CD single: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: es:Sencillo#Disco_compacto
Linha 27: Linha 27:


[[en:CD single]]
[[en:CD single]]
[[es:CD single]]
[[es:Sencillo#Disco_compacto]]
[[nah:Cēmani CD]]
[[nah:Cēmani CD]]
[[pl:Single CD]]
[[pl:Single CD]]

Revisão das 09h04min de 14 de junho de 2008

Um CD single é um single musical na forma de um CD. O formato foi introduzido na metade da década de 80, mas não ganhou espaço no mercado até a década de 1990. Na década de 2000, já vem perdendo espaço para outro formato, o single digital.

História

Dire Straits com sua "Brothers in Arms" (1985) está registrado como sendo o primeiro artista no mundo a utilizar um CD single, lançado no Reino Unido em dois singles separados como sendo um ítem promocional, um com a logotipo da turnê, Live in '85, e um segundo comemorativo para a turnê pela Austrália do Live in '86. Contendo apenas quatro faixas, teve um estoque de produção muito limitado. Era comum na década de 1990 que companias dos Estados Unidos lançassem um CD de dupla-faixa e um CD Maxi single de múltiplas faixas(normalmente "remix"). No Reino Unido, as companias de gravação também lançariam dois CDs dos artistas, mas normalmente foram lançados apenas CDs com três ou mais faixas. Com a mudança das regras das paradas, este formato mudou a prática norte-americana de lançar um CD de duas faixas junto com um Maxi CD.

CD single no Brasil

Atualmente, CDs single raramente são produzidos ou comercializados no Brasil ou em algum outro país da América Latina, sendo que nas poucas ocasiões são distribuídos apenas às rádios ou em alguma promoção organizada por alguma empresa ou site, apesar de serem vendidos por alguns sites de comércio legal do país, como, por exemplo, o Mercado Livre. A canção "Medo" da banda Titãs está registrada como sendo a primeira faixa a ser lançada em formato CD single no Brasil, apesar de ter sido destinada somente às rádios.

Outro formato semelhante foi lançado no país, batizado de CD Zero [1].

CD single em Portugal

Em Portugal, assim como na maioria dos outros países da Europa, CDs single são comercializados normalmente, junto com CDs de álbuns dos artistas, sendo que geralmente as vendas são maiores pela internet.

Ver também

Ligações externas

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.