Música iorubá: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Música yoruba movido para Música iorubá: nome correto e dicionarizado em português
corr.
Linha 1: Linha 1:
'''Música yorubá''' é o gênero de [[música]] tradicional dos povos [[yoruba]]. Estes povos têm uma avançada tradição de [[percussão]], com a característica utilização dos [[tambor]]es de tensão, em particular o [[Dundun]]. Estes conjuntos são compostos por vários tambores de tensão de diferentes tamanhos, juntamente com um gudugudu. O líder de um conjunto dundun é iyalu, que utiliza o tambor "para falar" imitando a tonalidade yoruba.<ref>Graham - Grande parte da música yoruba é dedicada aos espíritos da natureza e são devotos dos [[Orixás]] e da [[mitologia yorubá]].</ref>
'''Música iorubá''' é o gênero de [[música]] tradicional dos povos [[iorubá]]. Estes povos têm uma avançada tradição de [[percussão]], com a característica utilização dos [[tambor]]es de tensão, em particular o ''[[dundun]]''. Estes conjuntos são compostos por vários tambores de tensão de diferentes tamanhos, juntamente com um ''gudugudu''. O líder de um conjunto ''dundun'' é ''iyalu'', que utiliza o tambor "para falar" imitando a tonalidade yoruba.<ref>Graham - Grande parte da música yoruba é dedicada aos espíritos da natureza e são devotos dos [[Orixás]] e da [[mitologia yorubá]].</ref>


A música yoruba foi convertida no componente miss importante da [[música popular nigeriana]] moderna, como resultado de suas precoces formas de influência europeia, islâmicas e brasileiras. Estas influências promoveram a importação de instrumentos de metal, música escrita, percussão islâmica e de estilos trazidos pelos comerciantes brasileiros.<ref>Graham, pg. 589 <small>Graham afirma: a fonte da influência brasileira foi o ''Influente comerciante da comunidade brasileira do início do século XIX.''</ref> Na cidade mais povoada da [[Nigéria]], [[Lagos]], estas tradições multiculturais uniram-se e converteram-se na raíz da [[música popular nigeriana]]. Os estilos modernos tais como o [[Fuji (gênero musical)|fuji]] de [[Alhaji Sikiru Ayinde]], o [[waka (música africana)|waka]] de [[Salawa Abeni]] e o [[sakara]] de [[Yusuf Olatunji]] derivam da música tradicional yoruba. Compositores de música clássica como [[Joshua Uzoigwe]] e [[Akin Euba]] puseram-se em evidência no cenário musical por sua preferência pela ethnomusicologia e sua tendência de utilizar em suas obras elementos da música Yoruba.
A música iorubá foi convertida no componente miss importante da [[música popular nigeriana]] moderna, como resultado de suas precoces formas de influência [[Europa|europeia]], [[Islão|islâmicas]] e [[brasil]]eiras. Estas influências promoveram a importação de [[instrumentos de metal]], música escrita, percussão islâmica e de estilos trazidos pelos comerciantes brasileiros.<ref>Graham, pg. 589 <small>Graham afirma: a fonte da influência brasileira foi o ''Influente comerciante da comunidade brasileira do início do [[século XIX]].''</ref> Na cidade mais povoada da [[Nigéria]], [[Lagos]], estas tradições multiculturais uniram-se e converteram-se na raíz da [[música popular nigeriana]]. Os estilos modernos tais como o [[Fuji (gênero musical)|fuji]] de [[Alhaji Sikiru Ayinde]], o [[waka (música africana)|waka]] de [[Salawa Abeni]] e o [[sakara]] de [[Yusuf Olatunji]] derivam da música tradicional iorubá. Compositores de música clássica como [[Joshua Uzoigwe]] e [[Akin Euba]] puseram-se em evidência no cenário musical por sua preferência pela [[etnomusicologia]] e sua tendência de utilizar em suas obras elementos da música iorubá.


==Instrumentos==
==Instrumentos==
*[[agbe]], um [[shaker]]
*[[agbe]], um ''[[shaker]]''
*[[ashiko]]
*[[ashiko]]
*[[apesi]]
*[[apesi]]
Linha 24: Linha 24:


=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==
*[[Iorubá|Yoruba]]
*[[Iorubá]]
*[[Música da Nigéria]]
*[[Música da Nigéria]]


Linha 30: Linha 30:
<references />
<references />


[[Categoria:Yoruba]]
[[Categoria:Iorubá]]
[[Categoria:Música da África]]
[[Categoria:Música da África]]
[[Categoria:Música da Nigéria]]
[[Categoria:Música da Nigéria]]

Revisão das 14h29min de 7 de julho de 2008

Música iorubá é o gênero de música tradicional dos povos iorubá. Estes povos têm uma avançada tradição de percussão, com a característica utilização dos tambores de tensão, em particular o dundun. Estes conjuntos são compostos por vários tambores de tensão de diferentes tamanhos, juntamente com um gudugudu. O líder de um conjunto dundun é iyalu, que utiliza o tambor "para falar" imitando a tonalidade yoruba.[1]

A música iorubá foi convertida no componente miss importante da música popular nigeriana moderna, como resultado de suas precoces formas de influência europeia, islâmicas e brasileiras. Estas influências promoveram a importação de instrumentos de metal, música escrita, percussão islâmica e de estilos trazidos pelos comerciantes brasileiros.[2] Na cidade mais povoada da Nigéria, Lagos, estas tradições multiculturais uniram-se e converteram-se na raíz da música popular nigeriana. Os estilos modernos tais como o fuji de Alhaji Sikiru Ayinde, o waka de Salawa Abeni e o sakara de Yusuf Olatunji derivam da música tradicional iorubá. Compositores de música clássica como Joshua Uzoigwe e Akin Euba puseram-se em evidência no cenário musical por sua preferência pela etnomusicologia e sua tendência de utilizar em suas obras elementos da música iorubá.

Instrumentos

Ver também

Referências

  1. Graham - Grande parte da música yoruba é dedicada aos espíritos da natureza e são devotos dos Orixás e da mitologia yorubá.
  2. Graham, pg. 589 Graham afirma: a fonte da influência brasileira foi o Influente comerciante da comunidade brasileira do início do século XIX.