The Wild Bunch: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Arthemius x (discussão | contribs)
Arthemius x (discussão | contribs)
Linha 31: Linha 31:
{{portal-cinema}}
{{portal-cinema}}
*Indicado para o Óscar como melhor canção e melhor roteiro original.
*Indicado para o Óscar como melhor canção e melhor roteiro original.

==Ligações Externas (Em inglês)==
* {{imdb title|0065214}}
* [http://www.filmsite.org/wildb.html The Wild Bunch] do site Filmsite.org


{{Sam Peckinpah}}
{{Sam Peckinpah}}

Revisão das 11h32min de 14 de agosto de 2008

The Wild Bunch (br: Meu ódio será tua herança / pt: A quadrilha selvagem) é um filme estadunidense de 1969, do gênero western, dirigido por Sam Peckinpah. O roteiro foi escrito por Walon Green, Roy N. Sickner e Sam Peckinpah. Conta a história de uma veterana quadrilha de foras-da-lei (os Wild Bunch, remanescentes da famigerada quadrilha dos Dalton), que acaba se envolvendo na sangrenta revolução mexicana.

Filme controverso pela sua violência estilizada, com muitas cenas filmadas em slow motion (câmara lenta). Em 1993 e 2006 o filme foi remontado e adicionado vários extras para DVD, incluindo documentários de "making of".

O tema principal do filme é o fim do Velho Oeste e da Era do Cowboy. O general mexicano aparece em um carro vermelho no lugar do cavalo. Dentre as armas do exército mexicano estão uma mortífera metralhadora M1917 Browning, que podia dizimar um pequeno exército. O lider da gangue, Pike, usa uma pistola automática M1911 no lugar do tradicional "Seis-Tiros". Muitos notam um paralelo da violência do filme com a "Guerra do Vietnã", que estava em pleno desenrolar na época das filmagens.

Sinopse

A história se passa em 1913, no auge da Revolução Mexicana. Na fictícia cidade de San Rafael, Texas (nome de uma academia militar da Califórnia onde Peckinpah serviu), também chamada de Starbuck, os "Wild Bunch", a gangue liderada por Pike Bishop, que incluia Dutch Engstrom, Lyle e Tector Gorch, Angel, Buck e Crazy Lee, dentre outros, chegam com metade deles vestidos de soldados estadunidenses. Eles passam por um grupo de crianças que se divertem com um par de escorpiões empurrando-os para um formigueiro, a imagem da violência no meio natural.

A gangue invade um escritório da estrada de ferro para roubá-lo, mas no telhado de um hotel do outro lado da rua, os caçadores de recompensa liderados por Deke Thornton (que já fora amigo de Pike) estava esperando por eles. Apesar da emboscada e depois de intenso tiroteio, a gangue consegue escapar. Os bandidos sobreviventes fogem para uma pequena cidade do México, onde outro comparsa, Freddie Sykes, os espera com cavalos e suprimentos.

Pike e seus homens vão para Água Verde, a vila de Angel, onde ficam alguns dias. Pike fica sabendo que a vila foi atacada pelo General Mapache (Fernandez), a serviço do governo Victoriano Huerta. A gangue então vai para o quartel general de Mapache, para negociar seus cavalos. Angel vê Teresa, sua namorada, com Mapache. Angel atira nela que cai nos braços de Mapache. Eles negociam um roubo de armas com Mapache, mas depois traem o general mexicano e seu conselheiro militar alemão, que negocia um prêmio em ouro pela cabeça de Angel. Este insiste em proteger sua vila da investida de Mapache. Pike (que anteriormente já havia traído Angel) e Dutch, concordam e com isso selam seu destino.

Elenco

Prêmios e indicações

Predefinição:Portal-cinema

  • Indicado para o Óscar como melhor canção e melhor roteiro original.

Ligações Externas (Em inglês)