Cerimónia do chá: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
CarsracBot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: nl:Japanse theeceremonie
Zen Mind (discussão | contribs)
Linha 39: Linha 39:


[[categoria:Cultura do Japão]]
[[categoria:Cultura do Japão]]
[[Categoria:Cultura e arte Zen]]
[[categoria:Chá]]
[[categoria:Chá]]



Revisão das 21h08min de 13 de agosto de 2008

Senhora vestindo o kimono durante cerimônia do chá ao ar livre, sentada na posição seiza

.

A cerimônia do chá japonesa (chanoyu 茶の湯, lit. “água quente [para] chá”; também chamada chadō ou sadō, 茶道, “o caminho do chá”) é uma atividade tradicional com influências do Taoísmo e Zen Budismo, na qual chá verde em pó (matcha, 抹茶) é preparado cerimonialmente e servido aos convidados. O matcha é feito da planta chamada chá, camellia sinensis.

Os encontros de chanoyu são chamados chakai (茶会, “encontro para chá”) ou chaji (茶事, “assuntos do chá”). Normalmente o termo chakai refere-se a um evento relativamente simples no qual se oferecem doces típicos, usucha (chá suave), e talvez tenshin (um aperitivo); já chaji refere-se a um evento mais formal, incluindo também uma refeição tradicional (kaiseki) e koicha (chá forte). Um chaji completo pode durar até quatro horas.

O praticante de cerimônia do chá precisa ter conhecimento de uma ampla gama de artes tradicionais que são parte integral do chanoyu, incluindo o cultivo e variedades de chá, vestimentas japonesas (kimono), caligrafia, arranjo de flores, cerâmica, etiqueta e incensos — além dos procedimentos formais de seu estilo de chanoyu, que podem passar de uma centena. Assim, o estudo de cerimônia do chá praticamente nunca termina [1]. Mesmo para participar como convidado em uma cerimônia formal é preciso conhecer os gestos e frases pré-definidos, a maneira apropriada de portar-se na sala de chá, e como servir-se de chá e doces,

História

Visão interior de uma típica sala de Cerimônia do Chá, com tatami, e tokonoma com arranjos de flores

Beber chá é um costume introduzido no Japão, no século IX, na forma de chá de enfusão (団茶, dancha) por um Monje Budista Eichu (永忠), quando retornava da China ao Japão, aonde conheceu a Erva, de acordo com a lenda, após 200 anos. O chá tornou-se a bebida mais consumida no Japão, e cultivada em seu próprio território.

O costume de beber chá, iniciou-se de forma medicinal, e por razão de luxo, uma vez que era importada da China. no século IX, O Autor Chinês Lu Yu escreveu o Ch'a Ching , um manual sobre o cultivo e preparação do chá. A vida de Lu Yu foi influenciada pelo budismo. A idéia dele foi crucial para a criação e aprimoramento da cerimônia.

No século XII, um novo tipo de chá surge, o matcha, foi trazido por Eisai, outro monje japonês retornando da China. Considerado um chá verde mais forte, retirado da mesma planta de chá preto , foi inicialmente utilizado em rituais em Templos Budistas. Já no século XIII, samurais já consumiam a bebida matcha, como uma adaptação do Budismo, com isso o futuro do chá, estava traçado.

Por volta do século XVI, beber o chá se popularizou, chegando a atingir todas as camadas sociais do Japão. Sen no Rikyu, um dos maiores destaques na história da cerimônia do chá, seguido pelo seu mestre, Takeno Jōō, de acordo com a filosofiaichi-go ichi-e, cada cerimônia do chá é única, e nunca poderá ser reproduzida. Seus ensinamentos foram responsáveis pelo desenvolvimento de novos estilos arquitetonicos japoneses, como Jardins, Arte e todo o desenvolvimente e criação da cerimônia do chá. E os ensinamentos resistem até hoje.


Utensílios Necessários

Foto de uma cerimônia do chá. Abaixo a esquerda: chashaku (Colher de chá), sensu (dispensa), Garrafa de servir, chasen (whisk) e fukusa (Tecido Roxo)

Os Utensílios da cerimônia são chamados de dōgu (道具, literalmente “Ferramentas”). Uma grande quantidade de dōgu são necessários para uma cerimônia básica. Se fosse para fazer uma lista de todos eles, poderia prencher centenas de páginas de livros, com centenas de capítulos. A lista demonstrada é apenas um resumo dos itens essenciais:

  • Chakin .
  • Fukusa.
  • Hishaku.
  • Tana.
  • Chawan.
  • Cha-ire.
  • Chashaku.
  • Chase.

Predefinição:Link FA

Predefinição:Link FA