Samand Centauro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 24: Linha 24:
| }}
| }}


Samand Centauro é um carro [[Iraniano]], vendido em parte do mundo apenas como Samand, com excessão da [[América do Sul]] onde está sendo desenvolvido em parceria com o governo da [[Venezuela]], para fazer "El Coche anti-Imperialista", o qu faz lembrar outras alternativas anteriores de fazer esse tipo de carro no mundo, entre eles o [[Lada]] Laika na União Soivética e o [[Volkswagen Sedan]] na Alemanha Nazista.
Samand Centauro é um carro [[Iraniano]], vendido em parte do mundo apenas como Samand, com excessão da [[América do Sul]] onde está sendo desenvolvido em parceria com o governo da [[Venezuela]], para fazer "El Coche anti-Imperialista", o que faz lembrar outras alternativas anteriores de fazer esse tipo de carro no mundo, entre eles o [[Lada]] Laika na União Soivética e o [[Volkswagen Sedan]] na Alemanha Nazista.


==Mercado==
==Mercado==

Revisão das 18h22min de 29 de junho de 2008

Samand Centauro
Visão geral
Nomes
alternativos
Samand
Produção 2006 — presente
Fabricante Iran Khodro
Modelo
Classe Compacto
Carroceria Sedan
Ficha técnica
Motor 1.8 (4 cilindros) 92cv
Transmissão 5 marchas a frente e 1 a ré (mecânica)
Modelos relacionados Peugeot 405
Peugeot 504
Chevrolet Astra
Chevrolet Corsa
Fiat Siena
Volkswagen Polo
Renault Logan
Dimensões
Comprimento mm
Entre-eixos mm
Largura mm
Altura mm
Tanque 430 litros
Cronologia
Paykan

Samand Centauro é um carro Iraniano, vendido em parte do mundo apenas como Samand, com excessão da América do Sul onde está sendo desenvolvido em parceria com o governo da Venezuela, para fazer "El Coche anti-Imperialista", o que faz lembrar outras alternativas anteriores de fazer esse tipo de carro no mundo, entre eles o Lada Laika na União Soivética e o Volkswagen Sedan na Alemanha Nazista.

Mercado

Alem do mercado Iraniano, o Samand, estreará em breve na Venezuela com apoio do governo desse mesmo país, em alguns meses. Fora a Venezuela, o carro é exportado à varios países do mundo, entre eles: Rússia Bulgaria, Turquia, Polônia, Emirados Árabes Unidos, Tajiquistão, Paquistão, Afeganistão e Egito, está previsto pela marca outros lugares para a exportação.

Alem das Exportações, o Samand é produzido também em Minsk no Belarus, pela Unison. Fora o Belarus, a empresa Iran Khodro também possui montadoras, na China, Senegal, Egito, Síria e Venezuela, e pretende vir fazer mais joint-ventures pelo mundo para auxiliar na produção do modelo Samand, pelo mundo.

O Carro

O Samand, foi projetado, utilizando a base do Peugeot 405, fazendo assim uma parceria com a PSA Peugeot Citroën a fim de produzir o Samand como um carro legalizado e confiável. O motor do Samand, também foi inspirado no motor do Peugeot 504 contando com algumas diferenças apenas, sendo que no Irã 80% de suas peças são nacionalizadas. Em 2007, a compania Iraniana, desenvolveu o Samand flexivel, podendo utilizar, dois combustiveis, no mesmo motor, esses modelos popularmente conhecidos no Brasil, como Flex, esse sistema só foi possível, utilizando sistemas da compania Alemã Bosch.