Filoctetes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aibot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: uk:Філоклет
JAnDbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ca:Filoctetes, hr:Filoktet Modificando: ja:ピロクテーテース
Linha 22: Linha 22:


[[bg:Филоктет]]
[[bg:Филоктет]]
[[ca:Filoctetes]]
[[cs:Filoktétés]]
[[cs:Filoktétés]]
[[da:Filoktetes]]
[[da:Filoktetes]]
Linha 29: Linha 30:
[[fi:Filoktetes]]
[[fi:Filoktetes]]
[[fr:Philoctète]]
[[fr:Philoctète]]
[[hr:Filoktet]]
[[hu:Philoktétész]]
[[hu:Philoktétész]]
[[it:Filottete]]
[[it:Filottete]]
[[ja:ピロクテテス]]
[[ja:ピロクテス]]
[[nl:Philoctetes]]
[[nl:Philoctetes]]
[[pl:Filoktet]]
[[pl:Filoktet]]

Revisão das 14h57min de 5 de junho de 2008

Na mitologia Grega, Filoctetes era o filho do rei Peante da Melibeia e de Demonassa, e originário da Tessália. A sua história é contada por Sófocles, e também por Virgílio, Píndaro, Séneca, Quintiliano e Ovídio.

Filoctetes era um dos Argonautas, bem como amigo pessoal a mestre de armas de Héracles, estando presente no episódio da morte do herói. Por causa de ter sido Filoctetes a acender a pira funerária (fontes dizem que terá sido Iolau), , foi ele quem recebeu o arco e flechas de Héracles. As flechas foram mergulhadas na bílis venenosa da Hidra de Lerna. Filoctetes jurou solenemente nunca revelar o local das cinzas de Héracles.

Envolvimento na Guerra de Tróia

Filoctetes viajou para Esparta e veio a ser um dos pretendentes de Helena de Tróia. Esta acabou por casar-se com Menelau, e todos os pretendentes juraram proteger Helena. Quando esta fugiu com Páris, Menelau chamou Filoctetes para navegar até Tróia.

Há duas versões que explicam a interrupção da viagem de Filoctetes até Tróia, mas ambas referem que ele foi ferido no pé e que a ferida infectou e tinha um cheiro terrível. Ulisses retirou do acampamento dos Aqueus e deixou-o em Lemnos ou Crise.

A ferida de Filoctetes

Uma das versões assenta que Filoctetes terá sido mordido por uma serpente que Hera enviou para molestá-lo como castigo pelo seu serviço a prestado a Héracles, filho bastardo de Zeus. Outra tradição relata que os Gregos forçaram Filoctetes a mostrar-lhes onde é que as cinzas de Héracles foram depositadas. Filoctetes, não querendo quebrar o juramento com as suas próprias palavras, acabou por mostrar-lhes o sítio, no próprio local, com o pé. Assim que ele tocou no solo sob o qual estavam as cinzas, o seu pé ficou ferido, devido a uma flecha envenenada de Héracles que caiu da aljava, punindo assim o perjúrio de Filoctetes.

Fosse qual fosse a causa da ferida, Filoctetes não conseguiu juntar-se aos restantes Gregos e não ficou agradado pelo tratamento dado por Ulisses, que aconselhara os Atridas a deixá-lo. Médon tomou conta dos homens de Filoctetes. Filoctetes ficou sozinho em Lemnos durante dez anos.

Saída de Lemnos

Heleno, filho do Rei Príamo, de Tróia, foi forçado a revelar, sob tortura, que uma das condições para os Gregos vencerem a Guerra de Tróia, era a de usarem o arco e flechas de Héracles. Assim que ouviram isto, Ulisses e Neptólemo foram buscar Filoctetes a Lemnos. A sua ferida foi curada pelo herói médico Macáon ou Podalírio. Filoctetes matou então muitos homens valorosos de Tróia, tais como Páris, filho de Príamo e esposo de Helena. Depois da guerra, foi um dos que regressou de Tróia sem que lhe acontecesse qualquer infortúnio. Viajou para a Itália e fundou a cidade de Petilia, na Calábria, sendo considerado fundador dos Brutos, ou Brutti.