Détente: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
Thijs!bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: no:Avspenningspolitikk
Linha 17: Linha 17:
[[ja:デタント]]
[[ja:デタント]]
[[nl:Détente]]
[[nl:Détente]]
[[no:Avspenningspolitikk]]
[[ru:Разрядка международной напряжённости]]
[[ru:Разрядка международной напряжённости]]
[[sh:Detant]]
[[sh:Detant]]

Revisão das 05h13min de 10 de junho de 2008

Détente é uma palavra francesa que significa distensão ou relaxamento. O termo tem sido usado em política internacional desde a década de 1970. De uma maneira geral, o termo pode ser empregado para se referir a qualquer situação internacional em que nações que entretinham anteriormente um relacionamento hostil sem no entanto estarem em um estado de guerra declarada passam a restabelecer relações diplomáticas e culturais, apaziguando seu relacionamento e diminuindo o risco de conflito declarado.

O termo é mais freqüentemente utilizado em referência à redução geral de tensão entre a União Soviética e os Estados Unidos da América durante a Guerra Fria, ocorrido no final da década de 1960 (após a Crise dos mísseis de Cuba) até o início dos anos 1980. A détente avançou paulatinamente até as Cúpulas de Reyjavik (1986) e de Washington (1987), quando Ronald Reagan e Gorbatchev assinaram o fim da Guerra Fria. Há, todavia, quem defenda que a Guerra Fria continuou de facto até o colapso e conseqüente dissolução da URSS em 1991.

Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.