Sonata para piano n.º 5 (Beethoven): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
WikiDreamer Bot (discussão | contribs)
Linha 66: Linha 66:
[[de:Klaviersonate Nr. 5 (Beethoven)]]
[[de:Klaviersonate Nr. 5 (Beethoven)]]
[[en:Piano Sonata No. 5 (Beethoven)]]
[[en:Piano Sonata No. 5 (Beethoven)]]
[[es:Sonata para piano nº 5 (Beethoven)]]
[[fr:Sonate pour piano n° 5 de Beethoven]]
[[fr:Sonate pour piano n° 5 de Beethoven]]
[[it:Sonata per pianoforte n. 5 (Beethoven)]]
[[it:Sonata per pianoforte n. 5 (Beethoven)]]

Revisão das 08h14min de 17 de julho de 2008

Sonata Op. 10 número 1

Com sua quinta sonata para piano, Beethoven compôs sua primeira sonata para piano solo com três movimentos apenas. São eles Allegro molto e con brio, Adagio molto e Finale Prestissimo. Essa curta sonata é dedicada à condessa Anna Margaret von Browne, esposa de um grande incentivador de Beethoven em seu início de carreira.

Allegro molto e com brio: Primeiro movimento.

O primeiro movimento tem no tema principal uma mistura de energia com hesitação. As frases são muito curtas, e o material temático num primeiro momento parece ser errático e sem conexão. Um acorde para definir a tonalidade de dó menor inicia o movimento, seguido de um arpejo quebrado com notas pontuadas. Depois acordes em piano. Tudo isso com pausas no meio. Não existe aquela melodia que fica na memória, ou aquele clima perfeito de sonho. O primeiro movimento inicia com o que se pode chamar de fragmentos. É verdade que esses mesmos fragmentos vão formar o desenvolvimento da sonata. O segundo tema é a parte mais consistente e melódica desse primeiro movimento, que se acaba de uma maneira bem Beethoveniana, com um diminuindo na parte grave do piano e dois acordes súbitos em fortissimo, como que acordando o ouvinte.

Adagio molto: Segundo movimento.

O segundo movimento em la bemol maior traz algumas características do primeiro, como a ênfase em motivos com notas pontuadas e frases curtas. A dificuldade vem na execução dos ornamentos e passagens "improvisadas". Beethoven, grande improvisador, usa de seu talento para criar melodias novas dentro da estrutura de frases curtas desse movimento. É o princípio do Jazz...

Prestissimo: Terceiro movimento.

O movimento final é bem curto e energético, seguindo a forma-sonata. O primeiro tema é apresentado com um motivo rítmico em semicolcheias. Este motivo é repetido três vezes, cada vez em um registro mais agudo, com as notas em oitavas. O segundo tema é um pouco mais calmo, mais melódico, acompanhado de alguns acordes. O interessante desse final é justamente o fim. Beethoven dá aquela parada no andamento e energia, para depois voltar com tudo e encerrar a sonata.

Referências

BERBER, (apelido). Sonata Op. 10 número 1. Extraído do sítio do Fórum musical Presto, <http://presto.s4.bizhat.com/viewtopic.php?t=55&postdays=0&postorder=asc&start=0&mforum=presto>, publicado com permissão do autor. Acesso em: 13/06/2007.

Sonata para Piano No. 5
Composições de Ludwig van Beethoven
Apelido: Nenhum
Forma: Sonata para piano
Tonalidade - Compasso: Dó menor - 3/4
Movimentos 3
Data da composição: 1795-8[1]
Número da composição: Op. 10 nº 1
Andamentos
Primeiro Movimento Allegro molto e com brio''
Segundo Movimento Adagio molto
Terceiro Movimento Prestissimo

Referências

  1. COOPER, Barry. Beethoven: Um Compêndio. Tradução de Mauro Gama e Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor. 1996. ISBN 85-7110-349-6

Ligações externas