Bodhi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Thijs!bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: es:Bodhi
Nallimbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: sh:Bodhi
Linha 73: Linha 73:
[[lt:Atbudimas (budizmas)]]
[[lt:Atbudimas (budizmas)]]
[[nl:Verlichting (boeddhisme)]]
[[nl:Verlichting (boeddhisme)]]
[[sh:Bodhi]]
[[simple:Bodhi]]
[[simple:Bodhi]]
[[sk:Bódhi]]
[[sk:Bódhi]]

Revisão das 05h17min de 21 de setembro de 2008

Predefinição:Portal-budismo Bodhi (बोधि), é um termo Pāli e Sânscrito para "desperto" ou "iluminado", é um substativo abstrato da raiz verbal budh (acordar, ficar acordado, perceber, saber ou entender), correspondendo aos verbos bujjhati (Pāli) e bodhati ou budhyate (Sânscrito).

No Budismo

Bodhi no Budismo especificamente significa a experiência do despertar alcançada por Gautama Buddha e seus discípulos. Isto é as vezes descrito como a completa e perfeita sanidade, ou despertar da verdadeira natureza do universo. Após alcançado, a pessoa se liberta do círculo do Samsāra: nascimento, sofrimento, morte e renascimento (ver moksha). Bodhi é normalmente traduzido como iluminação, embora esta tradução se refira a ato de meditar, desde que iluminação (a alma esta sendo iluminada por um poder superior) é originalmente um conceito do misticismo Cristão ou evoca o oposto uma época do século XVIII Europeu Era da iluminação que não tem nada a haver com o conceito budista de Bodhi. A expressão introduz uma noção de despertar de um sonho e estar desperto sobre a (Realidade). De fato é preferível pensar em Bodhi como um "despertar" ou "acordar " espiritual, embora a imagem de luz seja extraordinariamente predominante em muitas escrituras Budistas).

Bodhi é atingida apenas com consumação de alguma Paramita (perfeição), quando as Quatro nobres verdades são completamente compreendidas, e então todo o karma tem cessado. Neste momento, toda a cobiça (lobha), aversão (dosa), desilusão (moha), ignorância (avijjā), ansia (tanha) e ego (attā) for extingidos. Bodhi de fato incluí anattā, a abstenção do ego.

Alguns sutras do budismo Mahayana enfatizam que Bodhi esta sempre presente e é perfeito, e simplesmente se necessita ser "descoberto" ou desvendado por uma visão purificada. De fato o "Sutra do despertar perfeito" diz que Buddha ensinou que, como o ouro dentro do seu minério, Bodhi esta sempre dentro do ser mas a como todo minério requer que a obscuridade mundana seja consumida (as profanações que cercam o samsara e o enfraquecem, o deixam inconsciente) ao ser removida. O Buddha declara:

"Bons filhos, isto é como obter ouro pela fusão do minério. O ouro não vem a ser o que é por causa da fundição... Mesmo que se passe um tempo incontável, a natureza do ouro nunca se corrompe. É errado dizer que ele não era originalmente perfeito. A Perfeita Iluminação do Tathagata [Buddha] é também assim."

Doutrinas similares são encontradas no Tathagatagarbha sutras, que fala da presença imamente do principio do Buddha (Buddha-dhatu/ Buddha-natureza) dentro de todos os seres. Aqui, o Tathagatagarbha (Buddha-Matrix) equivale a transformação inclausurado e libertador poder do Bodhi, que concede uma infinidade de visões da unificação. Os estado do Buddha Shurangama Sutra:

"Meu não criado e a interminavel profundida da iluminação de acordo com o Tathagatagarbha, que é o Bodhi absoluto, e que assegura o meu dissernimento perfeito do reino do Dharma [reino da ultima verdade], ondo o todo é o infinito e o infinito é o todo."

A Árvore Bodhi é um espécie de Figueira Sagrada (Ficus religiosa) na qual esta agora a cidade de Bodhgaya. Foi sentado sob esta árvore em meditação que Siddhartha Gautama ficou iluminado. Na lenda do Budismo Mahayana, se diz que a Rainha Maya segurando um ramo destas arvores enquanto descansava no jardim de Lumbini quando seu filho, Siddhartha, nasceu.

Tipos de iluminação

Sāvaka-Bodhi (Arhat)

Aqueles que estudam os ensinamentos dizem ter samma-sambuddha e quando atingem a iluminação neste mundo são conhecidos como Arhats. Tais seres são habilidosos em ajudar os outros em atingirem a iluminação como eles através da sua experiência pessoal.

Pacceka-Bodhi (Pratyeka)

Aqueles que obtêm a iluminação através da auto-realização, sem a ajuda de um guia espiritual e professores, é conhecida como pratyekabuddhas. De acordo Tripitaka, tais seres somente surgem na eras onde o dharma foi perdido. Sua pericia em ajudar os outros a obter a iluminação é inferior ao arhats e eles também levam mais tempo para acumular o paramis. Muitos pratyekas podem ascender ao mesmo tempo.

Sammā-Sambodhi (supremo Buddha)

Estes são os perfeitos, mais desenvolvidos, mais compassivos, mais amados, seres que sabem tudo e quem compreendem o dhamma por seus próprios esforços e sabedoria e ensinam a sua pericia ao outros, libertando-os do Samsāra. Um destes Sammā-Sambodhi é conhecido como samma-sambuddha, e é necessário muito mais tempo para acumular o parami para se atingir esse estado do que para se tornar então um pratyekabuddha

Citações

Quando você chegar lá, então os pensamentos tornar-se-ão calmos mesmo sem os ter acalmados, o sossego e o discernimento surgem sem ser produzidos, a mente do buddha aparecerá sem ser revelada. Podesse tentar compara-la ao cosmos ou a luz de milhares de sois que estão além do céus da Terra.
Wei-tse
Se você "acredita" que esta iluminado, você é realmente um pouco biruta.
Taisen Deshimaru

Ver também

Ligações externas

Mais leituras

  • The Sutra of Perfect Enlightenment (State University Press of New York, 1999), tr. by A. Charles Muller
  • The Surangama Sutra (B.I. Publications, Bombay 1978), tr. by Lu K'uan Yu
  • The Role of Bodhicitta in Buddhist Enlightenment. (New York : The Edwin Mellen Press, 2005) [includes translations of the following: Bodhicitta-sastra, Benkemmitsu-nikyoron, Sammaya-kaijo], Kenneth White