Seleuco IV Filopátor: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 22: Linha 22:
|anos = [[187 a.C.]] — [[175 a.C.]]
|anos = [[187 a.C.]] — [[175 a.C.]]
|antes = [[Antíoco III Magno]]
|antes = [[Antíoco III Magno]]
|depois = [[Antíoco IV Epfânio]] }}
|depois = [[Antíoco IV Epfiânio]] }}
{{Termina caixa}}
{{Termina caixa}}



Revisão das 14h11min de 5 de agosto de 2008

Moeda de Selêuco IV Filopáter.

Selêuco IV Filopáter, foi o sétimo rei da Dinastia Selêucida. Era filho do rei Antíoco III Magno e da rainha Laodice III (filha do rei Mitrídates II do Ponto).

Reinou de 187 a.C. a 175 a.C. Embora o império que herdou não fosse tão grande como o de seu pai antes da guerra com Roma (190-189), ele ainda era de tamanho considerável consistindo da Síria (incluindo a Cilícia e a Palestina), Mesopotâmia, Babilônia, Pérsia e Média.


Reinado

Em 196 a.C. a Trácia fora adicionada ao Império Selêucida, a qual Selêuco é nomeado governador. No ano de 190 a.C. ele cerca a cidade de Pérgamo, aliada de Roma e toma parte na Batalha de Magnésia, na qual os romanos saíram vitoriosos. Em 189 a.C. torna-se co-governador de seu pai.

Com a morte do rei Antíoco em 3 de julho de 187 a.C. Selêuco torna-se rei e tenta restaurar o Império por meios diplomáticos. Casou sua filha Laodice V com o rei macedônio Perseu, o que foi considerado pelo rei Eumenes II Sóter de Pérgamo como um ato anti-romano. No mesmo ano ele envia seu filho Demétrio como refém a Roma; em contrapartida, seu irmão, Antíoco volta de lá.

Em 175 a.C. ele se vê compelido por necessidades financeiras, criadas em grande parte pela pesada indenização de guerra exigida por Roma, a prosseguir com uma política ambiciosa. Por instigação de Apolônio, dá ordem ao seu comandante Heliodoro para obter dinheiro no Templo de Jerusalém, mas ele encontra oposição do sumo sacerdote Onias e retorna. Em 3 de setembro desse ano o rei Selêuco é assassinado por Heliodoro. Como o verdadeiro herdeiro Demétrio, filho de Seleuco estava sendo mantido como refém em Roma, o reino foi tomado por seu irmão mais novo Antíoco Epifânio, o soberano tinha um filho ainda criança, também chamado Antíoco, que foi formalmente o rei por alguns anos até que Epífanes o matou.



Precedido por
Antíoco III Magno
Rei Selêucida
187 a.C.175 a.C.
Sucedido por
Antíoco IV Epfiânio



Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.