Luís II da Holanda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Eurogirl (discussão | contribs)
nova página: thumb|Um [[retrato de Napoleão Luís Bonaparte.]] '''Napoleão Luís Bonaparte''' (11 de Outubro de 1804 ...
(Sem diferenças)

Revisão das 14h37min de 25 de julho de 2008

Um retrato de Napoleão Luís Bonaparte.

Napoleão Luís Bonaparte (11 de Outubro de 1804 - 17 e Março de 1831), ou Luís II da Holanda, era o segundo filho de Luís Bonaparte, Rei da Holanda, e de Hortênsia de Beauharnais. O seu pai era o irmão mais novo do Imperador Napoleão I e rei da Holanda, enquanto a sua mãe era a filha de Josefina de Beauharnais, a primeira mulher de Napoleão.

O irmão mais velho de Luís, Napoleão Carlos, morreu em 1807, com apenas quatro anos de idade. Quando ele morreu, Napoleão Luís tornou-se no Príncipe Real do Reino da Holanda. Isto também tornou Luís no sobrinho mais velho do Imperador, que na altura não tinha filhos, e o herdeiro aparente dele, um estatuto que ele perdeu em 1811.

Em 1809 Napoleão apontou-o como Grão-Duque de Berg, um título que ele manteve até 1813.

Durante os dez dias entre a abdicação do seu pai e a invasão do exército francês em 1810, Luís Napoleão reinou como Lodewijk II, Rei da Holanda.

Quando Napoleão foi deposto em 1815 depois da Batalha de Waterloo, a Casa de Bourbon foi restaurada ao trono de França. Napoleão Luís fugiu para o exílio, mas os Bonapartes nunca abadonaram a ideia de restaurar o Império napoleónico.

Napoleão Luís casou com a sua prima Charlotte, a filha de José Bonaparte, irmão mais velho de Napoleão I. Morreu no dia 17 de Março de 1831, em Forlì, na Itália, lutando pela independência Italiana. Assim, ele morreu um ano antes do único filho legítimo de Napoleão I. Eventualmente o Império Napoleónico foi restaurado pelo irmão mais novo de Napoleão Luís, que se tornou Napoleão III em 1852.

Napoleão Luís está enterrado em Saint-Leu-La-Foret, Île-de-France.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.