Vale a Pena Ver de Novo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 132: Linha 132:
== Hoje ==
== Hoje ==


* A novela ''[[Cabocla]]'', originalmente exibida em [[2004]], é a atual atração do ''Vale a Pena Ver de Novo'' desde o dia [[7 de Abril]] e vai até [[29 de agosto]], sendo compactada em 105 capítulos.

* A novela sucessora, teve uma longa espera até ser divulgada, mas será [[Mulheres Apaixonadas]], reapresentada de forma compacta a partir de 1 de setembro.





Revisão das 15h11min de 28 de agosto de 2008

Vale a Pena Ver de Novo é um programa da Rede Globo apresentado às 14h35 de segunda à sexta-feira, que consiste na reapresentação de telenovelas da emissora.

Horário

As reprises de novelas neste horário existem desde meados da década de 1970, e ganharam o nome Vale a Pena Ver de Novo por ocasião da reapresentação de Dona Xepa, a partir de 5 de maio de 1980. Tendo apenas os primeiros capítulos de Dona Xepa apresentados no horário das 17h, o Vale a Pena logo passou a ser exibido no horário das 13h30, no qual permaneceu até setembro de 1994, quando o Vídeo Show tornou-se diário e o Vale a Pena passou para o horário das 14h30. Em abril de 1998, durante a reprise de Felicidade (1991), o Vídeo Show passou para o horário das 17h, e Felicidade voltou a ser exibida no horário das 13h30, mas apenas durante três semanas, quando os horários voltaram ao normal.

Curiosidades

A escolha das novelas reapresentadas na sessão não segue nenhum tipo de padrão:

  • Algumas tramas, curiosamente, não repetiram seu sucesso quando reprisadas no Vale a Pena, caso de Roque Santeiro (1985) e Terra Nostra (1999), que amargaram o segundo lugar em audiência sucessivas vezes durante suas reprises em 2001 e 2004, respectivamente. Outras reprises, como Tropicaliente (1994, reprisada em 2000) e Deus Nos Acuda também decepcionaram bastante a emissora em termos de audiência.
  • Todas as novelas são editadas de maneira diferente da original, devido à duração dos capítulos do Vale a Pena ser quase sempre maior do que os das exibições originais das tramas, variando entre 40 minutos e 1h20, além de não irem ao ar aos sábados.
  • Novelas exibidas originalmente no horário das 20h quase sempre precisam de readequação de cenas impróprias para serem reclassificadas para o horário da tarde. Já as tramas das 18h e 19h dificilmente necessitam desta reedição, razão pela qual compõem a maior parte das atrações do Vale a Pena Ver de Novo. Só em 1984 iria ao ar na sessão a primeira novela das oito, Água Viva (exibida originalmente em 1980). Porém, só em 1990 seria reprisada outra novela das oito, Roda de Fogo (exibida originalmente em 1986/1987), mesmo assim apenas em uma versão supercompactada de 34 capítulos. As novelas das 8 só se tornariam mais freqüentes na sessão a partir de 1994, com Rainha da Sucata (1990), a primeira de uma série de novelas deste horário reprisadas quase seguidamente
  • Em julho de 2001, com o inexplicável fracasso da reprise de Roque Santeiro, a emissora tenta recuperar a audiência perdida reapresentando o programa interativo Você Decide, apresentado por Susana Werner, o que resultou na diminuição da já minguada audiência. A solução foi trazer de volta a novela A Gata Comeu, depois de apenas três semanas da reprise do programa.
  • Até agora, a única vez em que foi apresentado um trecho de alguma novela que não houvesse sido apresentado na versão original deu-se em 2000, quando foi reprisada A Próxima Vítima (originalmente exibida em 1995). Na reprise, foi apresentado um novo final, no qual o personagem Ulisses (Otávio Augusto) era o assassino - em 1995 o assassino da trama era Adalberto (Cecil Thiré). Para dar coerência ao novo final, o diretor Jorge Fernando supervisionou diretamente a edição da reprise, suprimindo determinadas cenas e incluindo outras que haviam sido gravadas para a exibição da novela no exterior com o final apresentado na reprise.
  • Muitas vezes a emissora executa alterações em vinhetas e aberturas das novelas quando reprisadas. A Indomada (1997), quando foi reprisada em 1999, teve seu tema de abertura mudado de "Maracatudo", de Sérgio Mendes, para "Unicamente", de Deborah Blando. Tieta (1989), reprisada em 1994, manteve a abertura original, só que editada de modo a encobrir a nudez de Isadora Ribeiro com os créditos do elenco, que era considerada muito "forte" pro horário. Em 1999, a novela "O rei do gado" (1996) foi reprisada, mas sua abertura foi modificada após a exibição de alguns capítulos. A edição diminiui o tempo e alterou o trecho da música, juntamente com os créditos. Era Uma Vez (1998), reprisada em 2007, manteve a mesma música na abertura, mas na reprise foi apresentado um trecho da canção diferente do que havia sido apresentado em 1998. Algo freqüente nas reprises é a perda das alterações originais na abertura, como a inclusão de novos nomes no elenco e alternância de nomes encabeçando o elenco (como ocorria em novelas como A Próxima Vítima e Brega & Chique).
  • Outro fato comum nas reprises é a simples não apresentação da abertura das novelas, que acontece em freqüência infinitamente maior do que nas apresentações originais, sendo esta prática executada pelas transmissoras locais da emissora. Certas filiais da Rede Globo, como a de São Paulo, chegam a omitir a abertura das tramas por semanas seguidas. As novelas Terra Nostra, Da Cor do Pecado (2007) e Coração de Estudante (2007), ficaram curiosamente por muito tempo sem abertura.
  • A última novela das 9 a ser reprisada foi Laços de Família(2000). Atualmente, a Globo luta para conseguir que algumas novelas exibidas ás 21h, sejam liberadas para o horário da tarde, o que atualmente é mais difícil, pois á tarde só podem ser exibidas novelas com classificações "Livre" e "10 anos". Produções com classifcações "12 anos" e "14 anos" só podem ir ao ar a partir das 20h. Por isso, a emissora tem optado por reapresentar novelas recentes e mais leves, exibidas anteriormente ás 18h e ás 19h, o que, de certa forma, contribui para a total descaracterização do Vale a Pena Ver de Novo.

Ranking de Maiores Reprises

Ranking de Menores Reprises

Reprises em outros horários

O Vale a Pena Ver de Novo não é a única faixa que a Rede Globo utiliza para reapresentar suas novelas de sucesso.

  • Ainda, apenas para o Distrito Federal, onde não há eleições municipais, também ocorrem reprises de novelas e minisséries no horário em que o resto do país assiste o Horário Eleitoral Gratuito; minisséries como A Muralha (2000) e Meu Marido (1991) tiveram suas únicas reprises neste horário especial. A novela O Fim do Mundo (1996) também foi reapresentada nessa sessão.

Globo Internacional

  • Atualmente é reapresentada a novela Anjo Mau, iniciada dia 7 de julho. A diferença se explica pelas sutis diferenças das grades entre as duas emissoras, já que a GI não apresenta filmes estrangeiros. Lá o Vale a Pena também vai ao ar aos sábados, o que nunca aconteceu no Brasil.
  • A novela O Clone, de autoria de Glória Perez está sendo exibida pela GI de Portugal.

Hoje

Predefinição:Vale a Pena Ver de Novo