Rali da Turquia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rhe (discussão | contribs)
m Rally da Turquia movido para Rali da Turquia: Implementando consistência entre os artigos
Rhe (discussão | contribs)
m desambiguação FIA
Linha 1: Linha 1:
'''Rally da Turquia''' foi uma das etapas do Campeonato do Mundo de Rallies ([[WRC]]).
'''Rali da Turquia''' é uma das etapas do [[Campeonato Mundial de Rali]] (WRC).

{{TOC}}
O Rally da Turquia era a 13ª etapa do Mundial WRC. Em 2006 foi disputado nos arredores de [[Kemer]] – [[Kumluca]] - [[Antalya]], no sudoeste da [[Turquia]], sob uma gravilha poeirenta e estradas com muita pedra que levavam às [[montanha]]s onde muitas vezes a neve aparecia. O quartel-general e o parque de assistência estavam localizadas em Kemer.
O Rali da Turquia era a 13ª etapa do WRC. Em 2006 foi disputado nos arredores de [[Kemer]] – [[Kumluca]] - [[Antalya]], no sudoeste da [[Turquia]], sob uma gravilha poeirenta e estradas com muita pedra que levavam às [[montanha]]s onde muitas vezes a neve aparecia. O quartel-general e o parque de assistência estavam localizadas em Kemer.


==História==
==História==
O primeiro rally internacional na Turquia foi em [[1972]], com partida e chegada em [[Istambul]]. Em 1999, a ideia de conceber um novo rallie para o WRC foi posta em prática. No ano seguinte em 2000, o Rally da Anatólia com base em I[[zmir]] tomou forma. Após ter sido observado pela [[FIA]], o rallie tornou-se oficial para uma reserva no WRC.
O primeiro [[rali]] internacional na Turquia foi em [[1972]], com partida e chegada em [[Istambul]]. Em 1999, a ideia de conceber um novo rali para o WRC foi posta em prática. No ano seguinte em 2000, o [[Rali da Anatólia]] com base em [[Izmir]] tomou forma. Após ter sido observado pela [[Fédération Internationale de l'Automobile|FIA]], o rali tornou-se oficial para uma reserva no WRC.


Antalya e Kemer, uma região de férias no sudoeste da Turquia foram escolhidas em [[2001]] para a partida e chegada no Rally da Anatólia, com o seu novo formato WRC. Em [[2002]], as primeira máquinas chegaram, com [[Sébastien Loeb]] num [[Citroën Saxo]] e [[Juuso Pykalysto]] num [[Peugeot 206]] WRC.
Antalya e Kemer, uma região de férias no sudoeste da Turquia foram escolhidas em [[2001]] para a partida e chegada no Rali da Anatólia, com o seu novo formato WRC. Em [[2002]], as primeira máquinas chegaram, com [[Sébastien Loeb]] num [[Citroën Saxo]] e [[Juuso Pykalysto]] num [[Peugeot 206 WRC]].


A Turquia estreou-se no WRC em [[2003]]. Os primeiros dois anos foram dedicados ao ''Junior World Rally Championship'' (JWRC) para ganhar experiência. Em [[2005]], o Rally da Turquia foi anfitriã pela primeira vez do ''Production Car World Rally Championship'' (PWRC).
A [[Turquia]] estreou-se no WRC em [[2003]]. Os primeiros dois anos foram dedicados ao ''[[Campeonato Mundial de Rali Júnior|Junior World Rally Championship]]'' (JWRC) para ganhar experiência. Em [[2005]], o Rali da Turquia foi anfitriã pela primeira vez do ''[[Campeonato Mundial de Rali de Automóveis de Produção|Production Car World Rally Championship]]'' (PWRC).


Em [[2005]], 75 equipas participaram do Rally da Turquia. Apenas 53 terminaram a distância total de 1288 quilómetros. Repetindo a sua vitória no ano anterior, Sébastien Loeb venceu com um tempo de 4.21.48.00', juntamente com o seu co-piloto [[Daniel Elena]].
Em [[2005]], 75 equipas participaram do Rali da Turquia. Apenas 53 terminaram a distância total de 1.288 quilómetros. Repetindo a sua vitória do ano anterior, Sébastien Loeb venceu com um tempo de 4.21.48.00', com o seu co-piloto [[Daniel Elena]].


==Futuro==
==Futuro==
Em [[2006]], foi o último ano em que o rallie fez parte do calendário WRC, não sendo disputado em [[2007]], mas irá regressar em [[2008]].
Em [[2006]], foi o último ano em que o rali fez parte do calendário WRC, não sendo disputado em [[2007]], mas irá regressar em [[2008]].


==Vencedores==
==Vencedores==
*2006 – {{FINb}} Marcus Grönholm, Ford Focus WRC
*2006 – {{FINb}} [[Marcus Grönholm]], [[Ford Focus WRC]]
*2005 – {{FRAb}} Sébastien Loeb, Citroën Xsara WRC
*2005 – {{FRAb}} [[Sébastien Loeb]], [[Citroën Xsara WRC]]
*2004 – {{FRAb}} Sébastien Loeb, Citroën Xsara WRC
*2004 – {{FRAb}} Sébastien Loeb, Citroën Xsara WRC
*2003 – {{ESPb}} Carlos Sainz, Citroën Xsara WRC
*2003 – {{ESPb}} [[Carlos Sainz]], Citroën Xsara WRC


==Ligações externas==
==Ligações externas==
*[http://www.wrcturkey.com/v2006/ Site oficial do rallie].
* [http://www.wrcturkey.com/v2006/ Site oficial do rali].
*[http://www.wrc.com/page/Welcome Site oficial WRC].
* [http://www.wrc.com/page/Welcome Site oficial WRC].


{{-}}
{{Ralis mundiais}}
{{World Rally Championship}}
{{World Rally Championship}}


[[Categoria:Provas de automobilismo|Rally da Turquia]]
[[Categoria:Desporto da Turquia]]
[[Categoria:Competições de rali|Turquia]]


[[ca:Ral·li de Turquia]]
[[ca:Ral·li de Turquia]]

Revisão das 03h12min de 7 de junho de 2008

Rali da Turquia é uma das etapas do Campeonato Mundial de Rali (WRC).

O Rali da Turquia era a 13ª etapa do WRC. Em 2006 foi disputado nos arredores de KemerKumluca - Antalya, no sudoeste da Turquia, sob uma gravilha poeirenta e estradas com muita pedra que levavam às montanhas onde muitas vezes a neve aparecia. O quartel-general e o parque de assistência estavam localizadas em Kemer.

História

O primeiro rali internacional na Turquia foi em 1972, com partida e chegada em Istambul. Em 1999, a ideia de conceber um novo rali para o WRC foi posta em prática. No ano seguinte em 2000, o Rali da Anatólia com base em Izmir tomou forma. Após ter sido observado pela FIA, o rali tornou-se oficial para uma reserva no WRC.

Antalya e Kemer, uma região de férias no sudoeste da Turquia foram escolhidas em 2001 para a partida e chegada no Rali da Anatólia, com o seu novo formato WRC. Em 2002, as primeira máquinas chegaram, com Sébastien Loeb num Citroën Saxo e Juuso Pykalysto num Peugeot 206 WRC.

A Turquia estreou-se no WRC em 2003. Os primeiros dois anos foram dedicados ao Junior World Rally Championship (JWRC) para ganhar experiência. Em 2005, o Rali da Turquia foi anfitriã pela primeira vez do Production Car World Rally Championship (PWRC).

Em 2005, 75 equipas participaram do Rali da Turquia. Apenas 53 terminaram a distância total de 1.288 quilómetros. Repetindo a sua vitória do ano anterior, Sébastien Loeb venceu com um tempo de 4.21.48.00', com o seu co-piloto Daniel Elena.

Futuro

Em 2006, foi o último ano em que o rali fez parte do calendário WRC, não sendo disputado em 2007, mas irá regressar em 2008.

Vencedores

Ligações externas