Samsiadade, e mais 580 anos até a sua quando um incêndio o destruiu.

Precedido por
Ilussuma
Issi'ac Assur
1974 a.C. - 1935 a.C.
Sucedido por
Icunum

Inscrições

  1. BM 115689, Ass. 16850

Referências

  1. E. Frahm (1998). K. Radner (ed.). The Prosopography of the Neo-Assyrian Empire, Volume 1, Part II: A. The Neo-Assyrian Text Corpus Project. p. 404.
  2. J. E. Reade (2001). "A monument of Erišum I from Aššur". Revue d'assyriologie et d'archéologie orientale.
  3. A. K. Grayson (1972). Assyrian Royal Inscriptions, Volume 1. Otto Harrassowitz. pp. 8–15, 20, 84–85.