Rhyzopoda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertendo para a revisão 10910926 de 2008-06-07 16:01:51 por 201.31.184.96 usando popups
Linha 1: Linha 1:
Compreende os [[protozoários]] como as [[ameba|amebas]], [[foraminíferos]] e [[tecamebas]], que apresentam [[pseudópodes]] como [[organelas]] de locomoção e captura de [[alimento]]. Podem ser encontrados na [[água]] doce, salgada, no solo sob a forma de [[cistos]] ou no interior de hospedeiros. Possuem geralmente apenas um [[núcleo]], mas pode ocorrer mais de um.
Nome dado ao protozoário causador da doença venérea que causa muito sono chamada Paunocuzite.
Entre os [[foraminíferos]], observa-se a presença de tecas ou carapaças externas (SiO2) com uma ou mais perfurações por onde são emitidos os [[pseudópodes]].

As crises agudas deixam o paciente cansadíssimo !


As carapaças dos [[foraminíferos]], quando encontradas formando grandes depósitos em estratos do fundo [[oceânico]], são consideradas pelos [[geólogos]] como bio-indicadores da presença de [[petróleo]]. Os representantes da Classe [[Rhizopoda]] reproduzem-se principalmente por cissiparidade. Entre os [[foraminíferos]], podem ocorrer a [[metagênese]] ou alternância de gerações.


[[Categoria:Protistas|Rhyzopoda]]
[[Categoria:Protistas|Rhyzopoda]]

Revisão das 17h06min de 31 de julho de 2008

Compreende os protozoários como as amebas, foraminíferos e tecamebas, que apresentam pseudópodes como organelas de locomoção e captura de alimento. Podem ser encontrados na água doce, salgada, no solo sob a forma de cistos ou no interior de hospedeiros. Possuem geralmente apenas um núcleo, mas pode ocorrer mais de um. Entre os foraminíferos, observa-se a presença de tecas ou carapaças externas (SiO2) com uma ou mais perfurações por onde são emitidos os pseudópodes.

As carapaças dos foraminíferos, quando encontradas formando grandes depósitos em estratos do fundo oceânico, são consideradas pelos geólogos como bio-indicadores da presença de petróleo. Os representantes da Classe Rhizopoda reproduzem-se principalmente por cissiparidade. Entre os foraminíferos, podem ocorrer a metagênese ou alternância de gerações.