Željko Ražnatović: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: da:Zeljko Raznjatovic
Linha 9: Linha 9:
[[bg:Желко Ражнатович]]
[[bg:Желко Ражнатович]]
[[bs:Željko Ražnatović]]
[[bs:Željko Ražnatović]]
[[ca:Arkan]]
[[cs:Željko Ražnatović]]
[[cs:Željko Ražnatović]]
[[da:Zeljko Raznjatovic]]
[[da:Zeljko Raznjatovic]]

Revisão das 21h55min de 18 de junho de 2008

Zeljko Raznatovic (mais conhecido como Arkan, nome adotado de um de muitos de seus passaportes falsos) foi um conhecido criminoso sérvio, cujas contravenções incluíam contrabando de petróleo para seu país (embargado pela ONU devido à guerra que desintegrou a Iugoslávia, no início dos anos 90) e limpeza étnica (sua tropa paramilitar, a Guarda Voluntária Sérvia, foi responsabilizada por crimes contra a humanidade na Croácia e na Bósnia e Herzegovina).

Foi dirigente do clube de futebol Crvena Zvezda (Estrela Vermelha), comandando a divisão de sócios do clube. Em maio de 1990, envolveu-se num incidente em Zagreb (Croácia), quando o Estrela Vermelha enfrentou o Dinamo Zagreb. Num jogo marcado pela violência indiscriminada entre torcedores sérvios e croatas, ele teria incitado os primeiros a agredir os segundos.

Também ganhou notoriedade por seu excêntrico casamento com Svetlana "Ceca" Velickovic, cantora popular na Sérvia. Com o fim dos conflitos, Arkan dedicou-se à política, chegando inclusive a ser opositor de Slobodan Milosevic, o que o forçou a refugiar-se em Montenegro - sem deixar de lado, no entanto, as atividades ilícitas que lhe trouxeram fortuna. Como todo aquele que se envolve com qualquer modalidade de crime organizado, Arkan possuía muitos inimigos. Foi morto a 15 de janeiro de 2000, na frente de um de seus hotéis em Belgrado, por um homem encapuzado.