Usuário Discussão:Rui Silva: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
WaldirBot (discussão | contribs)
update WikiTuga utilizando AWB
Ozalid (discussão | contribs)
Linha 308: Linha 308:
Olá, Rui! Antes de mais nada, queremos agradecer-te pela indicação de (in?)disponibilidade em participar no encontro físico em Coimbra. Dado ao [[Wikipedia:Encontros/WikiTuga#Não-participantes (com pena!)|grande número de interessados]] que indicaram não poder participar, por motivos vários, principalmente a distância geográfica, decidiu-se realizar um encontro virtual, pelo MSN, no sábado dia 5 de Julho, pelas 15h00. Para mais detalhes e assinar a lista de participantes, vê [[Wikipedia:Encontros/WikiTuga/Virtual|aqui]].
Olá, Rui! Antes de mais nada, queremos agradecer-te pela indicação de (in?)disponibilidade em participar no encontro físico em Coimbra. Dado ao [[Wikipedia:Encontros/WikiTuga#Não-participantes (com pena!)|grande número de interessados]] que indicaram não poder participar, por motivos vários, principalmente a distância geográfica, decidiu-se realizar um encontro virtual, pelo MSN, no sábado dia 5 de Julho, pelas 15h00. Para mais detalhes e assinar a lista de participantes, vê [[Wikipedia:Encontros/WikiTuga/Virtual|aqui]].
Abraços, [[Usuário:Waldir|Waldir]] <sup>[[User talk:Waldir|msg]]</sup> 01h06min de 25 de Junho de 2008 (UTC)
Abraços, [[Usuário:Waldir|Waldir]] <sup>[[User talk:Waldir|msg]]</sup> 01h06min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

== Critérios de relevância ==

É... e eu também estava com medo de ir lá buscá-lo e de me perder por lá também {{=)}} Mas, entretanto, ele já respondeu. Abraço, [[Usuário:Ozalid|Ozalid]] ([[Usuário Discussão:Ozalid|discussão]]) 21h22min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Revisão das 21h22min de 25 de junho de 2008

"discussões sobre a NOSSA língua"

Acho lindo misturar as duas grafias do Português na Wikipédia! Quando eu tinha meus 15 anos lia muitos livros de ficção científica da coleção Argonauta, aprendendo assim muitos termos do Português Europeu: sei o que muitos brasileiros não sabem (inclusive minha mulher que tem dupla cidadania): o que é um fato-macaco (Brasil: "macacão"), uma montra (Brasil: "vitrina" ou "vitrine"), o que é "levar ao lume" (Brasil: "levar ao fogo", um "piso de betão" (Brasil: "concreto")... Acredito que devemos tentar sempre elevar o nível. E para eleva-lo devemos agregar sempre mais dados. Se os brasileiros seguem desconhecendo nuances do Português de outros países lusófonos a distancia aumenta. E aí parafraseio Pablo Milanes e Chico Buarque na Cancion por la Unidad de LatinoAmérica (que julgo se aplicar a unidade dos países lusófonos também...): veja em http://www.mpbnet.com.br/musicos/milton.nascimento/letras/cancion_por_la_unidad_de_latino_america.htm Aquele abraço! (Ih! Não sei se fiz besteira colocando isto aqui neste espaço... Pode?)--Cesario Simões Junior 18:29, 3 Mar 2005 (UTC)

Caro Rui,

Obrigado pela dica, mas acho que vale a pena manter o título cá (Pomas, um Tostão Cada) e lá (Pomes Penyeach). O que sucede é o seguinte, e vale a pena que explique no artigo: Joyce adorava trocadilhos e jogos de palavras (o Finnegans Wake é construído muito sobre isso). Em inglês, pome (pomo, fruta) e poem (poema) têm/podem ter a mesma pronúncia, daí o tradutor ter escolhido a forma "Pomas", que não é dicionarizada mas acaba produzindo a mesma idéia de "pomo" e soa razoavelmente como "poema". Quanto ao penyeach (em vez de pennyeach), acho que a idéia era reproduzir um cartaz rústico de feira. Acrescenta ao efeito desejado (até porque são treze poemas, e não doze, um deles chama-se "Lambuja"). Amorim Parga 02:59, 15 Mar 2005 (UTC)

Árvores

Olá Rui! Acatei sua sugestão e revisei os artigos tronco, árvore e palmeira para esclarecer a diferença entre árvores e palmeiras. Concordo com você que deve existir uma lista de palmeiras. Contudo são muitas poucas as palmeiras relacionadas na página lista de árvores e também tomei o cuidade de move-las para a categoria botânica. Estou começando a organizar a lista de árvores porque está muito confuso. Explico as árvores estão misturadas com as palmeiras na página lista de árvores e também a página lista de frutas também possui vários artigos sobre árvores, que não existem na página lista de árvores. Outro problema é que não sei criar uma categoria palmeiras para relacionar as palmeiras. Atenciosamente, Ricardo 27/04/2005 23:00 h (Brasil)

POV e LOL

O LOL é uma expressão do internetês usada na Europa e nos Estados Unidos, LOL é um acronimo do inglês Laugh Out Loud (rir bem alto). É o equivalente ao Português eheheh ou hehehe. O LOL é muito usado em Portugal, porque no inicio não havia uma rede portuguesa de IRC. Para veres, quem me ensinou o significado foi um alemão na antiga rede de chat da microsoft.

o POV é uma expressão da wikipédia em inglês e é um acrónimo para Point of View (Ponto de vista, daí PDV), ou seja, o pessoal não está a seu neutro nos artigos. E mesmo as tentativas de neutralidade naquele artigo do criacionismo são muito parciais. Mas quem não põe o seu ponto de vista num artigo que atire a primeira pedra. Aliás agora ao ler livros até penso que aquilo é POV. eheh. -Pedro 15:22, 16 Mai 2005 (UTC)

Bioengenharia

Ola Rui,

Vi que sua formação é biológica. Então gostaria de discutir um assunto com vc.. Me incomoda a "misturança" no artigo Bioengenharia com Biotecnologia e e outros temas, que segundo meus estudos de especialisação são assuntos diferentes..

Mas não sei ao certo, pois foi apenas uma visão geral do tema que eu tive.. mas o artigo parece um pouco confuso. Você tem alguma ideia para que possamos deixar mais claro para o leitor a diferença entre todas estas disciplinas?...

Um grande abraço Glum 16:57, 7 Janeiro 2006 (UTC)

Oi Rui, vi que você moveu batata-doce para batata doce. Entretanto, verifiquei no wikcionário e no pribeiram que a grafia utilizada é batata-doce. Você tem alguma informação adicional que comprove o uso de batata doce? --Patrick msg 11:12, 20 Janeiro 2006 (UTC)

Pare de vandalizar!

Esta bem!!! Kazak 14:21, 21 Fevereiro 2006 (UTC)

Ou 201.82.176.143 ou Guipastana ou Ultimateboy, o "lingüista"... --Rui Silva 09h03min de 22 de Agosto de 2007 (UTC)

Desde Chile

Hola Rui. Disculpa que te escriba en español, pero no tengo mucho tiempo en este momento para practicar mi pobre portuñol :-) . Nos conocimos en Wikimanía 2005, en Frankfurt y te recuerdo con mucho aprecio. Desde hace unos meses, participo en OTRS, un sistema de respuestas más o menos automatizado de la Fundación Wikimedia. Por ejemplo, quienes escriban en español a la dirección de correo info-es (arroba) wikipedia.org por diversos motivos (material con copyright para ser retirado, permisos de uso, solicitudes de entrevista, etc) recibirán una respuesta algún voluntarios, en español. Hay diversas 'colas' o 'queues' para cada idioma. Lamentablemente, por razones que desconozco, los usuarios de la wikipedia en portugués no se han interesado o no han sido invitados a participar de este sistema de relaciones públicas. Muy a menudo llegan preguntas o solicitudes en portugués a la casilla de correo principal (info(arroba)wikipedia.org) y las desvían a la cola en español. Cuando puedo las respondo con un portugués básico y otras veces como es correo basura, los elimino. En este caso, creo que el correo que llegó a la cola puede ser de interés. Lo transcribo a continuación:

De: "Joao Frada"
Para: <info-en(arroba)wikimedia.org>
Asunto: Augusto César de Almeida Vasconcelos Biography

A biografia de Augusto de Vasconcelos, traçada a partir de fontes originais consultadas em Arquivos da Faculdade de Medicina de Lisboa e do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, em Lisboa, foi publicada por João Frada, sob o Título – Augusto de Vasconcelos, em obra editada pela Edição Calouste Gulbenkian, em "1999, FRADA, João. Augusto de Vasconcelos. In O Ensino Médico em Lisboa no início do século – 1911: sete artistas contemporâneos evocam a geração médica de 1911 (1999) / Medical teaching in Lisbon at the beginning of the 20th century: seven contemporary artists evoke generation of 1911, Dir. M. Valente Alves, Lisboa/Lisbon, Fundação Calouste Gulbenkian Edition, 1999, pp.209-213 / pp.613-616" (english version)

With my best regards
João Frada, Ph.D.
Professor of the Lisbon Faculty of Medicine

Puede suceder que haya un artículo sobre Augusto de Vasconcelos en la wiki en portugués y que haya problemas de copyright, no lo sé. Si puedes responderme en mi Discussão (puede ser en portugués), te lo agradecería, para saber si eliminar el correo electrónico o responderlo. Ojalá puedan hacer el contacto para tener su propia cola OTRS en portugués. Un gran saludo para tí y espero que en algún momento podamos volver a reencontrarnos. --Zuirdj 20:18, 15 Junho 2006 (UTC)

Mi nombre es Juan David Ruiz. Que bueno lo de tu viaje, el descanso nunca está de más. Al parecer el doctor Frada me ha dejado un mensaje en mi página de usuario Usuário:Zuirdj. Parece que él tiene mucho interés en publicar esta biografía, incluso pidiendo autorización a la editorial que publicó su libro. El mail de Joao Frada es joaocuciofrada arroba netcabo punto pt. Un saludo. ¿Irás a Wikimanía este año? Aquí algunas fotos del año pasado, apareces en algunas!! --Zuirdj 16:53, 25 Junho 2006 (UTC)

Resp: Pode respirar!

Salve, ó mestre Mulungo

Respirar sim, descansar, ainda não. Tem muito vandalismo para reverter.

Se as inconclusivas tornam-se rejeitadas, então tenho ainda de atualizar essa lista, com algumas inconclusivas que guardei aqui e não sabia onde colocar. A ABO não se perdeu, mas há uma Lista de Redirect desnecessários que também não foram, ainda, eliminadas. Estamos as ordens, mestre Rui. Abraço -- Adailton msg 10:30, 27 Junho 2006 (UTC)

Redirects desnecessarios

Rui, peco-te que pares com a eliminacao dos "redirects desnecessarios". Todos os redirects relaccionados com o WP:PCM sao necessarios, por varios motivos. Por exemplo, esta tua edicao pode ser um erro gravissimo (como passar um "link para redirect desambiguado" para um "link para uma pagina de desambiguacao", o que e' pior). Agora estou sem tempo, logo escrevo uma explicacao em condicoes mas, entretanto, pff, para. Um abraco -- Nuno Tavares 09:44, 24 Julho 2006 (UTC)

Nova ajuda

Boa noite Rui Silva,

Consegui editar através de blogs parte do material que eu tinha a intensão de inserir na wikipédia. Não tendo conseguido procurei outros meios, agora esta publicado nos blogs:

- www.museuodontologico.blogspot.com - www.museuodontologico2.blogspot.com - www.museuodontologico3.blogspot.com

Gostariamos que fizesse o estudo sobre a possíbilidade de colocar o material na wikipédia, deixando a seu critério esta possibilidade. Conseguiria uma divulgação mais ampla para todos interessados em todos os países e linguas.

Desde já agradeço sua ajuda, Newton Mattogrossense Maiewski.

23:13, 16 Novembro 2006 (UTC)

Propliopithecidae

Olá Rui!
Você tem certeza que essa família exite, ou melhor, existiu? No Wikispecies não vi nada sobre ela.
Łυαη fala! 23:03, 20 Dezembro 2006 (UTC)

Olhei o gênero que falou (o Aegyptopithecus), na wp.es e wp.en dizem que Propliopithecidae é família de Propliopithecoidea ([1] e [2]) e não de Cercopithecoidea. E essa agora?
Łυαη fala! 11:21, 21 Dezembro 2006 (UTC)

Maiúsculas em palavras compostas

Olá, Rui,
Notei que alteraste de volta os nomes colocando maiúsculas no nomes próprios. Nota que, de acordo com o Ciberdúvidas (vê [1]), que para mim é uma referência da língua portuguesa, os nomes próprios perdem a maiúscula (ainda que possa haver polémica sobre o tema). Parece-me que seria razoável adoptarmos uma norma na WP, e por isso existe o ponto 1 de Wikipedia:Como ler uma caixa taxonómica. Tem sido nesse sentido que tenho feito as alterações. O que achas? MarioM 13:52, 22 Janeiro 2007 (UTC)

Em tempo: e se estiveres de acordo, poderias alterar o nome do verbete para Leão-sul-africano (tudo hifenizado - também de acordo com a norma estabelecida).MarioM 13:56, 22 Janeiro 2007 (UTC)

Monitores

Prezadíssimo,

Por aqui usamos largamente - ao menos no meio acadêmico - o verbo monitorar. O monitor, em este contexto, é justamente o significado primevo da palavra "aquele que dá conselhos, lições" (do latim: monitore) e sua aplicação derivada que é: aluno que auxilia o professor no ensino da sua disciplina, fora das aulas, prestando esclarecimentos aos colegas menos sabedores do assunto. Nas universidades chega a ser um cargo... tem outras acepções, ao menos por aqui (monitor de televisão ou de computador - a tela, quando em circuito fechado; monitor médico - aparelho destinado a acompanhar e registar informações orgânicas, como v.g., os batimentos cardíacos, e outros menos usuais).

Monitorar (ou sua variante monitorizar), é o ato de acompanhar e avaliar (mormente dados oriundos de aparalhagem técnica). Fazer, portanto, a monitoração, ou monitoramento, ou, ainda, quando referindo-se especificamente ao exercício duma função, a monitoria - são vocábulos largamente utilizados neste contexto que me pareceu pretender...

É certo que posso não ter compreendido exactamente a extensão do pedido - pois que sou um "sabedor" de consultar os alfarrábios - e de pesca, efetivamente, bem pouco sei. Aliás, temos aqui um Ministério dedicado a este tema, embora me escape sua ação efetiva a não ser cuidar de dar esmolas aos pescadores em períodos chamados de "defeso", quando a atividade fica suspensa para permitir a reprodução dos bichos... e, claro, como numa recente mortandade ocorrida na Baía de Todos os Santos, eximir-se de qualquer responsabilidade - até mesmo quando desvendado que a causa foi natural (he, he... uma tal "maré vermelha", formada de algas venenosas, creio).

De qualquer forma aqui tens um pouco do que pretende a respeito, especialmente o Departamento de Pesca e Aqüicultura. Há, também, Institutos e organismos estaduais, não apenas em Pernambuco, mas noutros estados, como este, de São Paulo.

No mais, espero haver sido de mínima ajuda. Abraços mulungueiros, André Koehne ¿Digaê 07h36min de 27 de Julho de 2007 (UTC)

  • Certo, escapou-me! Temos aqui o verbete gerente? Temos! Pois bem, gerenciar é fazer o trabalho desta função. Nas empresas, tanto públicas quanto privadas, é comum termos nas filiais um gestor (olha eu usando um dos termos) local, que se responsabiliza diretamente pela unidade. O mesmo vale para setores, nas grandes e complexas empresas (numa hierarquização imediatamente acima, por exemplo, dos encarregados, capatazes, etc.). Nalguns casos, chama-se de gerência à divisão. Cada agência bancária, por exemplo, tem um gerente, podendo haver mais sub-gerências.

Gerenciar, gerenciamento e gerencial são as derivadas.

Quanto a gestão, é um sinônimo do primeiro (mas é comum ouvirmos falar em "gestão" como o período em que um órgão esteve sob a responsabilidade de alguém: por exemplo - na gestão do governador Jaques Wagner; a gestão do Prefeito fulano...). O substantivo deriva do verbo gerir, sinónimo de gerenciar (conjuga-se tal como aderir), administrar.

Ufa... finalizo, divergindo! Abraços não são graciosos! São fruto de amizade e, portanto, têm valor inestimável! he, he... André Koehne ¿Digaê 08h12min de 27 de Julho de 2007 (UTC)

CID-10 Capítulo VII: Doenças do olho e anexos; Capítulo VIII: Doenças do ouvido e da apófise mastóide

Quanto ao título do artigo, talvez ele possa ser alterado. Não conheço as regras da wikipédia para títulos. Desfiz sua alteração pois à medida que estou adicionando a infobox Predefinição:Info/Doença estou traduzindo os títulos das doenças em suas respectivas páginas na classificação CID (vai demorar, mas um dia acaba). -- RHC Msg 06h11min de 4 de Agosto de 2007 (UTC)

Praia de Moçambique

Olá! Aqui em Florianópolis há uma linda praia chamada "de Moçambique", sim! Abraços! 200.247.100.129 (discussão) 16h52min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Tendo demonstrado interesse em fazer parte da Wikimedia Portugal, convido-te a opinares sobre os objectivos que estamos definir para a associação a criar. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 20h35min de 1 de Abril de 2008 (UTC)

Rui, Agradeço os agradecimentos! Vamos lá ver se a coisa desencalha. Na verdade, falta gente! Há muitos que consultam, outros tantos que maldizem, uns poucos que fazem incursões pontuais e inconsequentes, mais uma meia dúzia de vândalos... Mas gente disposta a dedicar um pouco do seu tempo a um projecto tão aliciante como a Wikipédia, há pouca em Portugal. À partida já somos poucos, temos pouca instrução (comparados com outros europeus), olhamos com desdém para o saber livresco e, para agravar ainda mais a situação, não temos a tradição do interesse público. Ao contrário dos anglo-saxónicos, os ricos portugueses não sentem a necessidade de retribuir à sociedade um pouco da afluência com que foram brindados ao longo da vida. Poucos fazem fundações, poucos patrocinam bolsas de estudo, poucos fazem donativos generosos a museus, bibliotecas ou universidades. Cada um que trate de si! O Estado (quantas vezes amaldiçoado), e só ele, é o único que tem a responsabilidade por fazer tudo! Com esta mentalidade não é fácil. Mesmo assim, como dizia o poeta, "Há sempre alguém que resiste/ Há sempre alguém que diz não". Resistamos, pois. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 13h41min de 3 de Abril de 2008 (UTC)

Re:Natureza? ou Ambiente?

Como vai, Rui? Que tal Química? (risos) Ambos os artigos tratam do mesmo assunto. Por isso, agrupei o conteúdo dos dois em Aspectos naturais. Já Elementos naturais eu converti em redirect para Tabela periódica. Podemos verificar com o NH se tal edição está correta. Você concorda com o movimento? Vou estudar mais um pouco o artigo Aspectos naturais e te dou uma posição assim que possível. Estou à disposição! Abraços e boas contribuições! Fred Xavier uai 13h54min de 2 de Abril de 2008 (UTC)

Rui, fiz uma reciclagem em Aspectos naturais. Poderia conferir? Suspeito que o IP esteja copiando essas definições de algum livro de geografia do ensino fundamental brasileiro. Tentarei ficar mais atento. Abraços! Fred Xavier uai 15h36min de 2 de Abril de 2008 (UTC)

Re: Guerra!

Fui ver a tal ‘Maldição dos Administradores’, realmente é cômico! É a autodestruição da Wikipédia (parece Marx falando sobre o capitalismo)!!!

Convite para o WikiTuga

Olá Rui Silva! Gostava de te convidar a participar no primeiro encontro nacional de wikipedistas em Portugal, denominado WikiTuga, que se realizará em Coimbra, na data proposta de 7 de Junho de 2008. O objectivo é, entre outros assuntos, debater a criação da Wikimedia Portugal. Se estiveres interessado, inscreve-te! Waldir msg 23h23min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Há um novo projecto que pretende reunir os wikipedistas interessados em discutir, propor e executar tarefas relacionadas com a aplicação das normas do Acordo Ortográfico de 1990 na Wikipédia de língua portuguesa. Mais informações e incrições: Wikipedia:Projetos/Acordo ortográfico. Um abraço lusófono, Manuel de Sousa (discussão) 11h52min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

WikiTuga é já dia 7!

Olá Rui Silva! Desculpa estar a chatear mais uma vez, mas precisamos *mesmo* que confirmes a tua presença (ou ausência...) no 1º Encontro Nacional de Wikipedistas em Portugal, WikiTuga, que se realizará Coimbra, a 7 de Junho de 2008.

Cumprimentos, Waldir msg 18h37min de 25 de Maio de 2008 (UTC)

Vaidade

Para o caso de usuário que faz autobiografia no domínio principal, podes usar {{autobiografia}}.

Acho que teria sido o mais adequado neste caso.

Abraço.

Yanguas Seja sucinto. 00h28min de 28 de Maio de 2008 (UTC)

Olá, gostaria de convidá-lo a participar da discussão dos Wikipedia:Votações/Critérios de notoriedade, que estão há anos sendo discutidos, e finalmente irão em votação a partir de 1º de julho. Enquanto a votação não começa, gostaria da sua opinião na discussão do projeto, para que possamos fazer os devidos ajustes e tornar a proposta o mais plural possível, com a participação de toda a comunidade. Desde já obrigado. Leandro Rocha (discussão) 00h51min de 5 de Junho de 2008 (UTC)

  • De fato... são coisas distintas; uma "instituição" pressupõe a existência de uma entidade (pessoa jurídica) - com pessoas, cargos, atribuições e um trabalho voltado para a área cultural (no caso). Já um bem tombado, não: pode ser um monumento particular ou público ou até uma paisagem... Seria o caso de termos uma nova lista, sim, do tipo: Anexo:Lista do patrimônio tombado de Fortaleza... (e aquele cão de busca... tens certeza de que não o chamam "rui"? he, he... Tu achas cada coisa... ) André Koehne ¿Digaê 13h26min de 12 de Junho de 2008 (UTC)
  • A solução ficou a contento? Abraçudo (que inda levarei anos a entender o que me escreveste... eita!)kkk André Koehne ¿Digaê 14h04min de 12 de Junho de 2008 (UTC)

Espécies

Sem problemas Rui! Também pensei em mover para o Wikispecies, mas não achei nenhuma predefinição para ele... Independente de ser ou não o caso do artigo em questão, sabe se existe alguma predef. do tipo? Biuick mande! 15h01min de 12 de Junho de 2008 (UTC)

Oi, amigo, como vai? Tudo bem no Oceano Índico??? Eu estava há tempos te devendo uma melhorada nesse artigo aí... Foi o melhor que pude fazer, no momento. O conceito é tão básico em Direito que os livros não definem, já vão usando, é um conceito anterior quase. É usado como sinônimo de toda a esfera pública, tudo aquilo que se refere ao Estado, em contraposição à sociedade civil (não quis colocar exatamente isso porque não achei algum lugar que falasse expressamente isso). Creio que um livro sobre Teoria Geral do Estado possa definir, ou uma enciclopédia jurídica... Se algum dia eu achar algo mais substancioso, eu acrescento. Mas as minhas possibilidades já estão meio esgotadas! Abraços, Maurício msg 12h06min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Eliminação

Vc já ouviu falar disso ? Leandro Rocha (discussão) 22h19min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Penedos espanhóis

Olá Rui! Gostaria de ter um comentário seu ao que me predisponho a fazer no artigo Ilhéu de Alhucemas (e no Ilhéu de Vélez de la Gomera). O meu problema é que "penedo" me parece fazer muito mais sentido do que "ilhéu", já que é a tradução portuguesa do castelhano "peñón". Gostaria que me informasse quais as suas fontes na altura da criação do artigo para a escolha do título. Muito obrigado, e um abraço aí para Moçambique, terra da minha mãe. Gameiro (discussão) 23h40min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Olá! Desculpe não ter respondido antes! Eu nem vi sua mensagem antes... acho que eu estava editando tanto minha própria discussão (colocando o "não assinou"), que perdi as mensagens "direitinhas" (ou seriam esquerdistas????)

Eu resolvi fazer um lote de boas-vindas e então comecei a receber recados de iniciantes. O pior é que muitos respondem nas páginas deles! Eu também resolvi fazer uma pré-tutoria, especialmente com aqueles que não conseguem nem se comunicar e eu dificilmente consigo convencê-los a entrar na tutoria... O mais trabalhoso foi o Ecolife D​ C​ E​ F, que teve toda a discussão da Jaca. Eu escrevi tanto na página dele que eu mesmo pensei se estava "invadindo a privacidade", já que ele nem pediu ajuda! Mas depois de tudo, ele começou a se comunicar direito e até conseguiu editar a página Jaca (se melhorou ou não, há controvérsias...) Mas acho que consegui "integrar" um usuário que já estava desistindo disso aqui, agora ele já sabe o mínimo para editar ou reclamar, perguntando o que fez de errado (e estava sendo quase bloqueado inicialmente).

Quanto ao artigo que me pediste, é um conceito muito importante em direito, eu já havia pensado em escrever sobre isso. Já dei uma melhoradinha, até renomeei, futuramente espero desenvolver mais o artigo! Abraços, Maurício msg 23h50min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Meu caro Rui... eu bem sei o que é a vaca fria... Já no que se refere a explicar melhor, eu poderia explicar bem melhor, mas e as fontes??? Isso me trava bastante, pois sei como falar melhor, mas a fonte não diz isso... e aí, como fica? Veja se melhorou (mas devo dizer que o Vocabulário Jurídico ali citado não já diz "tudo" aquilo...)
Quanto à jaca, eu não entendo muito... nem sou fã da fruta! Sabia que o Ecolife colocou coisas lá bastante polêmicas e o estilo não ficou muito bom. Mas deixei para os experts resolverem, entendi que não era a pessoa indicada. Você deve saber mais a respeito do assunto, está autorizado por mim a alterar (gostou dessa???)
Eu fico me colocando na posição do editor que tenta fazer suas primeiras edições. Se são sumariamente revertidas, ele fica indignado. Se você adapta, ele já vê com melhores olhos. E ensinar a pessoa alguns princípios básicos e formas de comunicação é, penso, acender a centelha de um editor que pode contribuir muito.
Não sabia que eu tinha tendência para atrair complicação... Que outros casos você cita como exemplo? Pensei que coisas assim são normais, ao lidar com iniciantes bem iniciantes (e tentar ajudar). Eu até tentei conversar com o editor que se equiparou a Nietzsche aqui. Vi que você não tem tanta paciência, vai direto pro VAIDADE! Talvez seja melhor, não se perde tanto tempo (acho que vou dar um tempo nesses benvindos aos novatos!). Ou será que minha complicação são com os mais experientes??? Agora fiquei com uma pulga atrás da orelha! Abraços, Maurício msg 16h10min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Escola da exegese

Não é bem a minha praia, já que é bem filosófico, histórico, mas eu dei uma melhoradinha, até aparecer um douto no assunto! Abraços, Maurício msg 18h02min de 19 de Junho de 2008 (UTC)

Saudade

Ei seu Rui, Tio (se me permite) editei melhor o artigo "capela", talvez tenha ficado mais claro, também linkei com o artigo "kapellmeister" que não é de minha utoria. Acho que fica melhor explicado. Já to com saudade da sua perspicácia. Abraço Jay (discussão) 00h29min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Ainda sobre célula polar (depois de quase um mês)

Olá Rui Silva, lembra-te ainda do caso Célula polar em que você me pediu para dar uma olhada a quase um mês? Pois é, hoje precisei de uma ligação externa que coloquei lá e, surpresa, não tinha nada lá, nem a minha edição no histórico. Surpresa ainda maior, a interwiki em português que coloquei na página em inglês sobre célula polar também não estava lá, nem a minha edição no histórico. É como se eu não tivesse feito nada. Somente hoje coloquei a referência lá (pela segunda vez). Tem alguma ideia do que tenha acontecido? -Ramisses (discussão) 01h03min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Fitacola

Oi. Por que você removeu o ER de Fitacola, sendo que a página foi eliminada por votação há menos de 6 meses? Obrigado. Leonardo (discussão) 02h34min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Provocar?

Caro Sr Rui, Inicio desculpando-me se causei algum mal. Não tive a intenção de provoca-lo em momento algum, ao contrário, pensei em aproximar-me tecendo um elogio (no Brasil ser perspicaz é uma virtude), novamente me perdoe se ofendi. Com relação ao verbete Jayme Amatnecks, novamente quero dizer que não é assunto meu, apesar de ser realmente sobre mim. Sinto se errei na minha aproximação. Faço meu trabalho e acredito que o reconhecimento vem disso, não de um verbete na wikipédia, que para mim é só consequencia. O sr. administra a wikipédia muito bem. Com relação as fontes foi esse o motivo da votação quando o verbete foi colocado em votação para eliminação e a comunidade votou por mante-lo por achar relevante. Não vou editar o verbete Jayme Amatnecks, nem acrescentando nem retirando nada. Obrigado novamente. Jay (discussão) 12h34min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Jamelão

Jamelão é famoso aí? Machocarioca (discussão) 16h05min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Alguém precisa ser e a questão é justamente essa ali não é noticias, noticias é no Wikinoticias, é EVentos Recentes, importantes no mundo lusofono ou de grande importancia mudial. Mas se Jamelão é tao grande como diz áí, vou la arrumar a 'noticia' que ficou faltando arrumar direito link.Machocarioca (discussão) 16h11min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Teu argumento não é motivo para colocar a noticia em ER, na verdade, nem um argumento tecnico é, e Jamelão é relmente apenas nacional, mesmo que o conheça ai ,como pode ver pelo Alexg que nunca ouviu falar e isso abre exceções danosas ao ER, virando jornal nacional, o que não é o caso, pense nisso. Amanha vão colocar coisas ali, de morte de artista da Globo que so é conhecido aqui, ou de algum português que ninguém conhece aqui, e qdo tirarem vão dizer, 'mas não falaram daquele Jamelão?' Repare que as outras noticias são todas de vulto internacional, vou esperar que use o bom senso. Mas q vc é divertido é hehehe Machocarioca (discussão) 03h39min de 15 de Junho de 2008 (UTC)

Jamelão II

Jamelão é (era) figura relevante da cultura brasileira? Eu nunca ouvi falar do cantor! Alexg pqntc? 16h11min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Informação

Como vai você Rui? Espero que tudo esteja ao seu favor. Observei que algumas mensagens na sua pagina de discussão foram excluídas., baseando-se neste exemplo, significa que também posso fazer o mesmo, se afirmativo como posso proceder? Abraços fraterno--Toluaye (discussão) 22h49min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Obrigado

Valeu irmão pela dica! Abraços e muito ashe direto de Salvador da Bahia.

Socialismo e direitos gays

Olá, não entendi por que você pediu para mover a página que criei. O artigo é uma tradução modificada do artigo "socialism and lgbt rights" da Wikipedia em inglês.

Capela (grupo de músicos)

Dei uma pequena volta em Capela (grupo de músicos), depois de uma viagem à estante. Parece-me que ficou um ponto de partida aceitável para os que saibam daquilo desenvolverem.

Abraço Atlântico, entre Setúbal e Lisboa

Acscosta (discussão) 21h04min de 15 de Junho de 2008 (UTC)


Sobre "Criaturas do The Sims 2"

Desculpas... nem sabia! O problema é que fui eu que criei, sou fã de the sims e postei o que sabia... FAzer de novo vai ser difícil. Minhas sinceras desculpas, nunca iria imaginar que era assim...

Escritores, enciclopédias e outras coisas

A Enciclopédia também foi uma herança familiar. Já não foi comprada em fascículos, porque já estava editada, mas volume a volume...

A frase «entre Setúbal e Lisboa» foi um bom exemplo de uma frase com dois sentidos possíveis:

  • Umas vezes em Setúbal, outras em Lisboa;
  • Numa localidade situada entre Setúbal e Lisboa.

A hipótese boa é a primeira!

Não conhecia o outro significado de AEMO! Se utilizei a sigla foi porque a vi escrita aqui e acolá. Mas como não sou adepto do uso generalizado de siglas fui sempre (quase sempre?) colocando o nome completo, mesmo quando referia a sigla.

Os escritores moçambicanos também vão saindo, em parte das estantes, em parte das bibliotecas. Muitos em edições da Associação dos Escritores Moçambicanos, vindas directamente de Moçambique há uns anos.

Uma tuna está decidida (a que tem mais tradição, a Azeituna). Outra, mais jovem, ainda está em votação. Recusando as práticas praxísticas, não recuso as tunas, no lado saudável que possam ter.

Um abraço, hoje lisboeta.

Acscosta (discussão) 21h48min de 17 de Junho de 2008 (UTC)

Dorsais ou cristas? Tanto faz

mas o primeiro a ser criado (pelo menos aqui) foi a dorsal. Os franceses assim como os espanhóis usam dorsal ainda que os franceses também usem crista, já os ingleses falam em cristas e nós usamos também os dois... O meu professor de geologia geral sempre usava dorsal (ainda que não seja fonte válida, hehe). Abraço, João Sousa DC 20h47min de 19 de Junho de 2008 (UTC)

Desculpas

Mil Desculpas sobre isso eu ja percebi sua reversão e ja concertei, a classificação está sendo com base nos seguintes artigos Idade Média, Idade contemporânea, Idade moderna e Idade antiga. Com base nos cortes históricos que cada uma faz. O que voc6e poder me falar que estiver errado agradeço desde já Yandeara (discussão) 14h32min de 20 de Junho de 2008 (UTC)

Sobre a Colônia ser um estado. Bem olha o artigo sobre Estado: "Estado é uma instituição organizada políticamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido". A Colônia é uma insituição organizada politicamente (Tem estrutura de dominio como Governador, ou Interventor), socialmente (definições de Colonos, Povo Nativo, etc.) e juridicamente (Cartas reais, Pacto colonial, etc.) por esse motivos uma Colônia pode ser considera um Estado, um estado subjugado. Yandeara (discussão) 14h37min de 20 de Junho de 2008 (UTC)
Eu discordo de você, aceito sim que a História não pode ser dividia como a Europa e dividia e se assim for eu ate retiro a Classificação por Eras e deixo tudo ser classificado apenas por Continente, porem, eu discordo completamente do nome País extinto, o certo seria Estado Extinto, pelo proprio fato de a maioria dos considerados "Países extintos" não são países. Eu me guiei pela divisão de eras da Europa pelo simples fato de que o proprio ensino de História e divida dessa forma ("Históriografia Medieval, Históriografia Clássica, etc). Yandeara (discussão) 14h46min de 20 de Junho de 2008 (UTC)
Eu tenho interesse nas três areas. No caso e obviu que as potencias subverteram a ordem existente, mais o que isso tem haver com a Colônia ser um estado ou não? era claro que varios estados foram destruidos para que se levanta-se um estado subjulgado (Colônia). Se assim não fosse qual a sua definição de Estado? Por que da forma como fala até parece que confundes estado com país ou nação Yandeara (discussão) 14h53min de 20 de Junho de 2008 (UTC)
  • Já houve um versão que citava fontes... he, he... André Koehne ¿Digaê 15h42min de 20 de Junho de 2008 (UTC)
  • Teve algumas edições intermediárias, oh pá! Não vi onde foram "engolidas" as referências... Não creio ter traduzido o verbete, pois tinha colocado a tag de semiw... Aliás, colocaram os interwikis, e a predef ficou! He, he... O império foi extinto, salvo engano, e dizes que hoje - para comemorar? - vós comerdes monomopatas???? A ONU sabe desses canibalismos? kkkk Abraçudo, André Koehne ¿Digaê 15h57min de 20 de Junho de 2008 (UTC)
  • Oh, tristeza... Mal coloco uma imagem no verbete!
  • Ach! Peguei lá na en-wiki... Briga com eles! kkkk André Koehne ¿Digaê 16h59min de 20 de Junho de 2008 (UTC)

Feito. Realmente estava com problemas (não era nada daquilo que coalescência (meteorologia)) significava. Se precisar de qualquer coisa estou a tua disposição. Bom Domingo para tu também! -Ramisses (discussão) 17h05min de 22 de Junho de 2008 (UTC)

Esqueci do fuso-horário, he, he... Além de precipitação (meteorologia), tem muitos outros precisando da minha "mãozinha". Que pena que sou um só, he, he. --17h17min de 22 de Junho de 2008 (UTC)
Também vi sua página de usuário agora. Vives em Moçambique. Muito obrigado por suas declarações. Apesar de eu estar no mesmo fuso-horário do Rio de Janeiro, estou a 20 km de Curitiba, capital do estado do Paraná, onde Terça-feira passada fez -4°C, (brbrbr) - quem dera se eu estivesse perto do Rio (calor, praia, etc.) -Ramisses (discussão) 17h48min de 22 de Junho de 2008 (UTC)
Argentinos e paraguaios, entre outros turistas, vêm passar férias na Ilha do Mel (quase lá...), mas só no verão. E aproveitando, dê uma olhada num verbete que acabei de fazer, sobre um ciclone tropical que atingiu Moçambique em Fevereiro de 2007, o ciclone Favio. Abraços! -Ramisses (discussão) 18h39min de 22 de Junho de 2008 (UTC)

Pelo fato das minhas fontes serem em inglês e francês e pelo completo desconhecimento meu da geografia de Moçambique (LOL), cometi alguns "disparates". Não sabia, por exemplo, que "Ponta Gea" (não "Pontagea") era um bairro DA Beira. Mas "A Maurícia" aqui é "Maurício" e não é costume colocar o artigo em "A Reunião" (La Réunion). Boa noite! -Ramisses (discussão) 19h28min de 22 de Junho de 2008 (UTC)

Update WikiTuga

Olá, Rui! Antes de mais nada, queremos agradecer-te pela indicação de (in?)disponibilidade em participar no encontro físico em Coimbra. Dado ao grande número de interessados que indicaram não poder participar, por motivos vários, principalmente a distância geográfica, decidiu-se realizar um encontro virtual, pelo MSN, no sábado dia 5 de Julho, pelas 15h00. Para mais detalhes e assinar a lista de participantes, vê aqui. Abraços, Waldir msg 01h06min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Critérios de relevância

É... e eu também estava com medo de ir lá buscá-lo e de me perder por lá também Alegre Mas, entretanto, ele já respondeu. Abraço, Ozalid (discussão) 21h22min de 25 de Junho de 2008 (UTC)