Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Coloratura"

453 bytes adicionados ,  21h25min de 14 de agosto de 2008
m
Revertidas a edição de 189.58.54.161 (2k)
m (Revertidas a edição de 189.58.54.161 (2k))
Para os cantores líricos, a palavra '''Coloratura''' em português tem uma conotação diferente do que tem em outras línguas. Em português, significa a execução de diversas notas em uma única sílaba, geralmente rapidamente e com grande agilidade, podendo ser [[legato]] ou [[staccato]].
A soprano coloratura é um tipo de soprano que é especializada em música que se caracteriza por corre ágil e saltos. o termo coloratura refere à ornamentação de elaborar uma melodia, que é um elemento característico da música escrita para esta voz. Dentro da categoria coloratura, existem papéis escrito especificamente para o isqueiro vozes conhecidas como coloraturas lírica e outros de maior dimensão dramática vozes conhecidas como coloraturas. Alguns papéis podem ser cantada por uma ou outra voz. Por exemplo, Donizetti 's Lucia di Lammermoor foi feito a célebre frase do Metropolitan Opera, durante muitos anos por Lyric Coloratura Lily Pons, cuja voz era bastante pequeno e leve, mas mais recentemente o mesmo papel foi cantado por Ruth Ann Swenson cuja voz é maior. Do mesmo modo, dramático coloraturas têm sido extremamente bem sucedido em cantar os papéis mais leves. Categorias de voz dentro de uma determinada faixa são determinados pelo tamanho, peso e cor da voz.
 
Em inglês faz-se diferença entre coloratura e [[melisma]], usando aquele como sinônimo de [[cadência melódica]], e este para coloratura.
 
== Exemplos de cantores coloratura ==
 
Cantores especializados em realizar coloratura com a voz têm em sua classificação vocal a palavra coloratura, embora possam possuir timbres característicos de soprano ligeira, lírica ou dramática. Por exemplo:
 
Exemplos de [[soprano coloratura]]:
 
** [[Joan Sutherland]] e [[Maria Callas]], soprano dramático-coloratura (também denominada "drammatico d'agilità")
** [[Renata Scotto]] e [[Anna Moffo]], soprano lírico-coloratura, com timbre lírico mas habilidade e flexibilidade para as coloraturas.
** [[Kathleen Battle]] e [[Sumi Jo]], soprano ligeiro, tessitura típica das cantoras que executam coloraturas.
 
Exemplo de mezzo-soprano coloratura
 
* [[Cecilia Bartoli]], [[Marilyn Horne]] e [[Giulietta Simionato]]
 
[[Categoria:Canto]]
 
[[cs:Koloratura]]
[[de:Koloratur]]
[[en:Coloratura]]
[[es:Coloratura]]
[[eu:Koloratura]]
[[fi:Koloratuuri]]
[[fr:Coloratura]]
[[it:Coloratura]]
[[ja:コロラトゥーラ]]
[[nl:Coloratuur]]
[[pl:Koloratura]]
[[sv:Koloratur]]
38 343

edições