Merindilogum: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Toluaye (discussão | contribs)
JMGM (discussão | contribs)
Linha 43: Linha 43:


== História ==
== História ==
Em 1830 em Salvador, Bahia, eram raros os que tinham função do jogo, Consultado apenas para os desígnios do plano divino, diferente do tempo atual que é procurado para resolução de vários tipos de problemas inerentes aos conflitos existenciais, e a busca de conhecer seus procedimentos, e que encanta não só ao povo do santo.
Em 1830 em [[Salvador (Bahia)|Salvador]], [[Bahia]], eram raros os que tinham a função do jogo de búzios, que era consultado apenas para os desígnios do plano divino, diferente do tempo atual que é procurado para resolução de vários tipos de problemas inerentes aos conflitos existenciais, e a busca de conhecer seus procedimentos, e que encanta não só ao povo do santo.

O [[jogo de búzio]] instituído no [[Brasil]] contribuiu para a organização do candomblé, sofrendo transformação para ser utilizado pelas mulheres e no futuro, por todos os dirigentes de [[candomblé]]s que vinheram a ser formado., esta nova modalidade foi feita por [[Ìya Nàsò]] e [[Bàbá Asikan]] que depois de libertos pela escravidão, viajaram pra África e depois de sete anos voltaram. Esta simplificação tornou-se menos complexo, promovendo uma mudança radical de statos religiosos. A autoridade dos antigos Bàbáláwo e Bokonun que ocupavam a hierarquia máxima sacerdotal na África, desapareceu aqui no Brasil, tornado os [[Babalorixá]] e [[Iyalorixá]] independentes, dirigentes de seus próprios terreiros de candomblé. Ficando apenas o costume daquele que joga intitular-se Bàbáláwo, embora indevido, pois este título é aplicado somente para quem joga o Ifá ou Opele ifá.




O [[jogo de búzios]] instituído no [[Brasil]] contribuiu para a organização do candomblé, sofrendo transformação para ser utilizado pelas mulheres e no futuro, por todos os dirigentes de [[candomblé]]s que vieram a ser formados. Esta nova modalidade foi feita por [[Iyá Nassô|Ìya Nàsò]] e [[Bàbá Asikan]] que depois de libertos da escravidão, viajaram para a [[África]] e voltaram depois de sete anos. Esta simplificação tornou-se menos complexa, promovendo uma mudança radical de statos religiosos. A autoridade dos antigos [[Babalawo|Bàbáláwo e Bokonun]] que ocupavam a [[hierarquia]] máxima sacerdotal na [[África]], desapareceu aqui no [[Brasil]], tornado os [[Babalorixá]] e [[Iyalorixá]] independentes, dirigentes de seus próprios terreiros de candomblé. Ficando apenas o costume daquele que joga intitular-se [[babalawo|Bàbáláwo]], embora indevido, pois este título é aplicado somente para quem joga o '''[[Ifá]]''' ou [[Opele-Ifá]].


==Referências==
==Referências==

Revisão das 17h17min de 4 de junho de 2008

Meridilogun

Merindilogun ou Merindelogun - vem da palavra Erindinlogun e a tradução é dezesseis, sistema utilizado na África pelos yorubás algumas vezes chamado de dilogun (abreviatura de merindilogun).

É um dos muitos métodos divinatórios utilizado pelos Babalawos, Babalorixás e Iyalorixás que conta com 16 búzios. É um método diferente do jogo de búzios, pois nele ocorre a interpretação das caídas dos búzios por odù e (cada odù indica diversas passagens) de acordo com a mitologia yorubá.

No merindilogun, antes do arremesso dos búzios é Ifá o intermediário, quando eles caem dando a quantidade, o intermediário passa a ser Exu Elegba, que sempre acompanha Ifá.

Opon Meridilogun

As caídas são dadas conforme a quantidade de búzios abertos e fechados resultante de cada arremesso. A resposta para cada quantidade de búzios abertos e fechados, corresponde um Odù e como ocorre no Opele-Ifa, esse odù deve ser interpretado, transmitindo-se ao consulente tanto o significado da caída, quanto o que deve ser feito para solucionar o problema.

Caida de Búzio

1 - Um búzio aberto - Okaran

2 - Dois búzio aberto - Ejiokô

3 - Três búzio aberto - Etaogundá

4 - Quatro búzio aberto - Ôxê

5 - Cinco búzio aberto - Ierosun

6 - Seis búzio aberto - Obará

7 - Sete búzio aberto - Ôdi

8 - Oito búzio aberto - Êjioníle

9 - Nove búzio aberto - Ossá

10- Dez búzio aberto - Ôfun

11- Onze búzio aberto - Ôwarin

12- Doze búzio aberto - Êjilaxeborá

13- Treze búzio aberto - Êjilobon

14- Quatorze búzio aberto - Iká

15- Quinze búzio aberto - Obéogundá

16- Dezeseis búzio aberto - Êjibé

História

Em 1830 em Salvador, Bahia, eram raros os que tinham a função do jogo de búzios, que era consultado apenas para os desígnios do plano divino, diferente do tempo atual que é procurado para resolução de vários tipos de problemas inerentes aos conflitos existenciais, e a busca de conhecer seus procedimentos, e que encanta não só ao povo do santo.

O jogo de búzios instituído no Brasil contribuiu para a organização do candomblé, sofrendo transformação para ser utilizado pelas mulheres e no futuro, por todos os dirigentes de candomblés que vieram a ser formados. Esta nova modalidade foi feita por Ìya Nàsò e Bàbá Asikan que depois de libertos da escravidão, viajaram para a África e voltaram depois de sete anos. Esta simplificação tornou-se menos complexa, promovendo uma mudança radical de statos religiosos. A autoridade dos antigos Bàbáláwo e Bokonun que ocupavam a hierarquia máxima sacerdotal na África, desapareceu aqui no Brasil, tornado os Babalorixá e Iyalorixá independentes, dirigentes de seus próprios terreiros de candomblé. Ficando apenas o costume daquele que joga intitular-se Bàbáláwo, embora indevido, pois este título é aplicado somente para quem joga o Ifá ou Opele-Ifá.

Referências

Jogo de búzios - Um encontro com o Desconhecido - José Beniste.

Ver também