Esferorradiano: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: be-x-old:Стэрадыян
Linha 47: Linha 47:




Nota: Como foi dito, os esterradianos nunca excedem 4π (aproximadamente 12,56638). Sendo assim, não fazem sentido os múltiplos superiores a 10<sup>0</sup> da unidade base.
Nota: Como foi dito, os esterradianos nunca excedem 4π (aproximadamente 12,56638). Sendo assim, não fazem sentido os múltiplos superiores a 10<sup>0</sup> da unidade base em medidas práticas, contudo este tipo de medida tem poucas ou nenhumas utilizações práticas e são mais utilizados em conceitos matemáticos aos quais ordens superiores fazem sentido.


[[categoria:unidades de medida]]
[[categoria:unidades de medida]]

Revisão das 18h39min de 6 de julho de 2008

Ficheiro:Steradian.png
Representação gráfica de um esterradiano.

O esterradiano (símbolo: sr), ou esferorradiano, é uma unidade de medida suplementar e padrão no Sistema Internacional de Unidades, utilizada para quantificar ângulos sólidos. O esterradiano é adimensional, dado que 1 sr = m2·m-2 = 1. É útil, contudo, distinguir as quantidades adimensionais de diferentes naturezas, daí que na prática o símbolo "sr" seja usado sempre que apropriado, em vez da unidade derivada "1" ou mesmo de nenhuma unidade. Por exemplo, a intensidade de radiação pode ser medida em watts por esterradiano (W·sr-1). Trata-se do equivalente tridimensional do radiano, sendo definido como "o ângulo sólido subentendido no centro da esfera de raio r por uma porção de superfície de área r2". Dado que a área da superfície da esfera é 4πr2, a definição implica que a esfera meça 4π esterradianos. No Brasil é usualmente designado por esferorradiano.


Múltiplos SI

Múltiplo Nome Símbolo
100 esterradiano sr
10–1 deciesterradiano dsr
10–2 centiesterradiano csr
10–3 miliesterradiano msr
10–6 microesterradiano µsr
10–9 nanoesterradiano nsr
10–12 picoesterradiano psr
10–15 femtoesterradiano fsr


Nota: Como foi dito, os esterradianos nunca excedem 4π (aproximadamente 12,56638). Sendo assim, não fazem sentido os múltiplos superiores a 100 da unidade base em medidas práticas, contudo este tipo de medida tem poucas ou nenhumas utilizações práticas e são mais utilizados em conceitos matemáticos aos quais ordens superiores fazem sentido.