Dražan Jerković: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ca:Dražan Jerković
Kyle the bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: vi:Dražan Jerković
Linha 23: Linha 23:
[[pl:Dražan Jerković]]
[[pl:Dražan Jerković]]
[[ru:Еркович, Дражан]]
[[ru:Еркович, Дражан]]
[[vi:Dražan Jerković]]

Revisão das 08h50min de 7 de julho de 2008

Dražan Jerković (Šibenik, 8 de agosto de 1936) é um ex-jogador e técnico de futebol croata. Seu nome costuma ser grafado incorretamente como Dražen.

Atacante, foi um dos maiores artilheiros do Leste Europeu. Pelo Dínamo Zagreb, clube onde iniciou em 1954 sua carreira e onde ficaria por onze anos, marcou incríveis 300 gols em 315 jogos. Repetidas lesões fizeram-no ter de parar antes dos trinta anos, em 1965, quando acabara de chegar no Gantoise, da Bélgica - a Iugoslávia, sendo um país comunista não-alinhado com a União Soviética, permitia que seus jogadores atuassem na Europa Ocidental, capitalista. Naquele ano despedira-se do Dínamo, com a conquista de uma Copa da Iugoslávia. Conquistara o campeonato iugoslavo de 1958.

Pela Iugoslávia, fora à Copa do Mundo de 1958, mas só jogaria pelo país a partir de 1960, quando participou no vice-campeonato da primeira Eurocopa. Nas semifinais, marcou dois gols contra a França, na vitória por 5 x 4. Dois anos depois, na Copa do Mundo do Chile, foi um dos seis artilheiros do mundial, com 4 gols, na melhor campanha da Iugoslávia em Copas, quando terminou na quarta colocação. Deixaria de jogar pela seleção em 1964. No total, marcou 11 gols em 21 partidas pelo país, tendo média superior a um gol a cada dois jogos.

Curiosamente, antes de jogar pela Iugoslávia, chegou a atuar pela Croácia, quando uma equipe da república iugoslava foi formada para um amistoso contra a Indonésia, em 1956. Da Seleção Croata também foi o primeiro técnico desta, quando o país declarou sua independência. Jerković ficou no cargo de 1990 a 1992.


Predefinição:Artilheiros das Copas do Mundo