Espectrógrafo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
FML (discussão | contribs)
m
LeonardoRob0t (discussão | contribs)
m Desambiguação assistida por bot: Energia luminosa
Linha 1: Linha 1:
[[Image:FraunhoferLinesDiagram.jpg|thumb|right|300px|espectrofotogrametria, este é um exemplo de exame espectrofotográfico da luz do Sol conhecido como diagrama de Fraunhofer]]'''Espectrógrafo''' é o equipamento que realiza um registro [[Fotografia|fotográfico]] de um [[espectro]] luminoso. Existem diversos tipos destes aparelhos, os de física, destinados a medir a espectrofotogrametria ou [[espectroscopia]] de feixes luminosos visíveis ou não; os de [[astrofísica]], similares aos primeiros, cuja [[energia luminosa]] medida é de origem estelar; os de química, divididos em dois tipos, de chama, que faz a medição de elementos com testes destrutivos de amostras, o de absorção atômica por feixe luminoso (não destrutivo de amostra), este ainda dividido em diversos tipos; os principais são: o de geração de energia luminosa por [[lâmpada de arco voltaico]], geração de energia luminosa por [[lâmpada de filamento]] e o de geração de energia luminosa por [[lâmpada de vapor de deutério]]. Não podem ser excluídos também os espectrógrafos de absorção atômica a [[Laser]], além de outros não citados utilizados em análises clínicas e físico-químicas.
[[Image:FraunhoferLinesDiagram.jpg|thumb|right|300px|espectrofotogrametria, este é um exemplo de exame espectrofotográfico da luz do Sol conhecido como diagrama de Fraunhofer]]'''Espectrógrafo''' é o equipamento que realiza um registro [[Fotografia|fotográfico]] de um [[espectro]] luminoso. Existem diversos tipos destes aparelhos, os de física, destinados a medir a espectrofotogrametria ou [[espectroscopia]] de feixes luminosos visíveis ou não; os de [[astrofísica]], similares aos primeiros, cuja [[Luz|energia luminosa]] medida é de origem estelar; os de química, divididos em dois tipos, de chama, que faz a medição de elementos com testes destrutivos de amostras, o de absorção atômica por feixe luminoso (não destrutivo de amostra), este ainda dividido em diversos tipos; os principais são: o de geração de energia luminosa por [[lâmpada de arco voltaico]], geração de energia luminosa por [[lâmpada de filamento]] e o de geração de energia luminosa por [[lâmpada de vapor de deutério]]. Não podem ser excluídos também os espectrógrafos de absorção atômica a [[Laser]], além de outros não citados utilizados em análises clínicas e físico-químicas.


{{esboço}}
{{esboço}}

Revisão das 17h49min de 18 de janeiro de 2006

espectrofotogrametria, este é um exemplo de exame espectrofotográfico da luz do Sol conhecido como diagrama de Fraunhofer

Espectrógrafo é o equipamento que realiza um registro fotográfico de um espectro luminoso. Existem diversos tipos destes aparelhos, os de física, destinados a medir a espectrofotogrametria ou espectroscopia de feixes luminosos visíveis ou não; os de astrofísica, similares aos primeiros, cuja energia luminosa medida é de origem estelar; os de química, divididos em dois tipos, de chama, que faz a medição de elementos com testes destrutivos de amostras, o de absorção atômica por feixe luminoso (não destrutivo de amostra), este ainda dividido em diversos tipos; os principais são: o de geração de energia luminosa por lâmpada de arco voltaico, geração de energia luminosa por lâmpada de filamento e o de geração de energia luminosa por lâmpada de vapor de deutério. Não podem ser excluídos também os espectrógrafos de absorção atômica a Laser, além de outros não citados utilizados em análises clínicas e físico-químicas.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.