Lewis Henry Morgan: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 24: Linha 24:
Na selvageria média e superior e na barbárie domina o critério do parentesco na constituição de gens, [[fratrias]], tribos e confederação de tribos - a Societas; na civilização triunfa o critério da classe e da propriedade - a [[Civitas]].
Na selvageria média e superior e na barbárie domina o critério do parentesco na constituição de gens, [[fratrias]], tribos e confederação de tribos - a Societas; na civilização triunfa o critério da classe e da propriedade - a [[Civitas]].


O trabalho efectuado por Morgan ultrapassa assim os limites dos dois grandes domínios onde se centram as preocupações da sua época (o da família e o da religião), abrangendo outros aspectos da organização humana. Na sua recolha de informações, junto do povo [[Iroquês]], Morgan irá constatar que no seu sistema terminológico é aplicada uma forma diferente de tratamento entre os primos paralelos e os primos cruzados cruzados (G=PX). No seguimento do seu trabalho, descobre que a mesma forma de tratamento sucede com outros povos ameríndios, e desta constatação irá alargar o seu estudo a outros pontos do globo (onde, para além da ajuda de outros “informantes”, recorre aos trabalhos de Max Muller e de [[MacLennan]]). Através da realização de investigações com a ajuda de missionários, a recolha de uma grande massa de informação irá, mais tarde, e num plano mais interpretativo, considerar que existem essencialmente dois grandes sistemas de parentesco: sistemas classificatórios (o mesmo termo é aplicado a uma mesma classe de parentes) e sistemas descritivos (a nomenclatura do parentesco segue o parentesco biológico, utilizando um termo para cada membro da família nuclear, que não é utilizado fora desta).
O trabalho efetuado por Morgan ultrapassa assim os limites dos dois grandes domínios onde se centram as preocupações da sua época (o da família e o da religião), abrangendo outros aspectos da organização humana. Na sua recolha de informações, junto do povo [[Iroquês]], Morgan irá constatar que no seu sistema terminológico é aplicada uma forma diferente de tratamento entre os primos paralelos e os primos cruzados cruzados (G=PX). No seguimento do seu trabalho, descobre que a mesma forma de tratamento sucede com outros povos ameríndios, e desta constatação irá alargar o seu estudo a outros pontos do globo (onde, para além da ajuda de outros “informantes”, recorre aos trabalhos de Max Muller e de [[MacLennan]]). Através da realização de investigações com a ajuda de missionários, a recolha de uma grande massa de informação irá, mais tarde, e num plano mais interpretativo, considerar que existem essencialmente dois grandes sistemas de parentesco: sistemas classificatórios (o mesmo termo é aplicado a uma mesma classe de parentes) e sistemas descritivos (a nomenclatura do parentesco segue o parentesco biológico, utilizando um termo para cada membro da família nuclear, que não é utilizado fora desta).
Assim, após o estudo efectuado através da observação directa dos Iroqueses e de outras tribos ameríndias, o autor irá construir uma teoria sobre os sistemas de consanguinidade e de afinidade (Sistems of Consanguinity an Afinity of the Human Family, 1871), cujo seguimento posterior dará lugar à obra de síntese do seu pensamento (The Primitive Society, 1877), que influenciou marcadamente o pensamento antropológico posterior. O autor classifica as “quatro categorias de factos que acompanham, em linhas paralelas, os caminhos do progresso humano do estado selvagem à civilização” (Morgan, 1973:9). Estas categorias compreendem essencialmente os pontos seguintes:
Assim, após o estudo efetuado através da observação direta dos Iroqueses e de outras tribos ameríndias, o autor irá construir uma teoria sobre os sistemas de consangüinidade e de afinidade (Sistems of Consanguinity an Afinity of the Human Family, 1871), cujo seguimento posterior dará lugar à obra de síntese do seu pensamento (The Primitive Society, 1877), que influenciou marcadamente o pensamento antropológico posterior. O autor classifica as “quatro categorias de fatos que acompanham, em linhas paralelas, os caminhos do progresso humano do estado selvagem à civilização” (Morgan, 1973:9). Estas categorias compreendem essencialmente os pontos seguintes:


1. A estreita associação entre a organização dos meios de subsistência e as tecnologias resultantes da relação do Homem com o meio ambiente, no âmbito da qual terá igualmente havido uma correspondência directa entre o grau de desenvolvimento técnico e o grau de desenvolvimento social. O autor refere como ponto de transição entre os diversos estádios evolutivos, as inovações e as descobertas tecnológicas. Estas “estão em directa relação com o progresso da humanidade, assinalando a sua marcha por uma série de etapas sucessivas” (Morgan, 1973:8).
1. A estreita associação entre a organização dos meios de subsistência e as tecnologias resultantes da relação do Homem com o meio ambiente, no âmbito da qual terá igualmente havido uma correspondência direta entre o grau de desenvolvimento técnico e o grau de desenvolvimento social. O autor refere como ponto de transição entre os diversos estádios evolutivos, as inovações e as descobertas tecnológicas. Estas “estão em direta relação com o progresso da humanidade, assinalando a sua marcha por uma série de etapas sucessivas” (Morgan, 1973:8).


2. A organização das instituições sociais e civis, que se foram desenvolvendo “a partir de certos germes elementares do pensamento”(Morgan, 1973:14), primeiro em torno das relações de parentesco, passando pela gradual instituição da transmissão hereditária de cargos e de bens - através do reconhecimento e da consolidação dos laços de sangue -, para chegar à afirmação da individualidade, com o aumento de bens e da propriedade privada. À transição de uma fase para a outra, o autor vai fazer corresponder duas diferentes formas de organização política (a democracia primitiva, sem Estado, que designa por Societas, e a organização Civitas, onde a democracia cede lugar ao Estado).
2. A organização das instituições sociais e civis, que se foram desenvolvendo “a partir de certos germes elementares do pensamento”(Morgan, 1973:14), primeiro em torno das relações de parentesco, passando pela gradual instituição da transmissão hereditária de cargos e de bens - através do reconhecimento e da consolidação dos laços de sangue -, para chegar à afirmação da individualidade, com o aumento de bens e da propriedade privada. À transição de uma fase para a outra, o autor vai fazer corresponder duas diferentes formas de organização política (a democracia primitiva, sem Estado, que designa por Societas, e a organização Civitas, onde a democracia cede lugar ao Estado).

Revisão das 15h17min de 6 de maio de 2008

Lewis Henry Morgan

Lewis Henry Morgan (Rochester, 21 de Novembro de 181817 de dezembro de 1881) foi um antropólogo, etnólogo e escritor norte-americano. Considerado um dos fundadores da antropologia moderna, fez pesquisa de campo entre os iroqueses, de onde retirou material para sua reflexão sobre cultura e sociedade.

Morgan nasceu em 1818 no estado norte-americano de Nova Iorque. Cursou Direito no Union College, tendo exercido a profissão de advogado por algum tempo em Aurora e Rochester. Envolveu-se com política, filiando-se ao Partido Republicano; foi deputado e depois senador. Foi quando se interessou por antropologia e pelas questões ligadas aos iroqueses.

Entre seus estudos destaca-se o do parentesco, no qual Morgan tenta estabelecer conexões de sistemas de parentesco em escala global (Systems of Consanguinity and Affinity of the Human Family, 1871) ; e o estudo sobre a evolução das sociedades humanas consagrado em Ancient Society (1877), no qual distingue três estados de evolução da humanidade: selvageria, barbárie e civilização.

Lewis Morgan, nos finais do século XIX, foi o pioneiro na sistematização dos estudos sobre o parentesco - um conjunto de nomenclaturas utilizadas para designar um certo tipo de tratamento social. São estes estudos que o conduzem ao interesse pelas instituições e pela família - no que respeita à primeira, o autor vai opor duas formas de organização - Societas e Civitas. Esta teoria assenta numa visão evolucionista que postula a passagem de uma organização democrática, sem Estado, baseada no parentesco, para uma outra em que o território e a propriedade assumem papel fundamental, cedendo a democracia os seus direitos ao Estado. Quanto à família, o autor entende que as formas que esta foi sucessivamente adquirindo resulta dos “grandes sistemas de consanguinidade e de afinidade que subsistiram até aos nossos dias(...), os quais ilustram “as relações de parentesco existentes na família nos diversos períodos em que cada um deles se formou.”(Morgan, 1973:9). A teoria evolucionista de Morgan constitui também uma forte oposição ao paradigma bíblico, uma vez que este defende a “impossibilidade de continuar a evocar a teoria da degradação humana para explicar a existência de selvagens e bárbaros”(Morgan, 1973:18). Pelo que então já se conhecia das sociedades australianas, polinésias, ameríndias e das civilizações grega e romana, o autor considerou que estas eram “excelentes exemplos das seis grandes etapas da história da humanidade (constantando que) o progresso foi essencialmente o mesmo nas tribos e nações com igual estádio de desenvolvimento, embora vivendo em continentes diferentes e separadas umas das outras.”Este argumento leva o autor a concluir pela “unidade de origem do género humano” (Morgan, 1973:29-30), pelo que Morgan é levado a formular as etapas do processo evolutivo da seguinte forma:

a) Selvageria

  • inferior (estado de total promiscuidade, ligado à ausência de regras de parentesco e de

organização social)

  • média
  • superior

b)Barbárie

  • inferior
  • média
  • superior

c) Civilização

Na selvageria média e superior e na barbárie domina o critério do parentesco na constituição de gens, fratrias, tribos e confederação de tribos - a Societas; na civilização triunfa o critério da classe e da propriedade - a Civitas.

O trabalho efetuado por Morgan ultrapassa assim os limites dos dois grandes domínios onde se centram as preocupações da sua época (o da família e o da religião), abrangendo outros aspectos da organização humana. Na sua recolha de informações, junto do povo Iroquês, Morgan irá constatar que no seu sistema terminológico é aplicada uma forma diferente de tratamento entre os primos paralelos e os primos cruzados cruzados (G=PX). No seguimento do seu trabalho, descobre que a mesma forma de tratamento sucede com outros povos ameríndios, e desta constatação irá alargar o seu estudo a outros pontos do globo (onde, para além da ajuda de outros “informantes”, recorre aos trabalhos de Max Muller e de MacLennan). Através da realização de investigações com a ajuda de missionários, a recolha de uma grande massa de informação irá, mais tarde, e num plano mais interpretativo, considerar que existem essencialmente dois grandes sistemas de parentesco: sistemas classificatórios (o mesmo termo é aplicado a uma mesma classe de parentes) e sistemas descritivos (a nomenclatura do parentesco segue o parentesco biológico, utilizando um termo para cada membro da família nuclear, que não é utilizado fora desta). Assim, após o estudo efetuado através da observação direta dos Iroqueses e de outras tribos ameríndias, o autor irá construir uma teoria sobre os sistemas de consangüinidade e de afinidade (Sistems of Consanguinity an Afinity of the Human Family, 1871), cujo seguimento posterior dará lugar à obra de síntese do seu pensamento (The Primitive Society, 1877), que influenciou marcadamente o pensamento antropológico posterior. O autor classifica as “quatro categorias de fatos que acompanham, em linhas paralelas, os caminhos do progresso humano do estado selvagem à civilização” (Morgan, 1973:9). Estas categorias compreendem essencialmente os pontos seguintes:

1. A estreita associação entre a organização dos meios de subsistência e as tecnologias resultantes da relação do Homem com o meio ambiente, no âmbito da qual terá igualmente havido uma correspondência direta entre o grau de desenvolvimento técnico e o grau de desenvolvimento social. O autor refere como ponto de transição entre os diversos estádios evolutivos, as inovações e as descobertas tecnológicas. Estas “estão em direta relação com o progresso da humanidade, assinalando a sua marcha por uma série de etapas sucessivas” (Morgan, 1973:8).

2. A organização das instituições sociais e civis, que se foram desenvolvendo “a partir de certos germes elementares do pensamento”(Morgan, 1973:14), primeiro em torno das relações de parentesco, passando pela gradual instituição da transmissão hereditária de cargos e de bens - através do reconhecimento e da consolidação dos laços de sangue -, para chegar à afirmação da individualidade, com o aumento de bens e da propriedade privada. À transição de uma fase para a outra, o autor vai fazer corresponder duas diferentes formas de organização política (a democracia primitiva, sem Estado, que designa por Societas, e a organização Civitas, onde a democracia cede lugar ao Estado).

3. A família, que “tomou sucessivamente formas diferentes, dando origem aos grandes sistemas de consanguinidade e afinidade que subsistiram até aos nossos dias(...) permitem compreender “as relações de parentesco existentes na família, nos diversos períodos em que cada um deles se formou” (Morgan, 1973: 9). Com base nos sistemas que conseguiu identificar, Morgan irá deduzir as formas de família que lhes estão subjacentes. Deste modo, estabelece a identificação de “cinco formas diferentes e sucessivas de família, caracterizando-se cada uma delas por uma instituição matrimonial específica” (Morgan, 1974:122), nas quais distingue três principais (as restantes formas enquadram-se apenas em estádios de transição):

a) A família consanguínea (casamento de irmãos e irmãs, carnais e colaterais, no seio de um grupo)

b) A família punaluana (casamento colectivo de grupos de irmãos e irmãs, carnais e colaterais, no seio de um grupo)

c)A família monogâmica (união de um só casal, com coabitação exclusiva dos cônjuges) Nestas três formas faremos corresponder respectivamente os sistemas malaio (G=P=X), turaniano ou ganowiano (G =PX) e ariano (GPX).

4. “A idéia de propriedade teve a mesma evolução e o mesmo desenvolvimento. Desconhecida durante o estado selvagem, a paixão e o interesse pela propriedade, símbolo das riquezas acumuladas, dominam presentemente o espírito humano das raças civilizadas.” (Morgan, 1973:9) Segundo o autor, quanto mais simples forem as artes de subsistência menos objectos se produzem; no seu desenvolvimento até chegar à produção excedentária, estes objectos passam a ser apropriados individualmente, dando origem à propriedade e às regras de herança.


Fontes:

  • Morgan, Lewis Henry, A Sociedade Primitiva, Editorial Presença, 1973\74;
  • Id.,Systems of Consanguinity and Affinity of the Human Family, Oosterhout, N.B., Anthropological Publications, 1966
  • Progress: Fact or Ilusion?, Ann ArborMarx, Leo, Bruce Mazlich (editions), The University of Michigan Press,1996, ;
  • Stocking Jr., George, 1982 (1965), On The Limits of ‘Presentism’ and ‘Historicism’ in The ‘Historicism’ in The Historiography
  • Stocking Jr., George, 1987, Vitorian Antropology, New York: Free Press
  • Evans-Pritchard, E. E., História do Pensamento Antropológico, Edições 70, 1989