Elemento inverso: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Beremiz (discussão | contribs)
nova página: '''Elemento inverso''', em matemática, é aquele cuja utilização numa operação binária matemática bem definida ''resulta no elemento neutro esepcí...
Linha 1: Linha 1:
'''Elemento inverso''', em [[matemática]], é aquele cuja utilização numa [[operação binária]] matemática bem definida ''resulta no [[elemento neutro]] esepcífico dessa operação'' — por essa razão simples a justificar a sua inversibilidade operacional. Às vezes costuma ser chamado também de '''[[elemento oposto]]''' ou, ainda de '''[[elemento simétrico]]'''. Também pode ser chamado simplesmente — quando não houver possibilidade de confusão ou pelo uso estrito em domínio específico, inambíguo ou unívoco — de '''[[oposto]]''' ou ainda de '''[[simétrico]]''' (mais infrequente).
{{reciclagem|data=Junho de 2008}}
{{sem-fontes|data=Junho de 2008}}
{{Contexto}}


Esta, contudo, é uma definição simples ou ingênua da idéia de elemento inverso. A sua conceituação ou definição formal passará a ser apresentada logo a seguir.
O '''inverso aditivo''' é um conceito da [[álgebra]] que identifica o elemento de um conjunto que somado a outro resulta no [[elemento neutro]] da [[adição]], dada um definição de adição. O simétrico está para a adição como o inverso para a [[multiplicação]].


De modo semelhante ao conceito de [[elemento neutro]] — com o qual guarda íntima conexão lógica matemática — trata-se de conceito universal, cuja [[Generalização|generalização lógica]] integra o conjunto de idéias que conduzem ao alcance — ou melhor, ''projetam o alcance'' — da extraordinária estrutura de unidade da [[Matemática]].
Exemplo: No [[conjunto]] dos números reais a soma de um número e seu inverso aditivo é igual a 0.


==Nomenclatura==
<math>a+(-a)=a-a=0</math>


==Definição formal==
No conjunto dos [[números reais]], dois números são simétricos se tiverem sinais contrários e o mesmo valor absoluto.
Dado um sistema matemático S, vale dizer um conjunto C munido de uma operação *, tal que se possa representar por S = {C, *}, e dado um elemento qualquer E, pertencente a C:

*Chama-se elemento inverso do elemento "E" ao elemento "E<sup>–1</sup>", tal que:
# "E<sup>–1</sup>" * E = E e E * "E<sup>–1</sup>" = N, irrestritamente: o elemento é dito "[[elemento inverso bilateral]]", "[[elemento inverso irrestrito]]" ou "[[Elemento Oposto|elemento inverso]]" simplesmente, pois ''aplicado à esquerda'' ou ''aplicado à direita'' do outro operando, ''resulta, pois, sempre o [[elemento neutro]] "N"'';
# E<sup>–1</sup> * E = N mas E * E<sup>–1</sup> &ne; N, restritamente: o elemento é dito "[[elemento inverso à esquerda]] apenas", pois só operado à esquerda resulta a neutralização;
# E * E<sup>–1</sup> = N mas E<sup>–1</sup> * E &ne; N, restritamente: o elemento é dito "[[elemento inverso à direita]] apenas", pois só operado à direita resulta a neutralização.

Os conceitos de "esquerda" e de "direita, aqui, ''não tem significação proprietária de posição espacial, pelo menos não necessariamente''. "Esquerda" e "direita" como aqui empregados, referem-se a domínios de ordem matemática: podem significar "antes" e "depois", respectivamente (ou o contrário, se assim for definido) e podem, efetivamente, signifcar, por simplicidade, também as idéias ordinárias de ''esquerda'' e de ''direita'', respectivamente.

Relativamente a uma dada [[operação binária]] num dado [[Sistema (matemática)|sistema matemático]]<ref>[[Sistema]], ''lato sensu'', em significação plena, conforme o melhor entendimento.</ref>, cuja [[estrutura algébrica]] ''seja conforme'', ao ser [[operação|operado]] com outro qualquer elemento do mesmo sistema, ''não lhe causa alteração na identidade (natureza ou valor)''. A conformidade expressa na definição implica ser o sistema matemático em causa dotado de estrutura algébrica de [[monóide]] ou superior ([[grupo]], [[corpo]] etc.).

==[[Elemento oposto|Inverso]] e [[Elemento neutro]]==
A idéia de elemento inverso, em [[Matemática]] — ''lato sensu'', para incluir as [[Lógica]]s, as [[Lógica matemática|Lógicas matemáticas]], a [[Semiologia]] etc. — coneta-se ''logicamente'' com a idéia de [[elemento neutro]], nos seguintes termos:
*Dado um conjunto "C" e um elemento "E" a ele pertecente, chama-se [[elemento neutro]] composicional, relativamente a uma dada lei de composição definida por <math>*_i</math> ao elemento "N" (ou, mais precisamente, "N<sub>*i</sub>") tal que:
:<center>E <math>*_i</math> E<sup>–1</sup> = E<sup>–1</sup> <math>*_i</math> E = N<sub>*i</sub></center>

Para fixação imediata e simples de idéias, ao se tratar de ''conjuntos numéricos unidimensionais'' (aqueles definidos sobre um [[espaço vetorial]] R<sup>n</sup> = R<sup>1</sup> = R, em que "R" figura como o [[Números reais|conjunto dos números reais]] e "n" = 1 figura como a dimensão linear do espaço vetorial em exame), por exemplo, qualquer dos conjuntos numéricos que são subconjuntos amplos de R, fala-se mais comumente em:
#[[Neutro aditivo]]: o elemento resultante ao se somar com um elemento (dado) o seu conjugado [[elemento inverso aditivo]]. Ele é, nestes casos, precisamente o [[Zero|número zero]]. Assim, -3 é o inverso aditivo de +3, pois (-3) + (+3) = 0. Conversamente, +3 é o inverso aditivo de -3. Fala-se, então, em pares conjugados de inversos aditivos. Também: (+½ e -½), (+π e -π) etc... são outros pares conjugados de inversos aditivos. Costuma-se chamar ao [[inverso aditivo]] também [[elemento oposto aditivo]] (ou, simplesmente, [[oposto]], quando não houver possibilidade de confusão, ou pelo uso do termo em domínio específico, inambíguo, unívoco). Ainda se usam os termos [[elemento simétrico aditivo]] ou, simplesmente — ressalva feita — [[simétrico]].
#[[Inverso multiplicativo]]: o elemento resultante ao se multiplicar por um elemento (dado) o seu conjugado [[elemento inverso multiplicativo]]. Ele é, nestes casos, precisamente o [[Um|número um]]. Assim, 1/3 é o inverso aditivo de 3, pois (1/3) . (3) = 1. Conversamente, 3 é o inverso multiplicativo de (1/3). Fala-se, também, em pares conjugados de inversos multiplicativos. Também: (2 e 1/2), (π e 1/π) etc... são outros pares conjugados de inversos multiplicativos. Costuma-se chamar ao [[inverso multiplicativo]] também [[elemento oposto multiplicativo]] (ou, simplesmente, [[oposto]], quando não houver possibilidade de confusão, ou pelo uso do termo em domínio específico, inambíguo, unívoco). Também se usam os termos [[elemento simétrico multiplicativo]] ou, simplesmente — ressalva feita — [[simétrico]].

Contudo, é preciso ter em mente que os exemplos relacionados às leis de composição "adição" e "multiplicação", conforme definidas sobre conjuntos numéricos sobre "R<sup>n</sup>", ''não são os únicos'', tampouco necessariamente os mais importantes irrestritamente — embora seja certo reconhecer que são muito importantes na prática do dia-a-dia. Com efeito, não apenas o matemático abstrato (o cientista, o pesquisador, o profissional...) lida com muitíssimos outros exemplos de inversos e de neutros, ''mas, também, o cidadão comum, frequentemente sem o saber sequer''. Apenas para fixar idéias nesse domínio, suponha-se o seguinte exemplo simples: (1) alguém dá um passo adiante; (2) a seguir, esse alguém dá um passo atrás, retornando à posição originária; (3) é certo, pois, conhecer o par ("passo adiante" e "passo atrás") como par conjugado de "inversos de passo" (vetores unidimensionais?...) e o resultado (retorno ao ponto de partida) como o "elemento neutro de passo". Este exemplo — extremamente simples — foi citado para salientar a absoluta generalidade da presença de tais estruturas na lida abstrata e também na prática do dia-a-dia.

==Alguns exemplos==

==Referências==
{{reflist}}

==Ver também==
*[[Elemento neutro]]
*[[Neutro aditivo]]
*[[Monóide]]
*[[Semigrupo]]
*[[Unital]]


[[Categoria:Álgebra]]
[[Categoria:Álgebra]]
[[Categoria:Álgebra abstrata]]
[[Categoria:Operações binárias|*Elemento inverso]]
[[Categoria:Um]]

Revisão das 03h29min de 11 de julho de 2008

Elemento inverso, em matemática, é aquele cuja utilização numa operação binária matemática bem definida resulta no elemento neutro esepcífico dessa operação — por essa razão simples a justificar a sua inversibilidade operacional. Às vezes costuma ser chamado também de elemento oposto ou, ainda de elemento simétrico. Também pode ser chamado simplesmente — quando não houver possibilidade de confusão ou pelo uso estrito em domínio específico, inambíguo ou unívoco — de oposto ou ainda de simétrico (mais infrequente).

Esta, contudo, é uma definição simples ou ingênua da idéia de elemento inverso. A sua conceituação ou definição formal passará a ser apresentada logo a seguir.

De modo semelhante ao conceito de elemento neutro — com o qual guarda íntima conexão lógica matemática — trata-se de conceito universal, cuja generalização lógica integra o conjunto de idéias que conduzem ao alcance — ou melhor, projetam o alcance — da extraordinária estrutura de unidade da Matemática.

Nomenclatura

Definição formal

Dado um sistema matemático S, vale dizer um conjunto C munido de uma operação *, tal que se possa representar por S = {C, *}, e dado um elemento qualquer E, pertencente a C:

  • Chama-se elemento inverso do elemento "E" ao elemento "E–1", tal que:
  1. "E–1" * E = E e E * "E–1" = N, irrestritamente: o elemento é dito "elemento inverso bilateral", "elemento inverso irrestrito" ou "elemento inverso" simplesmente, pois aplicado à esquerda ou aplicado à direita do outro operando, resulta, pois, sempre o elemento neutro "N";
  2. E–1 * E = N mas E * E–1 ≠ N, restritamente: o elemento é dito "elemento inverso à esquerda apenas", pois só operado à esquerda resulta a neutralização;
  3. E * E–1 = N mas E–1 * E ≠ N, restritamente: o elemento é dito "elemento inverso à direita apenas", pois só operado à direita resulta a neutralização.

Os conceitos de "esquerda" e de "direita, aqui, não tem significação proprietária de posição espacial, pelo menos não necessariamente. "Esquerda" e "direita" como aqui empregados, referem-se a domínios de ordem matemática: podem significar "antes" e "depois", respectivamente (ou o contrário, se assim for definido) e podem, efetivamente, signifcar, por simplicidade, também as idéias ordinárias de esquerda e de direita, respectivamente.

Relativamente a uma dada operação binária num dado sistema matemático[1], cuja estrutura algébrica seja conforme, ao ser operado com outro qualquer elemento do mesmo sistema, não lhe causa alteração na identidade (natureza ou valor). A conformidade expressa na definição implica ser o sistema matemático em causa dotado de estrutura algébrica de monóide ou superior (grupo, corpo etc.).

Inverso e Elemento neutro

A idéia de elemento inverso, em Matemáticalato sensu, para incluir as Lógicas, as Lógicas matemáticas, a Semiologia etc. — coneta-se logicamente com a idéia de elemento neutro, nos seguintes termos:

  • Dado um conjunto "C" e um elemento "E" a ele pertecente, chama-se elemento neutro composicional, relativamente a uma dada lei de composição definida por ao elemento "N" (ou, mais precisamente, "N*i") tal que:
E E–1 = E–1 E = N*i

Para fixação imediata e simples de idéias, ao se tratar de conjuntos numéricos unidimensionais (aqueles definidos sobre um espaço vetorial Rn = R1 = R, em que "R" figura como o conjunto dos números reais e "n" = 1 figura como a dimensão linear do espaço vetorial em exame), por exemplo, qualquer dos conjuntos numéricos que são subconjuntos amplos de R, fala-se mais comumente em:

  1. Neutro aditivo: o elemento resultante ao se somar com um elemento (dado) o seu conjugado elemento inverso aditivo. Ele é, nestes casos, precisamente o número zero. Assim, -3 é o inverso aditivo de +3, pois (-3) + (+3) = 0. Conversamente, +3 é o inverso aditivo de -3. Fala-se, então, em pares conjugados de inversos aditivos. Também: (+½ e -½), (+π e -π) etc... são outros pares conjugados de inversos aditivos. Costuma-se chamar ao inverso aditivo também elemento oposto aditivo (ou, simplesmente, oposto, quando não houver possibilidade de confusão, ou pelo uso do termo em domínio específico, inambíguo, unívoco). Ainda se usam os termos elemento simétrico aditivo ou, simplesmente — ressalva feita — simétrico.
  2. Inverso multiplicativo: o elemento resultante ao se multiplicar por um elemento (dado) o seu conjugado elemento inverso multiplicativo. Ele é, nestes casos, precisamente o número um. Assim, 1/3 é o inverso aditivo de 3, pois (1/3) . (3) = 1. Conversamente, 3 é o inverso multiplicativo de (1/3). Fala-se, também, em pares conjugados de inversos multiplicativos. Também: (2 e 1/2), (π e 1/π) etc... são outros pares conjugados de inversos multiplicativos. Costuma-se chamar ao inverso multiplicativo também elemento oposto multiplicativo (ou, simplesmente, oposto, quando não houver possibilidade de confusão, ou pelo uso do termo em domínio específico, inambíguo, unívoco). Também se usam os termos elemento simétrico multiplicativo ou, simplesmente — ressalva feita — simétrico.

Contudo, é preciso ter em mente que os exemplos relacionados às leis de composição "adição" e "multiplicação", conforme definidas sobre conjuntos numéricos sobre "Rn", não são os únicos, tampouco necessariamente os mais importantes irrestritamente — embora seja certo reconhecer que são muito importantes na prática do dia-a-dia. Com efeito, não apenas o matemático abstrato (o cientista, o pesquisador, o profissional...) lida com muitíssimos outros exemplos de inversos e de neutros, mas, também, o cidadão comum, frequentemente sem o saber sequer. Apenas para fixar idéias nesse domínio, suponha-se o seguinte exemplo simples: (1) alguém dá um passo adiante; (2) a seguir, esse alguém dá um passo atrás, retornando à posição originária; (3) é certo, pois, conhecer o par ("passo adiante" e "passo atrás") como par conjugado de "inversos de passo" (vetores unidimensionais?...) e o resultado (retorno ao ponto de partida) como o "elemento neutro de passo". Este exemplo — extremamente simples — foi citado para salientar a absoluta generalidade da presença de tais estruturas na lida abstrata e também na prática do dia-a-dia.

Alguns exemplos

Referências

  1. Sistema, lato sensu, em significação plena, conforme o melhor entendimento.

Ver também