Balbina de Roma: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Bonás (discussão | contribs)
iw
Linha 52: Linha 52:
[[Categoria:Santos da Itália|Balbina]]
[[Categoria:Santos da Itália|Balbina]]


[[hu:Balbina]]
[[de:Balbina]]
[[it:Balbina]]
[[en:Balbina]]
[[pl:Balbina]]

Revisão das 14h51min de 24 de maio de 2008

Predefinição:Infobox Santos

Santa Balbina, virgem, mártir e santa, nascida no pontificado do Papa Alexandre I e martirizada em 132. Era filha do também martirizado São Quirino. É festejada no dia 31 de março.

Vida

Esta jovem foi incluída oficialmente no calendário dos santos a partir do século IX, por causa de seu martírio e de sua fé corajosa.

Sua vida nos foi trazida, principalmente, pelo teatro medieval. Está nas obras de Alejandro, que viveu no século XVI e na obra ss. Balbinae et Hermetis, uma espécie de apêndice do primeiro.

Segundo as duas histórias, Balbina era filha de Quirino (militar e tribuno). Converteu- se à fé cristã e foi batizada pelo papa Alexandre (o santo), jurando voto de virgindade.

Por causa de sua riqueza e nobreza espirituais, muitos jovens a pediram em matrimônio, mas ela manteve seu voto incorruptível e livre de qualquer mácula.

Estando gravemente enferma, o pai a levou ao papa, que estava encarcerado, e ela se curou.

Em 132, mais provavelmente no dia 31 de março, foi arrastada com o pai por ordem do imperador Adriano e, com barbaridade, cortaram- lhe a cabeça. Devido a sua bravura diante da morte e por ter morrido em nome da fé, foi elevada, pelos hagiógrafos, à categoria de mártir e santa, sendo- lhe dedicada uma Basílica Menor em Roma (Basílica de Santa Balbina).

Está sepultada, ao lado de seu pai, num antigo cemitério entre as vias Ápia e Ardeatina, o qual recebe seu nome.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.