Mars Pathfinder: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JAnDbot (discussão | contribs)
Alexbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: no:Mars Pathfinder
Linha 50: Linha 50:
[[nl:Mars Pathfinder]]
[[nl:Mars Pathfinder]]
[[nn:Mars Pathfinder]]
[[nn:Mars Pathfinder]]
[[no:Mars Pathfinder]]
[[pl:Mars Pathfinder]]
[[pl:Mars Pathfinder]]
[[ru:Mars Pathfinder]]
[[ru:Mars Pathfinder]]

Revisão das 22h38min de 27 de agosto de 2008

Robô Sojourner no solo de Marte

Mars Pathfinder foi uma missão espacial norte-americana lançada em meados de 1996 que tinha como objetivo principal enviar um robô para a superfície de Marte afim de estudar melhor o planeta.

A Pathfinder (nave-mãe e módulo de pouso) usou um método inovador para entrar diretamente na atmosfera de Marte auxiliado por um pára-quedas supersônico, que reduziu sua velocidade de descida, e um conjunto de 24 airbags laterais para amaciar o impacto com o solo.

O pouso foi em 4 de julho de 1997 na planície de Ares Vallis, no hemisfério norte de Marte. O local exato do pouso foi batizado de "Memorial Carl Sagan", em homenagem ao grande cientista e divulgador Carl Sagan (1934 até 1996).

O robô explorador Sojourner passeou pela superfície de Marte recolhendo informações durante mais de um mês terrestre, no total foram obtidas 16.500 fotos a partir do módulo de pouso e 550 imagens do Sojourner.

A missão Mars Pathfinder é a segunda missão do programa de exploração espacial da NASA denominado de Programa Discovery. Que é um programa científico que estabeleceu metas para o desenvolvimento de missões de baixo custo para a pesquisa espacial.

Panoramas de Marte feitos pela Pathfinder

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Link FA