Corneto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TenIslands (discussão | contribs)
VolkovBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: fi:Sinkki (soitin)
Linha 61: Linha 61:
[[eo:Klariono]]
[[eo:Klariono]]
[[es:Cornetto]]
[[es:Cornetto]]
[[fi:Sinkki (soitin)]]
[[fr:Cornet à bouquin]]
[[fr:Cornet à bouquin]]
[[he:קורנטו]]
[[he:קורנטו]]

Revisão das 08h04min de 20 de setembro de 2008

Três cornetas de madeira

A corneta de madeira é um instrumento de sopro antigo, do período renascentista. Não deve ser confundido com a corneta de pistões.

Construção

A corneta de madeira tem a forma de um tubo, tipicamente com cerca 60 centímetros de longo, feito de madeira, marfim, ou no caso de alguns modelos reconstruídos modernos, ebonite, com tocar comum aos instrumentos de madeira. A seção atravessada do instrumento normalmente é octogonal e é tido de couro, com os buracos que penetram esta coberta. A corneta está ligeiramente curvada, normalmente para a direita, melhorando o conforto do intérprete que então toca os buracos superiores com a mão esquerda e o inferior com a direita: esta posição é praticamente o padrão para os instrumentos de madeira. Ao fim superior do instrumento há um bocal pequeno, do tipo desses usado nos instrumentos de metal onde a vibração é gerada com os lábios.

Por isto a corneta é um instrumento de construção incomum entre instrumentos de sopro; um corpo ao estilo dos de madeira (clarinete, flauta doce, fagote), com um bocal - e por conseqüência a geração do som - para o estilo dos metais (trombone, trompete, corneta). Vários especialistas asseguram que a última característica é a mais importante, com o que classificam a corneta entre os metais. Em particular o sistema de classificação de instrumentos de Hornbostel-Sachs, localiza ao instrumento entre as trompetes. Os intérpretes puristas da corneta tendem a usar um bocal menor, o mesmo que precisam para poder interpretar instrumentos de metal modernos, outra opção é tornear a base dos bocais atuais de forma que eles possam calçar no corpo da corneta.

Ligações externas